Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    05-nov-2012

    Hidensho 17 - Isso é Kenjutsu!

    "Cheguei às 6:48 na frente da Ana Rosa, lá já se encontrava o Del Vecchio, da Unidade de Ribeirão Preto que estava em Shugyo (treinamento espritual) desde Segunda-feira. Sempai Wenzel chegou logo depois, abriu a Unidade para nós e começamos a aquecer já com Bogu (equipamento de proteção). É preciso deixar claro que comecei a treinar por volta do ano 2000, treinava, de Sábado de manhã na Unidade Itaim. Comecei com Kenjutsu, me sentia em casa lutando e aprendendo o caminho e aos pouco fui treinando Iaijutsu, que também era um território ao qual me dedicava e com o tempo fui trocando um pelo outro. Se me perguntar por que exatamente eu não sei, mas nos meus mais de 10 anos de Niten, a maioria foram praticando IAI.
     
    Por isso este relato hoje é sobre um reencontro. Uma conversa que deixei em aberto com o Sensei anos atrás e precisava de uma continuação. O Sensei chegou para o "diálogo" e começamos de fato a treinar.  Antes de qualquer Shiai (duelo), Sempai Wenzel me ensinou o "Piloto" – velho conhecido dos guerreiros do Niten – e junto com o Shugyosha (aquele que está em shugyo) pratiquei enquanto esperava para treinar com o Sensei. E este é um capítulo a parte.
     
    A todos que já cruzaram espadas com o Sensei, posso afirmar que é impossível colocar em palavras a força da energia deste evento. Para os que ainda não o fizeram, aviso de antemão que abram bem os olhos e a alma e deixem que o Sensei te guie. Já lutei com o Sensei inúmeras vezes, em algumas estive em melhor forma, mental, física e técnica, o que não era o caso agora. Como todas as vezes, o Sensei ensina com cuidado e com firmeza, quando ele escolhe um Kamae provavelmente quer te ensinar um segredo ou reciclar sua técnica.
     
    Ao final da primeira luta estava ofegante e percebi o quanto havia no meu caminho para percorrer, o Sensei me disse:
     
    - Isso é Kenjutsu.
     
    Nesta luta da manhã, ingenuamente, tentava vencer os milhares de golpes do Sensei tentado deixá-lo de frente para o Sol, mas quem diz que consegui movê-lo algum centímetro, era eu que tentando esquivar dos Mens (golpes sobre a cabeça) e Kotes (golpes sobre o antebraço) acabava encontrando a parede. Foram muito Kamaes (posturas), de guarda baixa, com golpes vindo com rapidez e precisão ou de guarda alta, onde eram indefensáveis.
     
    Um deles é um Kamae, como que um Hasso (postura da arvore) invertido, que o Sensei o chamou de Kamae dos Deuses, ou Kamae dos Céus. Antes de voltarmos a lutar me confiou que muitos já viram este Kamae e nunca o desafiaram dizendo que não funciona ou mesmo tentaram vencê-lo, o Sensei afirmou com verdade no coração que este é um Kamae invencível.
     
    Com este comentário do Sensei, falei "Hidenshô" e voltamos a lutar. Foram muitos outros Kamaes, com duas espadas ou somente com Kodachi (espada menor) – com esta última acabei sendo arremessado para o chão com tudo. Isso realmente é Kenjutsu, isso realmente é o caminho do guerreiro em busca do golpe invensível. 
     
    No final do treino, cansado como nunca mais havia ficado – e olha que já corri provas de mais de 15 kilometros – nos sentamos para ouvir do Sensei as palavras de ouro, que resumirei em uma frase dita pelo Sensei após o primeiro gole de água que tomamos juntos após este treino perfeito:
     
    - Isto é Felicidade.
     
     
    Bruno D'Angelo (ex-Itaim, ex-Faria Lima e pela primeira vez, Ana Rosa)
     


     
     
    - Como treinar com o Sensei? - muitos devem se perguntar.
    E é por esta razão que este relato é importante. 
    Bruno tem claro em sua mente que o treino comigo é um aprendizado. E não somente mais um exercício qualquer ou uma luta para se "sair melhor."
    Ao escrever: "Como todas as vezes, o Sensei ensina com cuidado e com firmeza, quando ele escolhe um Kamae provavelmente quer te ensinar um segredo ou reciclar sua técnica." Coloca a mostra o verdadeiro intuito com que eu treino o aluno. 
    De fato, para você aprender  os segredos de cada Kamae (postura), é necessário ter contato com o mestre que os demonstre ou que observe (por fora) o mestre demonstrando-os.
    Digo para não perderem tempo com os mesmos Kamae, mesmo que estes sejam mais cômodos para "vencer", pois do contrário não conhecerão os outros que vem a seguir, limitando o seu conhecimento estratégico aos níveis superficiais...
    É assim que se sucede a transmissão dos segredos no Caminho. 
    Assim é o Kenjutsu.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br