Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    14-dez-2007

    Nem Sapo, nem boi

    Recebi mensagem do ilustre professor Costa yudansha* em karate shotokan:

     

    Li o blog que falava do Sapos achei muito interessante a preocupação em torno do Karate. Gostaria de falar a respeito se me for permitido.
    Assim como no Kendo (mais esportivo) e o Kenjutsu (mais marcial) no Karate também existe uma certa divisão nesse sentido.
    Existem duas coisas bem distintas: uma são as ENTIDADES de karate, os Hombu Dojo de cada Ryu, que buscam manter as tradições e características de cada Ryu. A outra parte são as ORGANIZAÇÕES como a Federação Mundial de Karatê e a International Tradicional Karate-Do Federation, que organizam eventos do Karate no mundo todo divulgando vários Ryu, com cursos e competições.
    (...)
    O que a Organização WKF (Federaçao Mundial de Karate) desenvolve é um Karate somente esportivo, com sistema de 1 ponto, 2 pontos ou 3 pontos, sendo vencedor o que somar mais pontos no fim do tempo.
    Não é preciso ter nenhuma característica de Karate, o que é lamentável, diferente de praticantes (e competidores) de uma linha mais Tradicional, que mesmo na competição busca manter essas características.
    É lamentável mesmo isso que vocês viram, é vergonhoso, quando passo na rua e me perguntam: É esse o Karate que você ensina?
    Espero em breve treinar o Kenjutsu do Instituto Niten, moro a 500km da unidade mais próxima.
    Sucesso para todos.
    OSS*!!"

    Isto me fez lembrar uma das vezes em que a nossa faculdade, numa das Intermed, que é o torneio anual entre as faculdades de medicina, perdeu para a adversária.
    O nosso karate era mais estático e firme enquanto que a outra era mais velocidade com golpes leves e voltada para campeonatos.
    Não sou mestre em karate, mas entendo perfeitamente a posição do professor, bem como a posição das entidades que o regulamentam.
    De qualquer forma, fica claro que há várias vertentes para iniciar qualquer modalidade marcial.
    E por isto devemos ser um tanto ronin*, em não seguir a multidão, antes de escolhermos o mestre.
    Assim se encontrará o verdadeiro mestre.
    Nem sapo nem boi!
    Oss, professor!

    *yudansha = faixa preta

    *oss = forma de cumprimento no karate , possivelmente abreviada com origem na palavra bom dia "ohayo gozaimasu"

    *ronin = samurai errante, andarilho, sem vínculo com nenhum emprego




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br