Retornar para últimas postagens
O mês do inverno já se foi [e que inverno! (CS - Os mortos foram recompensados)] de maneira que cá estamos: em setembro.
Inicio este mês da primavera com o assunto Kasumi, ou seja , orvalho.
Kasumi está presente em muitos treinamentos em kenjutsu e, para ser mais preciso, em varios ryu (estilos).
Ao contrario do que você imaginou, me darei a escolha de não discorrer sobre este assunto hoje, mas pode ficar tranquilo, pois as palavras deste aluno poderão lhe proporcionar uma visão do que se desenrolou em nossa breve conversa sobre o Kasumi, ocorrida após os Momentos de Ouro , neste sábado.
* Gokuis = Segredos"Escrevo aqui algumas humildes palavras sobre os ensinamentos – Gokuis* – de ontem na Faria Lima:
"Querer não é poder.
Fazer é tudo, dizer é nada.
Sensei"
Estas foram as palavras que vieram a minha cabeça ao fim dos momentos de ouro onde o Sensei falava sobre Kasumi. Elas foram escritas há quase um ano, por volta do meu Shugyo*, ou da abertura da empresa, e impressas, ficam coladas à frente da minha mesa.
Ao terminar, olhei atentamente ao flip-chart, e fiquei pensando em como eu atingiria o Kasumi pela manhã, no meu dia-a-dia como empresário. E ao falar para o Sensei minha consternação, e de como me sentia preso e queria chegar ao Kasumi, ele foi categórico:
– Kasumi não é uma questão de querer, tem que se caminhar muito.
E claro, ao ouvir isso me veio a certeza de muita batalha pela frente, mas que de alguma forma, o que faço não é errado, e sim parte do caminho. Mas antes que eu desanimasse, Sensei completou:
– Mas acredito que quando você desenha, você consiga chegar a esse estado. É a sua arte o seu caminho. É natural para você.
Ogakesama*, Sensei, disse eu. Talvez pareça mais fácil seja porque faça isso há tempo, mas é ainda difícil. Mas é claro que o Sensei tem razão. Em alguns momentos, tudo acontece de uma forma não racional, como se tudo acontecesse com naturalidade.
Sei que há muito chão entre o mim e para um futuro Kasumi, mas já sinto um milésimo a frente de onde estava antes.
Domo-arigatô gozaimashita Sensei." - B. Dangelo (Unidade Ana Rosa)
"Futuro kasumi"