Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    12-mai-2009

    Dia do Samurai e Universidade Kokushikan3

    As apresentações tiveram duração de duas horas e meia, entre vários o Niten Ichi Ryu Kenjutsu, Kendo Kata, Jojutsu e outros, realizados pelos universitários da Universidade Kokushikan e os alunos do Instituto. A última apresentação ficou por conta do sr Baba e os universitários da Universidade Kokushikan arrancando aplausos da platéia.

    Colocando os seus sentimentos em relação a esta primeira experiência no Brasil, o universitário Nohara Satoshi, de 22 anos, proveniente da província de Kanagawa diz:
    "É diferente do Kendo, pois não se apega a forma. Aprendi muito com esta nova visão".

    A estudante Hara Megumi, de 19 anos, e proveniente da província de Shimane descreveu a diferença com o Japão com as seguintes palavras:
    "No Niten, diferente do kendo esporte, existem várias técnicas que surgiram a partir do kenjutsu e do kobudô. Estas técnicas não são muito conhecidas lá no Japão, mas é aí que está a essência do combate que era executado pelos samurais".

    Seguindo a programação, a comitiva Kokushikan seguirá, depois de São Paulo, rumo a Brasília, Buenos Aires e ao Rio de Janeiro.















    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br