Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


1º Samurai do Aço

por Niten Rio - RJ/Volta Redonda - 19-mai-2013

"Samurai do Aço" é um treinamento feito com os vigilantes especializados da F.A.R. (Força de Ação Rápida) da CSN, que recebem treinamento do Instituto Niten duas vezes por semana há 4 anos. Os treinos na CSN são puxados pelo Coordenador carioca Ronaldo Costa, que tem deixado sua marca com séries especialmente puxadas de exercícios nos treinos da CSN. O treinamento especial "Samurai do Aço" consiste em um circuito de exercícios de kenjutsu misturado com alguns exercícios de campo e exercícios físicos.

No Domingo dia 19 de Maio o treino foi aberto para os demais alunos do Instituto Niten, vindos do Rio de Janeiro e da unidade de Volta Redonda do Instituto Niten. Fizemos assim nosso primeiro evento Oficial "SAMURAI do AÇO".

No email convidando os alunos para o treino especial Costa usou as palavras de um Homem de Preto: “- Vocês não são bem vindos aqui, venham por sua própria conta e riscos, se tiverem coragem."


 


Fiquei muito honrado com a presença dos Senhores na unidade de volta redonda,quero afirmar que o aprendizado que nos foi passado foi se grande valia,espero ansioso outra oportunidade de treinarmos juntos outra vez.
Paiva samurai do aço sempre - CSN Niten Volta Redonda



Foi um otimo dia de treinamento, realmente é um treino para guerreiros de fibra , moral e vibração! (PARA SAMURAIS DE AÇO).
E é importante lembrar da oportunidade que tivemos de compartilhar nossas experiências do caminho, e conhecer novos amigos.
SAYONARÁ, ARIGATO GOZAIMASHITÁ.!!!!!

Lemos Deivid - CSN Niten Volta Redonda
 



 

Arigato gozaimashita: Senpai Wenzel, Coordenador Costa e demais integrantes do Dojo

Muito obrigado a todos pela nobreza, pelo caráter, pela gentileza, pelo esforço e pelo exemplo demonstrados,
Espero um dia estar à altura de vocês, para também oferecer um exemplo fruto do tabalho, treinamentos e estudos no caminho da espada.
fico sinceramente grato a todos.

Com relação ao evento quero deixar um breve comentário:
A Katana é o resultado de um árduo, persistente e magistral trabalho de arte e tempera do aço. Se torna a alma de um samurai e é sacralizada por ele no caminho da espada;
Mas nem todo aço se presta a tornar-se uma katana verdadeira, algumas trincam, outras quebram e algumas não aguentam a dureza da tempea e são eliminadas, refugadas...É como se desistissem do caminho de se tornar uma Katana verdadeira...
Assim também, penso que deve ser o Samurai do Aço...
Persistente, dedicado, verdadeiro e temperado no suor e no calor dos treinamentos no caminho da espada - o caminho do NITEN...
Nunca deve se afastar do Caminho da Espada para se tornar um verdadeiro samurai.

Samurai do Aço, NITEN (como disse o Senpai...)
Rodrigues - Angra dos reis e treina no Rio de Janeiro


 


 

A todos os participantes do Instituto Niten,
Gostaria de dizer que apesar de estar a pouco tempo no caminho, estou muito feliz pelo grande crescimento que estou tendo em minha vida e pelos ensinamentos valiosos na arte de ser um samurai. O treino Samurai do Aço só reforçou a minha vontade de aprender cada vez mais com meus amigos de caminhada.
Arigato: Senpai Wenzel, Senpai Costa e a todos membros do Instituto.

Tavares - Unidade Volta Redonda

 




 

Depois dos Momentos de Ouro sobre "cair de cabeça" no sofrimento, o Samurai do Aço foi a oportunidade perfeita para praticar.
Foi um domingo sem aquele jeitão de férias, como sempre é. Foi um domingo de guerra à preguiça, um dia de acordar de madrugada, carregar todo o material de treino e ir até Volta Redonda.

Sobre o treino, Senpai, posso dizer que o Light foi a lição do dia.
Na segunda rodada, se ali eu tivesse a opção pra parar e descansar, aposto que o teria feito. Mas não! Não podia parar, o Senpai Kalawatis estava me puxando e acreditando em mim, que eu ia conseguir. E consegui, por mais exausto que terminei. Ali deu pra notar que nem sempre são as circunstâncias que impõem meus limites, mas sim o quanto eu estou disposto a sofrer.

Todas as dores do(s) dia(s) seguinte(s) estão valendo a pena.
Arigato gozaimashita, Senpai, por nos ajudar a ampliar nossos horizontes.

Rocha - Unidade Niterói







Domo arigato gozaimashita, ao Senpai Wenzel, Senpai Costa e todos os que se envolveram para viabilizar este domingo de treinamento.Foi notória a energia que nos envolvia e sentimento de Bushido presente em todos os participantes.

"Suar no treino para não sangrar na batalha!"

Na certeza de estar mais forte, Domo Arigato Gozaimashita!

Bettencourt - Unidade Rio de Janeiro









Konbonwa,
sempre que me deparo em um evento fora da minha unidade ou o convívio com outros alunos do Instituto, sempre me deparo com uma sensação estranha, pois embora não conheça todos os participantes existe algo que nos une, como o próprio hino do Niten diz “somos elos de uma corrente" e acredito que o elo que nos mantem unidos é o espirito de nunca ser superado no Bushido e ensinamentos transmitidos pelo Sensei Jorge Kiswikawa.
O Samurai do Aço foi um dia de treino intenso onde aprimoramos nossas técnicas com a espada e fortalecemos nossos espíritos.
Agradeço a todos pelos golpes recebidos e pelas observações feitas. Realmente pude observar que umas das primeiras lições e uma das quais que sempre devemos ter em mente é sempre avançar, avançar sem medo, se jogar, buscar algo que está além, com honra, honestidade, lealdade coragem e humildade.
A todos do Niten e em especial ao Sempai Wenzel, Sempai Breno, Sempai Folly entre outros que se deslocaram até Volta Redonda para compartilhar os ensinamentos e ao Sempai Costa pela organização do evento,
Arigatô Goizamashita.

Hernandes - Unidade Volta Redonda



Foi um treino muito bom, excelente para fortalecer corpo e espirito.
Arigato gozaimasu Senpai pelas técnicas passadas.
GANBATE VOLTA REDONDA
meu espirito já esta animado para próximo samurai do aço

Secco - Unidade Nova Iguaçu







O Samurai do Aço foi realizado neste domingo no espaço de artes marciais da FAR (Força de Ação Rápida), uma das forças de segurança da CSN em Volta Redonda. Treinamos com alguns membros desta força que, por seu efetivo, a história da cidade adquire "status" de força policial na região.

Naquela manhã, apesar do Sensei não estar presente, acho que pelo espírito de marcialidade no dojo da FAR, senti uma energia semelhante a que sinto na presença do Sensei, aquela sensação de fúria guerreira e de necessidade de ser perfeito. Fizemos o circuito de exercícios que deram nome ao evento, com a mentalidade que consta no kakejiku do dojo: Aquele que escolhe o caminho, não pode reclamar.

Corridas, flexões, abdominais, exercícios com a tachi e nito também, e por aí vai... Treinamos técnicas de defesa pessoal, que se fazem presentes no treino da guarda da siderúrgica, com quedas, desarmes e torções, que deixaram transparecer que o caminho do guerreiro é um só, o que varia são as técnicas e o mais importante é o espirito de combate. Para completar, como não poderia faltar, veio o treino "light", com bastante Men Men Mens, Kirikashis e Kakarigeikos, para alimentar o corpo e ajudar na dieta do espírito prescrita por nosso Sensei! Em seguida, um Jugeiko onde todos puderam experimentar as técnicas das graduações e confraternizar à moda do guerreiro, treinando em conjunto!

Destaque para os participantes que mesmo presentes em um treinamento de certa forma rigoroso, incorporaram o mote do ano da serpente e aplicaram somente golpes com leveza. A minha única dúvida é o motivo disso: será que conscientemente exerceram uma leitura acertada de que era necessário ter sensibilidade e contrabalancear a fúria do samurai do aço, pois o treino pendia para a agressividade depois de inúmeras flexões e outros exercícios, ou, se pelo treino na parte física mais puxado, este esgotou a força bruta dos presentes neste domingo!? Bom, acho que o que importa foi que respeitamos o lema do ano da serpente.

Por fim o evento marcou o Niten em Volta Redonda, possibilitou a convivência com senpais e a compreensão da essência do treino e dos Momentos de Ouro passados.

Domo arigato gozaimashita ao senpai Wenzel, pelos momentos do birudo e pelo treino, e por mostrar o quanto é longo o nosso caminho!
Arigato gozaimashita a todos os presentes por ter tornado este domingo tão agradável!
Sayounara
Arigato gozaimashita
Kalawatis - Coordenador Unidade Volta Redonda








Ohayou gozaimasu senpai! Arigatou gozaimashita pelo Samurai do Aço e a todos que vieram nos prestigiar, foi um privilégio receber os senpais e colegas de Niterói, Rio, Friburgo e Angra dos Reis. Em nosso birudo foi dito uma coisa que eu não tinha parado para pensar: "- adorei esse nome Samurai do Aço" , aqui em Volta Redonda, conhecida como Cidade do Aço, é muito comum esse tipo de associação, mas acho que de todas é uma dos que mais faz sentido.

O samurai e o aço têm muitas semelhanças. O aço é produto da forja de vários elementos, que expostos a condições extremas se transformam e geram algo novo, assim somos nós, trilhando o caminho da espada e forjando as virtudes do bushido sob intenso treinamento para nos tornarmos samurais.

Não tão diferente, podemos ter aço e samurai de boa e má qualidade, nem sempre um bom aço é forjado de primeira, os que não atendem seus requisitos são sucateados e forjados novamente, quantas vezes forem necessárias, é o nosso processo de aprendizado com os erros, em técnica e conduta: se faltar coragem, coloquemos mais coragem! Se faltar sensibilidade e compaixão, coloquemos mais sensibilidade e compaixão! Se sobrar força na direita, tiremos a força da direita! Tudo precisa ser na medida exata, nem mais nem menos.

O aço é íntegro, não se corrói. O aço é flexível, assume várias formas. O aço é resistente. O aço não tem impurezas. Aço, Samurai.

Ainda é cedo, preciso conhecer o fogo, mas o que será que o kamae do metal reserva a quem pratica?

É.. o nome é bom...

SAMURAI DO AÇO!

Arigatou gozaimasu !

Rafael - Monitor Unidade Volta Redonda







Samurai do aço!!!
Força e honra!!!
Junior - CSN Niten Volta Redonda



"Suar no treino para não sangrar na batalha" isso é ESPARTA, isso é SAMURAI DO AÇO.
Arigatou a todos
Costa - Coordenador CSN Niten e Unidade Volta Redonda


Mais Fotos na Galeria







 

Tags: Gashuku,


Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br