Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    30-out-2008

    Vídeo de Obstinado



    Me perguntaram o que eu achava de um vídeo mostrando a insistência de um senhor prestando exame de kendo no Japão para o o 8° grau.
    Parece que o referido personagem sempre era reprovado e prestava seu exame pela "enésima" vez.

    Você, provavelmente, ficaria admirado por esta obstinação em conseguir (a todo custo!), a tal graduação.
    Permita-me dizer, se é que já não falei (27fev2007 - O não despertar), um pouco do que penso:
    Bem, é claro que cada um terá o direito de escolher o que fazer nos seus últimos anos de vida, mas deixe eu te falar duas coisas para você pensar, antes de ficar admirado com o vídeo.

    A primeira diz respeito ao índice de aprovação dos exames como o 7° ou o 8° dan. Lá no Japão, são os policiais e profissionais de educação física os que têm maior índice de aprovação. Bem como são os vencedores nos torneios. A razão? É simples: são profissionais. A maior parte deles já tinha um bom histórico desde os tempos em que eram crianças quando venciam torneios intercolegiais ou universitários, e daí eram chamados pelos "olheiros" para a polícia. Já tinham jeito para o esporte. E "bote" jeito nisso. Tem que se ter muuito jeito, senão não ganha. Não passa.
    O vídeo já é uma prova disso. O aprovado, em questão, Ishida, é um policial de Osaka, e já foi campeão japonês. Já o reprovado, o senhor obstinado... ah! prefiro nem comentar.

    Por hoje, vamos dar um tempo. Um tempo para você refletir. Refletir se você leva jeito mesmo para enfrentar os inúmeros exames ao longo do seu esporte...




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br