Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    12-ago-2008

    Horror

    Recebi agora há pouco o email de meu aluno Otávio, de Brasília, e transcrevo a você :

    Agora há pouco li o café com sensei (11 ago - Bomba)a respeito do fatídico aniversário das bombas de hiroshima e nagasaki, e não pude deixar de lembrar que a cerca de 2 anos o Niten Brasília participou de um evento no qual foram expostas artes realizadas por diversos sobreviventes daqueles dias.

    Até então minha relação com o fato era a mesma de todos os brasileiros, para os quais o único contato é por filmes e por livros de história. Com certeza nós também temos horror ao fato, mas ver o sentimento das pessoas estampadas nos papéis, com fotos e relatos sobre os sobreviventes tem outro tipo de impacto, algo mais profundo, acredito que marca nossa alma.

    Este ano, me recordo que a única menção que vi a respeito das datas foi uma reportagem no Jornal da Globo, se não me engano. Foi algo em tornode 15 segundos, citando a data e mostrando algumas cenas da cerimônia realizada no porto de Nagazaki. Me recordo, pois me surpreendi com a reportagem, pois geralmente sempre lembram de Hiroshima, que foi a primeira a sofrer tão grande agressão. No mesmo momento me lembrei do evento, das artes, dos relatos e das fotos...

    Como sou católico, realizei minhas orações também para todos os que sofreram e sofrem as conseqüências deste tão hediondo ato. Hoje, com certeza, irei orar novamente por eles.

    Domo arigato, Sensei.


    Otávio, o Jornal da Globo fez o papel que nem as mídias japonesas fizeram.
    E fico contente, que você não ficou chateado...

    foto: vítima da bomba atômica de Nagasaki

    vítima da bomba atômica de Nagasaki




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br