Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    24-set-2012

    Sasoriza no Ken

    "Hoje de manhã, ao treinar com o Sensei, pensei que seria um treino como os outros: normal.

     

    Eu atacando, e o Sensei contra-atacando os meus golpes, ou atacando direto mesmo, e eu sem uma chance de reação. Mas foi diferente, na parte do contra golpe e ataque o Sensei continuou o mesmo. Porém a forma de atacar e contra atacar foi bem diferente. Primeiro, porque o Sensei usou um kamae (posição) de Nito (duas espadas) que eu nunca havia visto antes. Segundo, porque eu mal via os golpes que eram desferidos. Lutei de vários kamaes contra o Sensei, sempre tentando colocar o kamae oposto ao que o Sensei usava no momento. Mas nenhum desses kamaes teve um resultado.

    E por isso resolvi fazer o Jodan (ponta para o alto), o kamae que eu tenho mais afinidade, e que as pessoas me conhecem no Niten, e o senpai Wenzel apelidou como o "Jodan mais rápido do Oeste", para ver se teria alguma vantagem contra o Sensei. Mas mais uma vez fui completamente anulado.

    O estranho é que eu sempre via os kamaes que o Sensei lutava, e treino com alguns deles, mas mesmo assim não consegui fazer nada. Cheguei até a comentar com o Sensei no meio do treino, que ele parecia um escorpião para o seu adversário. Enquanto sua presa fica agarrada nas suas patas dianteiras e tentado se desvencilhar delas, quando menos espera leva uma ferroada do poderoso ferrão, que estava só a espreita para dar o golpe final.

    No final do treino o Sensei explicou o porque de eu não conseguir atacá-lo, mesmo já conhecendo as postura de combate. Falou que isso está no Hidensho (Segredos de técnicas.) " - Silva (Unidade Vila Mariana)


    O fato de observarmos os outros executarem as técnicas não implica que consigamos fazer da mesma maneira. Requer um certo tempo para processá-las em nossas mentes e nossos corpos para chegarmos ao que vimos.

    Da mesma forma que no treinamento de kata, não basta apenas assistir como alguns fazem, ou seja, vendo vídeos, poís na hora de executá-los, os fazem apenas com o que "já viram".
    O verbete de hoje: Sasoriza no Ken (Shingi Hidensho)




     






    Guarda de katana do ano de 1582 - acervo do Sensei


    Detalhe: Trepadeira Hera




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br