Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    25-out-2011

    O Resgate 11 - Em busca das minúcias de cada kamae

    Dando continuidade ao que escrevi ontem (CS 24-10 O Resgate 10 - A Dinâmica Real do Combate), deixo as palavras de um aluno que resolveu pegar duas horas de avião e chegar aqui para colocar em prática o "dar vida aos katas antigos". Colocou equipamento (bogu) e ficou por 2horas sentindo o que é "descobrir os segredos dos katas " no combate:

    "Fiz hoje de manhã o meu primeiro treino com bogu no shugyo (treinamento espiritual com o Sensei). Duas horas e pouco de muito, muito cansaço. Não fazia idéia do quanto estou fora de forma. Mas o impressionante é que, tanto ou mais que o cansaço físico, o cansaço mental e o medo do fracasso são os grandes adversários a serem vencidos.
    Tive a honra de poder lutar – se é que pode se chamar de luta o que eu consegui fazer – com o Sensei durante mais de uma hora. Ele me mostrou e lutou comigo usando todos os kamaes (posição, postura) que eu sou habilitado a fazer. E é impressionante como nas mãos do Sensei todos os kamaes fazem jus ao nome: Fortaleza. Depois o Sensei me fez usar cada uma das posturas, para que eu pudesse tentar aplicar o que ele havia feito e também para me mostrar os pontos fracos destes mesmos kamaes, até então imbatíveis. E o Sensei quebrou a minha frágil fortaleza de todos os jeitos, seja com flechas e mísseis por cima, torpedos por baixo, estocadas, ataques aos flancos... às vezes parecia que o golpe vinha de mais de um ponto ao mesmo tempo.

    Começo a perceber que cada uma das posturas antigas possui uma essência, um propósito. No entanto, as variáveis possíveis em cada uma delas são inúmeras e talvez nem todos os katas do mundo dêem conta de todas as possibilidades de estratégia. Por isso lutar com bogu: É o único jeito de provar quais as técnicas que realmente funcionam em um combate de verdade. Que eram técnicas cruciais à sobrevivência nos tempos em que, no Japão, vida e morte eram decididas no fio da espada.

     Mas para conseguir lançar mão de todo este arsenal não basta ter o conhecimento. Começo a perceber o quanto essa coisa que chamamos de ki, que parece tão abstrata, mas permeia toda a nossa existência é essencial para a realização correta das técnicas. E é justamente nos momentos de maior exaustão que é necessário puxar toda essa energia... se não, mesmo sabendo o que deve ser feito, vai ficar parado levando golpes. Isso aconteceu muito comigo hoje. Fiquei feliz em alguns momentos que consegui reagir um pouco, mas está longe, muito longe de ser o bastante.

    Saio do treino com a sensação de que o Caminho é de fato infinito. Os Samurais nos deixaram um legado muito vasto e precioso de técnicas de combate, de forma que chega a ser um pecado se limitar a poucas. Minha vontade hoje é conseguir descobrir as minúcias de cada kamae que eu estudo e também conseguir aprender muitos outros. Com isso, espero fazer parte do propósito do Sensei e do Niten: Dar nova vida às artes antigas, tesouro que os Samurais preservaram até os dias de hoje."

    Takei - unidade Salvador
     


    Em busca das minúcias de cada kamae




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br