Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    08-abr-2011

    Enn e Kiai!

    Nesta semana, abordei o tema "Enn" nos Momentos de Ouro .

    E que, para minha surpresa, tive um reencontro. Reencontro de 20 anos: Velzi, uma companheira das artes marciais.
    Transcrevo o nosso diálogo para você ter uma idéia da velha época. Estou falando dos anos 80:

    "Sensei Kishikawa,
     Ohayo Gozaimasu
    Hoje pela manhã, ao iniciar meu dia fui impelida a navegar pelo site do Niten... continuo a admirar a sua obra construída ao longo dos anos, me faz bem - Shibumi.
    Parabéns.
    Me traz de volta ao meu momento!

    Domo Arigato Gozaimasu
    Sensei

    Sayonara.
    att
    Velzi desu"

     Ao que respondi:

    - Velzi, grande companheira
    É com alegria, honra e saudade que recebo sua mensagem de há muitos anos.
    Alegria por suas palavras tão gentis,
    honra por se tratar vindo de uma grande mestra e guerreira do Aikido e saudade, pois ,como bem lembrado, estivemos em muitos Festivais em prol da divulgação do Caminho (e que época...).
    Aguardo sua visita em uma de nossas Unidades.

    Segue-se a nossa conversa:

    "- Prezado Sensei Jorge,
    ...sem palavras, é muita felicidade receber palavras tão honrosas vindas de tão jovem e nobre Guerreiro fiel do Go Rin no Sho, do Niten e do Bushido... saudades, muitas saudades dos tempos que compartilhávamos ações em prol de todos, da tarde memorável e mística em que nos encontramos na redação da Kiai e do auspicioso momento no Dia Internacional da Mulher na Missão Católica China onde o Sr. estava homenageando as mulheres com o filme inédito sobre as pioneiras japonesas do Everest... temos história, preciosas páginas escritas pelo destino.

    É verdade, tudo era feito à mão, saia de caderninho na mão em busca de expositores e patrocinadores para a Feira de Cultura Oriental e Artes Marciais, Sensei saiu e não fez as edições do Festival com a Feira na Marquise do Ibirapuera.

    Posso fazer um adendo?

    Eu ia aos Festivais para ver o Kendo do Sensei, esperava muito tempo para vê-lo só 20 minutos, isso me inspirou a fundar a Feira onde coloquei as modalidades durante dois dias oferecendo aulas práticas ao público do parque e deu super certo (e a Feira inspirou o Leo a fazer o 1ª Congresso de Artes Marciais FEFISA onde fui coordenadora e o Sensei fez um belíssimo trabalho com sua arte) -
    fecho o adendo.

    .. naquela tarde na redação da Kiai, pouco antes do Sensei chegar, eu estava sentada na recepção tentando estudar estatística, mas quando me dava conta, estava em pé diante da estande com as Kiai das edições anteriores, como isso se repetiu várias vezes, me dei conta de que tinha que fazer a pergunta certa.

    "O que é que tem aí que eu preciso saber?"

     foquei, peguei a revista e abri...
    Aí eu entendi o que eu precisava Saber.

    ...na página aberta ao acaso, da revista também pega ao acaso, estava sua matéria sobre sua experiência metafísica vivida no Japão com a essência da espada. Sensei se lembra dessa matéria, foi em 1996? A mim, ela foi e me é muito importante, reverbera até hoje. Desde então sempre falo aos meus alunos sobre esse dia e conto Sua história como exemplo de vida no caminho da espada e do Guerreiro...

    Vivi um momento muito precioso, o que me foi mostrado naquela tarde, foram revelações muito fortes.

    Nela havia as verdades do passado que embora soassem aos ouvidos de muitos como fábulas, agora era uma realidade vivida pelo Sensei a prova viva no mundo contemporâneo de que a Espada é real, atemporal e que é possível de se manifestar nos dias de hoje a Arte dos heróis do passado.

    Sob emoção subi para a reunião com o Roberto e o Leo, pouco depois vieram nos informar que o Sensei havia chegado, mais um acaso?

    Ao descer nos cumprimentamos e neste momento eu o parabenizei pela matéria agradecendo por trazer para nossos dias a realidade do passado".

    Aceitarei seu honroso convite o mais breve possível pois há anos anseio por este momento.

    Domo Arigato Gozaimassu
    Até Breve, Velzi Moreschi"


    Naquela época, quando as artes marciais ainda estavam dando os seus primeiros passos e que para a grande maioria do público não passava de "pancadaria", vi nos olhos de Velzi alguém que buscava o entendimento filosófico contido nela, antecipando-se à grande massa dos praticantes que buscavam apenas o lado da defesa pessoal e competições.

    E hoje, graças às benções de Buda, aqui estamos, cada qual no seu Caminho mas juntos ligados ao imutável Enn.

    É o destino.


    Revista KIAI




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br