Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    07-dez-2012

    Hidendho 19 - Tome e Aprenda

    "Hoje (3 de julho de 2012) treinei na parte da manhã com o Sensei e outros dois colegas de Niten. Sempre que treino com o Sensei fico angustiado para aproveitar ao máximo o momento. Primeiro, não cansar, segundo, dar o meu máximo e terceiro, treinar as técnicas e estratégias contra alguém que está anos a frente no caminho.
    Como sei que o Sensei alterna as armas, até para nos dar a experiência de lutar contra outros kamae (guarda) e testar outras estratégias, também fui alternando, primeiro Itto (uma espada) contra Itto, depois Nito (duas espadas) contra Itto e Kodachi (espada curta) contra Itto. Quando o Sensei mudou para Nito, alternei entre as 3 novamente (e sempre tentando fazer o máximo de kamaes possíveis, testando minhas estratégias, e o mesmo ocorreu quando o Sensei mudou para Kodachi e Naguinata (alabarda) (CS - 06 dez- Hidensho 18 - Naginata Kilométrica ).
    Você sempra aprende algo, seja pelo golpe que acertou (o que é raro) seja pelo golpe que recebeu, geralmente no lugar onde imaginava estar protegido.
    Quando achei que íamos terminar, o Sensei pegou a Kusari-Gama. São duas foices e, em uma delas, está amarrada uma corda com um peso na ponta, simulando a corrente e o peso de ferro (kusari) . Já tinha visto, mas nunca lutado contra o Sensei empunhando esta arma.

    Fiquei animado. Pude ver o Sensei lutando contra outro aluno primeiro, já tentando perceber qual estratégia adotar. Peguei as duas espadas e, também lembrando do embate entre Musashi Sensei contra um oponente com a mesma arma, preparei meu plano. Deixaria a corrente enrolar na espada longa, colocando-a na trajetória do golpe e depois atacaria com a espada curta. A primeira parte deu certo e a corrente enroscou na espada longa, então avancei com tudo com a espada curta, mas quando observei melhor minha situação, estava com uma espada curta, com a outra espada (e a outra mão) inutilizadas, contra duas foices. Não achei espaço para atacar e fui rapidamente vencido. Mesmo mudando de arma e estratégia, sempre acabava parando na barreira das duas foices, ou era rapidamente acertado pela "peso de ferro". Não digo que seja uma arma invencível, mas como disse o Sensei após o treino: quem nunca experimenta outras armas, técnicas e estratégias, quando se deparar com algo diferente vai morrer rápido, e não vai nem entender o que aconteceu."-

    Kenzo (Unidade Rio de Janeiro)

     


    Xícara do Sensei

     

    A frase sublinhada denota o sentimento que todo aluno deve ter ao praticar aqui no Niten.
    Seja ao treinar comigo ou com algum outro sempai (veterano), o praticante que for ensinado (entenda-se "golpeado") deverá em atitude de reverência sincera, agradecer pelo ensinamento.
    Mesmo que não tenha sido golpeado "em cheio", no mínimo, uma reflexão seria interessante, pois foi por apenas um "triz" ou um momento de sorte que não levou.
    Antigamente, samurais que não se convenciam em treinos com espada de bambu ou madeira, iam então para o embate com espadas de verdade.
    Não sabemos se saiam convencidos, porque a maioria deles não ficava para contar...

    Ademais, obviamente que todo o combatente acredita estar "totalmente protegido".
    Cabe ao mestre destruir esta ilusão .




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br