Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    21-dez-2012

    Gashuku 2 - Shangri-la


    "Um refúgio no caminho (uma reflexão sobre o Gashuku de fim de ano)

    As montanhas em volta com sua natureza exuberante cercavam o local em que homens e mulheres de idades variadas esgrimiam longas espadas e em alguns momentos bastões e espadas curtas.
    Uma chuva fina caia emoldurando olhares incisivos trocados antes de cada ataque,
    seguidos de movimentos de defesa e contra ataque,
    em movimentos entremeados por tons azuis e brancos predominantes contrastando com o verde da mata nativa e o cinza do concreto do piso.
    Não havia violência; havia, sim, energia.
    Embora o suor, observando mais de perto, evidencia-se o cansaço, e às vezes alguém parasse momentaneamente para pegar um pouco mais de fôlego no ar úmido, esta energia parecia fluir, quase perceptível, quase sendo cortada pelas espadas em atividade frenética.

    Às vezes uma nuvem mais baixa contribuía para deixar o ambiente ainda mais isolado de um mundo conturbado que parecia mais e mais distante. Uma muralha protetora transformando a Serra em uma Shangrilá particular, um refúgio para cada alma ali presente.

    Isto sim é um bom final de semana...

    Domo arigato
    "

    Cadu - Brasília













    "Momento para conhecer a ``Família``

    Eu nunca havia participado de um evento como o Gashuko antes. Nem visto tantas pessoas dedicadas a um só fim, trabalhando como se fosse o evento mais importante de suas vidas. E mais importante finalmente tive a oportunidade de conhecer o Sensei.

    Tive a oportunidade de conhecer pessoas tão diversas, mas unidas de uma forma tão intensa como que fossem todas de uma mesma família.

    Não uma família qualquer, mas uma como a idealizamos. Todos preocupados uns com os outros, e mais importante, todos querendo nos educar. Uma boa família não é a que dá apenas carinho e atenção, toda ``criança`` precisa é de orientação, um puxão de orelha. Estar no Gashuko foi mais revelador do que dias no Dojo. Não que o os treinos não sejam necessários, mas não passam de uma série de exercícios vazios se não houver orientação quanto ao caminho.
    E o Sensei, bem o Sensei... Devo confessar que ao vê-lo pessoalmente e receber as palavras e orientações diretamente dele, estas tomam um peso totalmente diferente. A sensação de estar ali é difícil de descrever, há muito tempo não sentia uma mistura de sentimentos tão grande ao conhecer alguém. Hoje em dia somos bombardeados com tantos gurus e pseudo-filósofos, que as vezes ficamos cegos para as pessoas realmente importantes.
    O sentimento que fica é o de que sem ir aos eventos, e mais importante sem conhecer o Sensei, é impossível ter um sentimeto de giri verdadeiro.

    Sayonara,"

    Cestênio - Recife















     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br