Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    13-out-2010

    No japão com o Sensei 11 - Ensinar por lealdade

    "Como enseñar?
    Esta es una pregunta, dificil de contestar, estan las personas que gustan de enseñar y otras que no gustan de enseñar, a mi entender despues de varios años de vida, creo que todos estan enseñando algo, el que gusta y el que no gusta.
    Aqui en Japon, acontecio que Katse Sensei, fua al hospital solo para control general, entonces el pidio a otro Sensei (alumno de Katse Sensei) para poder asistir nuestro entrenamiento.
    O Sensei dice: Si usted quiere enseñar o no, eso no tiene discucion, usted tiene que decir HAI y hacer, esto es Bushido,esto es entrenamiento. Seguro algo va aprender.
    Mas tarde Sensei hablo, que este Sensei tenia trabajo como maestro de clases de apoyo fuera del colegio, el postergo todo para poder venir a dar aula, sin decir nada, solo rectitud, respeto por su Sensei y por las personas que tomaron aula. Solo Lealtad.
    Domo arigato gozaimashita Sensei"
    - Flavio Fontana (Unidade Buenos Aires)

    (Como ensinar?
    Esta é uma pergunta difícil de responder, existem as pessoas que gostam de ensinar e outras que não gostam de ensinar; ao meu entender depois de vários anos de vida, acredito que todos estao ensinando algo ,  que gosta e o que não gosta.
     Aqui no Japão, aconteceu que mestre Katsuse * foi ao hospital para fazer os exames de rotina e então pediu a um outro professor (um de seus alunos) para dar assistencia ao nosso treinamento. O Sensei disse: Se você quer ensinar ou não isso não se discute, você só te que dizer HAI e fazer, isto é Bushido, isto é o treinamento. Garanto que alguma coisa vai aprender.
    Mais tarde Sensei falou que este professor era também professor e dono de uma escola particular para vestibulares e deixou toda a sua atividade para vir dar a aula  sem dizer nada, somente retidão, respeito pelo seu mestre e pelas pessoas que estiveram na aula.
    Somente lealdade.)

     
    Este é um Café que deve ser lido com atenção.
    Isto quer dizer, ao lerem isto, alunos não devem seguir cegamente o seu atual professor, monitor, coordenador ou Sensei seja la de que modalidade for.
    Infelizmente há indivíduos que se aproveitam de sua posição dentro de suas organizações apenas para tirar proveito próprio. Tive casos de ex coordenadores que apenas davam ordens e não moviam um dedo para fazer as coisas ou que  mandavam seus alunos a comprarem seus relógios e objetos pessoais. Um outro que a invés de dar a aula, fazia  o treinamento para si  e outros absurdos.
    Cegos guiando cegos.
    Ou melhor, cegos enganando cegos.
    Mas por outro lado,  existem os que tem retidão, lealdade e respeito.
    Se estiver na duvida, me pergunte quem são.

    *Katsuse Sensei = 16º sucessor do estilo Suiyo Ryu
     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br