Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    20-abr-2011

    Kudens em Ribeirão

    "Konbanwa** Sensei,

    Mais uma vez gostaria de falar que foi uma imensa honra para mim ser convidado a acompanhá-lo para Ribeirão Preto, mesmo eu estando no Niten a pouco mais de um ano. Conviver com o Sensei por quase três dias consecutivos, dentro e fora do dojo, é uma experiência única e inigualável. Por estar ao lado do Sensei o dia todo, pude conhecê-lo melhor fora do dojo e desfrutar da vasta sabedoria nas palavras do Sensei. Aprendi muito sobre o Niten, sobre o Bushido, e acho que principalmente sobre a vida.

    Um soldado na guerra não conhece todos os diferentes lados dela, somente o que ele vê à sua frente. Já os oficiais e generais, por olharem a guerra de um plano superior, conseguem enxergar todos os lados dela e podem transmiti-las aos soldados (disse-me o Sensei). Sinto que nesse período, meu general, o Sensei, me mostrou alguns desses outros lados aumentando meu conhecimento sobre minha guerra pessoal - o vestibular e a vida - e também sobre minha guerra no Niten. Tomarei cuidado com aqueles que "apontam a lua" (Kuden** do Sensei) e entendi que coisas feitas prudentemente e reverentemente, fluem muito melhor do que as que não são feitas dessa maneira. Shincho**. Esse último ensinamento prevalecendo na viagem de uma maneira incrível. Levarei os ensinamentos no coração e tentarei utilizar deles sempre que possível.

    Nesse fim-de-semana tive meu primeiro Gashuku*** também. Conheci os meus irmãos em arma de Ribeirão Preto e pude cruzar espadas com alguns deles. Foi um treinamento puxado e forte, mas creio que ele fortaleceu meu espírito e meu entendimento sobre algumas técnicas. O pessoal de Ribeirão Preto é muito acolhedor, simpático, forte e sincero. Fiquei feliz em conhecê-los e treinar com eles.

    Mais uma vez Sensei, arigatou gozaimashita por me conceder essa grande honra e por me ensinar e conceder coisas para refletir. Se convidado novamente aceitarei o convite sem pensar duas vezes
    ."
    Patrick - Unidade Vila Mariana Nikkyoji


    *Konbanwa= boa noite
    **Kuden/Shincho= segredo passado via tradição oral
    ***Gashuku=treinamento intensivo

    Patrick me acompanhou a Ribeirão Preto para o Lançamento do Shin Hagakure no sábado passado. Depois disso participou do Gashuku que eu havia prometido ao pessoal da região.
    Carregando as malas e atuando como assistente em toda a viagem, passou por  alguns estresses desde o inicio, superou-os em pouco tempo,  finalizando a sua missão ao chegar em Cumbica , sem intercorrências. Não precisou pagar nenhum "sapinho" (passou raspando).
    A missão terminou na segunda-feira à tarde, de modos que teve de se ausentar na escola.
    Perdeu um dia de aula , mas ganhou o ano.
    Aprender as matérias da escola é importante, mas aprender os Kuden da vida é muito mais...(acredite , se quiser)


    "Partindo para a missão: carregar malas e check-in"


    "Conheci meus irmãos em armas de Ribeirão Preto"


    "Foi um treinamento puxado e forte"


    Depois do churrasco ,"aqueele" café de Ribeirão


    "Levarei os ensinamentos no coração e tentarei utilizar deles sempre que possível."


    Uma feliz Páscoa e renascimento a todos.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br