Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    09-mai-2007

    Kenjutsu é Xadrez

    Apesar de que muitos de nossos alunos já devem estar acostumados a ouvir, digo que o combate de kenjutsu é como jogar xadrez.
    O combatente tem que primeiro conhecer as armas, posições e técnicas do adversário: espada curta, longa, duas espadas, outras armas; posições com a espada ao alto, baixa, direita, centro e mais 60 delas.
    Depois disso, tem que armar a "jogada", de acordo com as peças e a movimentaçao que ele lhe apresentar. Se vier com a espada baixa, você espera; se vier com as duas espadas, em jumonji*, você entra pelo centro e por aí vai, e não tem fim.
    Somente depois de saber utilizar as várias armas e posições de combate, e aplicando a estratégia adequada para a situação estará preparado para vencer o adversário.
    Por isto, em kenjutsu, o aprendizado é longo... são mais de 60 posições, "trocentas" técnicas e infinitas formas de agir.
    É longo. E prazeroso, principalmente quando damos o esperado xeque-mate.

    *jumonji = ideograma do 10 (ju = dez; monji = ideograma)
    Trata-se de uma das posições de combate com as duas espadas, cruzando a menor com a maior, assemelhando-se assim com o ideograma '10' em japonês , que é o sinal da cruz




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br