Retornar para últimas postagens
O 7° Torneio Brasileiro de Kobudô no Rio já é amanhã.
Vai ter de tudo.
Kendo, Kenjutsu, Iaijutsu (ou iaido como queiram), Jojutsu (ou jodo idem), Naginata, Kusarigama, Jitte e tudo que você possa imaginar.
Se você parar para pensar, até mesmo no Japão é difícil de se ver várias armas e modalidades em um só evento, em um só local.
Existe só um evento feito anualmente pela Nihon Kobudo Kyokai do Japão.
Pare.
Pense.
Olhe.
Outro ponto a ser observado neste torneio (06out - Lá no Rio), é quando, no meio do combate os lutadores se "grudarem", ficando encostados um ao outro. Principalmente se o oponente estiver com as duas espadas a sua frente, será impossível estar com as duas mãos segurando uma espada. Aí está perdido.
Lembre-se de soltar a mão se ficar frente a frente com o seu oponente. Do contrário, será vencido.
"Segurar a espada com as duas mãos é um erro"- disse Musashi sensei no Go Rin no Sho.
De fato, se pararmos para refletir, das 12 seqüências de katas Tachi Seiho do Hyoho Niten Ichi Ryu, vemos que a metade deles se iniciam com apenas uma das mãos segurando a espada.
Neste torneio (06out - Lá no Rio) gostaria que você atentasse aos combates principalmente dos graduados 5° kyu ( se compararmos ao karatê , seria faixa laranja), quando se aprende as técnicas de soltar as mãos.
Os treinos de kenjutsu têm pegado fogo nesses últimos dias.
Veja as palavras do campeão brasileiro deste ano:
"Para mim foi uma experiência ímpar. Os kihons são intensos e puxados, mas ao mesmo tempo dão muita vontade de fazer até o final.
Não dava vontade de parar mais!!! No dia seguinte minhas mãos tinham calos novos e os antebraços uma dorzinha que fazia tempo não sentia.
Foi impressionante ver como os iniciantes, que nunca tinham pego duas espadas, acompanharam os veterenos com a mesma determinação e kiai. Acho que ficarão muito bons continuando com este treino!"
Falei do Chuden (03out - Chuden) e o pessoal não entendeu onde vão ser vistas as seqüências.
Será lá no 7° Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô.
No Rio de Janeiro, é claro!
Ao entrar no nosso dojo*, você pode observar no alto da parede do lado esquerdo os Nafuda do Niten Ichi Ryu:
clique aqui para vê-los
Como nos estilos antigos, a graduação é reconhecida pelo mestre quando o praticante preencheu os requisitos necessários para obter o makimono* referido.
Uma das surpresas (e que depois destas palavras já deixou de ser surpresa), será a exibição (inédita) das técnicas para os praticantes que estão em treinamento para o 2° pergaminho - o Tchuden.
Imperdível para os seguidores de Musashi sensei.
Musashi sensei inicia Tachi seiho* com a posição da Terra, em japonês, Gedan. Quer dizer, inferior.
Você abaixa a ponta da sua espada no chão e luta assim. Abre a guarda completamente.
Dentro deste grupo Tachi seiho, várias vezes Musashi sensei enfatiza o uso da postura da Terra, e isto, na minha opinião, tem uma explicação.
É muito forte. Pode crer.
Musashi sensei sabia tudo...
*Tachi seiho = katas, embates simulados com espada maior. São 12 katas que visam aplicar as estratégias de espada longa x espada longa
A foto da seção Imagens do Dia mostrou alunos do Chile praticando o Niten Ichi Ryu Kenjutsu.
O aluno segura a espada no Kyosaku no Kamae.
Kyosaku é um bastão que os monges zen acertam sobre seus ombros, se você, durante a meditação estiver distraído. Kamae é postura. Posição de luta. Guarda.
Vale para a luta também. Se distrair, vai tomar.
Apesar do celular e email estarem disponíveis hoje em dia e teoricamente ser possível de contatar qualquer pessoa a qualquer momento no país e até no continente, as pessoas (covardes) se esquivam. Não retornam uma ligação importante. Não avisam que terão de adiar o compromisso anteriormente firmado. Não avisam que farão diferentemente do combinado. Demoram a responder (e até não respondem) às perguntas importantes.
Isto tem uma causa: agem em razão de seus próprios interesses, mesmo que a sua credibilidade e honra seja manchada.
Não. Não adianta, não. Não adianta fugir. As pessoas não são bobas, não. Hoje em dia, não se tem desculpa. Dizer que o sinal não pegou, que o celular quebrou, que não pensava que precisava ligar ou que perdeu o email ou que o computador quebrou. Tantas desculpas esfarrapadas.
É o que digo sempre "do ga yugande kyo ga yomenu" ### (Kuden).
Te aconselho a ser transparente, pois mais tarde poderá se arrepender...
Célio (18set - Zen Ken Ichi Nyo) acabou se tornando monitor na Unidade Rio de Janeiro.
Sempre sorridente, prestativo, apesar dos seus 30 e poucos anos, tinha garra mais que os jovens.
Responsável pelo templo zen do Rio de Janeiro, sempre deu a força ao Niten sem segundos interesses.
Digo isso porque não buscava vantagem em materiais, não questionava e, muito menos buscava vantagens ou regalias no aspecto financeiro.
Era Niten sem receber um centavo em troca. Em questões envolvendo dinheiro, sempre foi transparente.
Assim eram os samurais. Acredito que assim devem ser os monges.