Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    19-nov-2007

    O Servir

    Após mais de 20 dias do Torneio Brasileiro em Ibiúna ( 15 out - Memórias do Torneio ) tive o prazer de abrir o meu primeiro dentre os 31 emails do dia de hoje.
    Foi enviado por uma aluna que esteve lá durante os 3 dias de convivência e saiu vencedora do melhor troféu:

    "Estou no Niten há aproximadamente um ano e meio e pra mim a etiqueta japonesa e o bushido são os mais difíceis de assimilar e são praticamente a essência do Niten. Eu acreditava, por exemplo, que o ato de servir era algo simples, fácil de ser executado, mas quando passei pela experiência de servir alguém, percebi que não era nada simples. Quando se serve alguém é preciso esquecer de si mesmo, esquecer o “eu”, o mais importante no momento é o outro, é preciso estar atento a tudo, executar imediatamente o que foi pedido e com o máximo de eficiência. E isso só é possível quando há humildade. Pessoas arrogantes não sabem servir. Inicialmente, quando senti a dificuldade em servir me empenhei em combater o ego, em ser mais útil, em antecipar situações, perceber o que era necessário ser feito antes que alguém pedisse. Acho que o fato de terem me citado no relatório é um indício de que consegui trabalhar um pouquinho mais a humildade dentro de mim. Fiquei feliz, estou no caminho certo."

    O que acontece é que muitos colegas estão "brincando" de ser samurais, quando na verdade continuam arrogantes e sem humildade.
    Só falam o Hai alto. Só se mostram solícitos na aparência. Mas por dentro, não têm o mínimo sentimento de se dar. De servir.
    Estou contente em ver que a minha aluna conseguiu o melhor troféu - o de retratar de uma forma clara e simples o que é: servir.
    Estou feliz em saber que ela teve, nem que breve, um lampejo de iluminação, onde palavras nunca alcançarão
    Espero que não, mas, infelizmente, muitos nunca terão a percepção de compreender...

     


    tsukaeru = servir




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br