Mural - Instituto Niten Rio Grande do Sul Ir para o Conteúdo

Mural Niten Gaúcho


Colocando o Bogu(Armadura) pela primeira vez.

por Alessandro - 17-mar-2014

Esse sábado, dia 15 de Março, foi um dia especial para mim. Foi a minha primeira aula de Kenjutsu.

Desde a época que eu apenas assistia aos treinos do Kenjutsu, tinha algo que eu achava muito estranho:  a armadura.
Aquelas proteções bem amarradas, com o "capacete" fechado me pareciam muito limitadoras. Como se as percepções fossem amenizadas.
 
Ao contrário das orientações do Senpai Alessandro nos Momentos de Ouro*, eu fui para a minha primeira aula esperando um treino básico. Aquele treino para iniciantes que eu já havia visto algumas vezes. No caso, eu que uso lentes de contato resolvi que naquele dia iria de óculos. E aí foi o erro. Já saí de casa preparada para andar num rio raso.
Após algumas instruções e simulações de katas, orientadas pela Jenifer, ela nos olhou e disse: Venham comigo! Vocês vão colocar Bogu.
 
Na mesma hora lembrei dos Momentos de Ouro da semana passada, e percebi que alí mesma eu já estava vencida. Pois com o bogu não se pode usar óculos, como eu iria conseguir ver o adversário?
 
Com paciência nossa orientadora nos mostrou como desamarrar e colocar o bogu. Primeiro os cotes, tare, do, e por ultimo o men. Tive uma sensação estranha. Um misto de opressão, pelo fato dos sentidos ficarem reduzidos, com força, pela proteção extra que havia recebido.
 
Fomos participar da simulação de batalha. Lembro das instruções da Jenifer:
Você vai lutar com o Erich. O Senpai já avisou ele pra pegar leve contigo, mas ataca. Novato não recua.
E assim eu fiz. Sem ver direito, nem saber o que fazer ou como atacar, avancei tentando acertar ele no men(cabeça). Inútil, como era muito mais experiente que eu ele defendeu o golpe e eu nem entendi direito  o que tinha acontecido.
 
E assim toda aquela cisma que eu tinha com o bogu foi por água abaixo, me trazendo a certeza de que o treino é um preparo não só para as batalhas contra os colegas, mas contra as batalhas da vida.
 
Sayounara arigatou gozaimashitá.

Unidade Auxiliadora - Arien

* Shin Hagakure, Sensei Jorge Kishikawa, pág. 293 "Sobre Expectativas"




Da esquerda para direita as guerreiras de Porto Alegre: Arien, Fumie, Taís, Caroline, Jenifer, Mára e Daniela Cavalheiro.
 

comentários  

Alessandro - Porto AlegreOmedeto as guerreiras gaúchas que nos ensinam a ter mais sensibilidade e leveza a cada treino!

Sayounara.

Alessandro



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio Grande do Sul
    (011) 94294-8956
    rs@niten.org.br