Shugyo. Ir para o Conteúdo
imgcentral
Thaíde e seus companheiros de Shugyo, da esquerda para a direita: Meloni (SP), Costa (RJ),Fugita (SP), Wenzel, Thaíde, Fujimura (SP/Florianópolis), Vaz (RJ) e Gilberto (SP) - Agosto 2011

Shugyo

Treinamento espiritual e físico intensivo para alunos graduados


Fortalecer o corpo e o espírito por meio de um treinamento severo, intenso e desafiador: esse é o Shugyo!
Reservar um tempo para conhecer suas limitações, físicas e emocionais, e se colocar à prova para forjar a espada da alma para as batalhas do cotidiano.

Muito tradicional nas diversas artes japonesas, o Shugyo sempre foi para o guerreiro, o Samurai, um Caminho para a compreensão profunda do que significa lapidar a alma por meio do Bushido. Uma rotina austera de treinamento, meditação, trabalhos manuais e abnegada disposição para servir, constituem alguns dos elementos que podem esclarecer a mente do guerreiro sobre os valores e princípios essenciais para uma vida plena e feliz.

No Instituto Niten, frequentemente, alunos, monitores e coordenadores de todo o Brasil e América Latina desembarcam em São Paulo para períodos de treinamento intensivo com o Sensei Jorge Kishikawa e os veteranos da sede do Instituto. São momentos de grande impacto existencial, momentos de combate, reflexão, visita aos limites físicos e emocionais, momentos de aprendizado com o Mestre.

Deixar de lado a mente, o ego, para dar lugar ao coração, ao sentimento puro, são alguns dos objetivos do treinamento Shugyo. Uma imersão completa no Caminho do Guerreiro, atestam os Samurais do Instituto Niten, é uma limpeza profunda do espírito, renovando a energia desses guerreiros para a difícil batalha da vida.

São aceitos no Instituto Niten para fazer Shugyo alunos que já tenham graduações a partir 5° Kyu (terceira faixa que equivale a pelo menos 2 anos de treino aplicado). Alunos mais veteranos chegam a fazer Shugyos com frequência, buscando, a cada nova experiência de treinamento intensivo, o aprofundamento na compreensão do Caminho da espada.

Os perfis dos discípulos que vêm treinar com o Sensei Jorge Kishikawa são variados, desde jovens até os mais vividos, homens e mulheres. Os desafios de cada um portanto também variam, de forma que sejam para todos difíceis, intensos, porém transponíveis, pois foco do Shugyo é proporcionar àqueles que têm o coração aberto a oportunidade de descobrir novos limites e horizontes, e crescer para dentro de uma existência ampliada através da experiência do treinamento profundo: trazer os benefícios da Espada que dá a Vida, em abundância.

Cada Shugyo, por isso, é uma experiência de vida única, memorável, inesquecível. Ao final de cada Shugyo, o Guerreiro Samurai pode fixar os olhos, do alto da montanha, a todo o fardo inútil que o cotidiano acumula em nossas costas. Espírito renovado, limpo e cristalino, eles estão prontos para voltar aos compromissos do dia a dia com a espada do espírito afiada, atenção plena, e coração treinado para continuar no Caminho com decisão e força!


Shugyos no Niten



Shugyo - Fevereiro 2017

por Joé - RS/Caxias do Sul - 06-mar-2017


Joé desu.
Yoroshiku Onegai Shimasu.

"O nosso maior inimigo somos nós mesmos".
Jargão repetido à exaustão em diversas mídias e, apesar de estar gasto, sua verdade ainda permanece.

Acredito que a raiz da força deste inimigo tão forte seja o fato de sabermos tão pouco sobre ele.
Somos frequentemente surpreendidos por sua astúcia e pelas variadas maneiras que encontra de nos atacar e assim que levantamos, lá está ele, em guarda, esperando um segundo de nossa desatenção para lançar sua próxima ofensiva.
Temer o desconhecido está em nossos instintos básicos e o medo de enfrentarmos nossas falhas alimenta e fortalece ainda mais aquele que já parece invencível.

Nos últimos treinos Sensei nos apresentou aquilo que acredito que seja a chave para darmos vários, (se não todos) os passos necessários para não sermos mais derrotados, ou pelo menos não sermos surpreendidos pelas nossas fraquezas, medos e quaisquer outros fantasmas do passado.
A retidão uma solução simples, assim como todas as boas soluções, mas não por isso que ela se torna fácil.
Cultivar apenas o espírito da retidão em todos os nossos dias, eventualmente eliminará aquilo que desconhecemos de nosso espírito e, talvez um dia, perceberemos que aquele inimigo não era tão forte assim, ou sequer era nosso inimigo, mas sim alguém que nos incentivava a crescer, mesmo que isso representasse o seu fim.

Domo Arigato Gozaimashita Sensei, por direcionar-nos no Caminho.
Domo Arigato Gozaimashita Senpai Wenzel por dar utilidade às minhas orelhas. 

Tags: Shugyo,


Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br