Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    05-abr-2012

    57° Prêmio Paulista de Esportes 1 - Alessandro, o peregrino

    Estive na Câmara Municipal de São Paulo, nesta terça-feira, a fim de prestigiar a entrega dos prêmios.
    O Prêmio Paulista de Esportes tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e homenageia, anualmente, uma personalidade por cada modalidade, indicada por sua respectiva federação ou confederação.
    Neste ano, fiquei duplamente contente, pois além do nosso homenageado pela CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KOBUDO, Alessandro Barbosa, a homenagem, por parte do kendo, foi para Mitiko Kishikawa, minha mãe. "Foi uma festa da família", como disse um dos presentes.
    Alessandro se destaca por ter levado, por mais de uma década, a bandeira do Niten e o Kobudo pelos pampas e cordilheiras da América do Sul, principalmente Argentina, Chile e Uruguai. Por vários anos, apesar de estar comprometido com o seu trabalho (administrador de empresas), viajava, de ônibus, por 18hs, semanalmente a Buenos Aires, com o intuito de difundir os ensinamentos nos pampas argentinos e nas cordilheiras chilenas.
    Guerreiros peregrinos são raros, e é por esta razão que merece este reconhecimento.
    Abaixo estão as suas palavras:

    "Sensei, primeiramente gostaria de agradecer mais uma vez pela indicação ao Prêmio Paulista de Esportes, pela CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KOBUDO e jamais imaginaria receber esse prêmio dez anos atrás quando iniciei meu treinamento.
    Muitas lembranças vieram a minha cabeça ao receber o Prêmio e hoje tenho certeza que foi o destino que me trouxe ao Niten. Quando meu professor de faculdade me indicou o Livro dos Cinco Anéis para aprender mais sobre estratégia, despertou em mim a vontade de aprender mais sobre o Bushido, após ler Musashi de Eiji Yoshikawa virei um "colecionador de histórias Zen" devorando todos os livros sobre Zen e Bushido. O destino fez com que eu visse o Sensei no programa Jô Soares e procurasse o representante de Musashi Sensei no Brasil, que para a minha sorte Porto Alegre contava com o Sempai Joel ensinando e divulgando o trabalho do Sensei.
     Mesmo sem ter realizado a aula experimental me inscrevi no Instituto pois o tratamento recebido pelo Sempai Joel já mostrava a diferença do Niten. Após meses de treino conheci o Sensei que me perguntou o quê eu buscava no Niten. Logo respondi que buscava a iluminação através da espada. O Sensei então falou apenas que eu treinasse e que o resto viria depois. Apenas treinar, sem ocupar a cabeça com bobagens, leituras inúteis, apenas não perder tempo.

    Muitas batalhas vieram, Sensei, e nelas pude sentir e presenciar os ensinamentos do livro do Sensei, o Shin Hagakure . Sei que a iluminação ainda está longe mas a indicação para o Prêmio Paulista de Esportes demonstra que estou no caminho certo e, seguindo as orientações do Sensei talvez chegarei lá...
    Domo arigato gozaimashita Sensei por me guiar no caminho!
    Domo arigato gozaimashita Sempai Joel pela dedicação e paciência em me mostrar os primeiros passos!"

    Alessandro Barbosa (coordenador da Unidade Porto Alegre)
     


    O Coordenador Alessandro Barbosa de Porto Alegre/RS


    Sensei entre os Presidentes das confederações esportivas


    Dr. Raul Takaki do Nikkey Shimbum em seu discurso


    Salão nobre da Câmara Municipal


    Professor Yoshiaki Kishikawa representando a homenageada do Kendo Professora Mitiko Kishikawa


    Cobertura da mídia


    Deputado Ushitaro Kamia entrega a homenagem para Alessandro


    Niten presente


    A homenagem


    Sensei Jorge Kishikawa Presidente da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KOBUDO e o ex companheiro de treino Sr. Tadao Ebihara presidente da Confederação Brasileira de Kendo


    Sensei com o Deputado e colega Jooji Hato


    Sensei com o Deputado e irmão do Niten Walter Ihoshi


    Sensei e velha amiga de Caucaia do Alto (Mallet Golf) a Sra. Kudo


    Sensei ao lado de Johny Sugo da academia Saga e Dr. Raul Takaki


    Coordenador Alessandro com a placa


    Sensei ao lado do antigo colega Sr. Constantino Messini, Presidente da Federação Paulista de Kendo


    Banner do evento


    Da esquerda para direita: Coordenador Wenzel Böhm do Rio de Janeiro/RJ, Sr. Ciutoko Kojima, Presidente da Confederação Latino Americana de Kendo e Sensei


    Sensei rodeado pelas fãs de Pirai do Sul/PR (Sumô)


    "Festa em família"


    Sensei e o Professor Yonamini do Karatê: Em busca das raízes


    Da esquerda para direita: João Vicenti (Porto Alegre/RS), Sensei, Coordenador Alessandro (Porto Alegre/RS), Coordenador Wenzel Böhm (RIo de Janeiro/RJ) e Otávio (Brasilia/DF)


    Fechando com cerveja de ouro gaúcha: Kampaaaaai!!!!


     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br