Retornar para últimas postagens
-#. O que é isto?- me perguntaram.
O # , que eu falei no Café de segunda ( 11 de junho - Diferença 1, Calcanhar ), conhecido por todos mais pelo símbolo do jogo da velha, indica tambem no nosso Cafe, o kuden*
Na época dos samurais e ainda hoje nos Caminhos, existe o kuden. No Caminho da Espada, do Ikebana*, do Chá, da Pintura e todos os outros.
Os ensinamentos kuden eram o resultado de décadas de pesquisa que os antecessores descobriam no decorrer da prática e passavam aos seus discípulos, muitas vezes ao redor da fogueira conversando, tomando um chá ou enquanto caminhavam por um jardim japonês para apreciar as flores das cerejeiras.
O discípulo só ouve, nada pergunta e tenta compreender. Com a prática, as palavras do mestre desabam sobre sua mente e ele, de repente, compreende o segredo.
No Caminho da Espada, o kuden era praticamente a sobrevivência do feudo. O segredo não podia ser passado para qualquer um. Pois espiões camuflados (ninja) ou não, poderiam "roubar" as técnicas e levá-las para o lado inimigo.
Ainda nos dias de hoje existem espiões. Vêm a toda hora em nosso dojo*.
É por isto que ainda hoje em dia, no Japão, existem estilos tradicionais da Espada que não permitem nem aos próprios alunos assistir aos treinos dos mais graduados.
- Bem, mas o que o kuden tem a ver o # ? - você me diria.
Quero lhe dizer que quando, nestes nossos Cafés, eu demarcar o #, falarei a você em kuden.
Quem sabe, após o treinamento, nos Momentos de Ouro ou enquanto andamos no parque com a brisa do outono...