Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    12-mai-2011

    Luta contra a Kodachi

    "Ano passado decidi treinar a kodachi (espada curta) com afinco, ser o melhor na luta com espada curta. Em todas as minhas lutas, usava kodachi. Ficava pensando e estudando as técnicas. Mas uma dúvida me incomodava: "Não há katas de kodachi contra nitô (duas espadas)... E agora? Onde vou me basear para conseguir derrotar as duas espadas?" E não achei solução, lutava "na marra" mesmo.
    Eis que, ontem de manhã, o Sensei pegou a kodachi para me ensinar. Parei por um instante e me senti invadido por felicidade: "Finalmente vou ver o Sensei lutar de kodachi!". Quando chegou minha vez de lutar, peguei as duas espadas, justamente para ver como o Sensei reagiria, como a kodachi venceria as duas espadas. Pensei que seria simples pra mim, armei o jodan nito (espada maior na mão direita ao alto) e logo pensei: "Mas está tudo aberto, até eu consigo acertar o Sensei assim..." Mas quando ataquei ... *Tsuki! (estocada no pescoço), tomei. De onde veio esse golpe?! Antes que eu pudesse reagir o Sensei já havia penetrado minha defesa e me estocado. E continuou assim, não conegui acertar o Sensei, mesmo com duas espadas. Às vezes parava e refletia sobre o que o Sensei havia feito, como são as técnicas que usou. Nestes momentos eu levava mais golpes. É assim que aprendemos, levando!
    Depois de lutar com o Sensei, corri e deixei a tachi (espada maior) e pude experimentar só com a kodachi o que havia visto na luta com o Sensei. Por sorte, meu companheiro estava com duas espadas. Não consegui entender completamente o que o Sensei fez, mas me esforcei para aplicar tudo que vi de diferente entre as lutas que fazemos e a luta que fiz com o Sensei.
    Foi como ver terra após muito tempo de mar. Mar, mar, mar.... "Como derrotar as duas espadas?". Agora tenho uma referência e me sinto mais confiante para lutar."

    Fugita - Unidade Ana Rosa

    Neste final de semana em Belo Horizonte, o Brasil assistirá ao que posso chamar de "verdadeiro embate" dos Samurais na modalidade Kenjutsu e também no Kobudo.
    Os participantes escolherão suas  as armas, as posições de combate (posturas) e as estratégias preferidas .
    Espadas, adagas, alabardas. Tanto faz. O que importa é a busca pelo conhecimento e o uso eficaz das estratégias adequadas a cada arma e posição.
    Aquele que teima em não estudar e muito menos reconhecer a eficácia da arma de seu oponente será vencido de forma devastadora no dia de seu juizo final.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br