Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    19-abr-2013

    A espada que cura

    Ao chegar hoje, em minha mesa na ADM (administração do NIten), tive a grata surpresa de ver esta caixa em que estava anexada uma carta:


    A cachaça é das boas (é o carro chefe no restaurante Fogo de Chão) e a carta diz o seguinte:

    Clique aqui para ler a carta

    Trata-se de um aluno do Paraná, professor universitário em informática.
    Esteve aqui em SP nesta semana e que, após a aula convidei o para jantar aqui na nossa ADM. Esporadicamente faço isto para junto com uma pizza e alunos, degustar os vinhos que carinhosamente recebo.
    Costumo falar sobre vários assuntos, mas a maior parte deles relacionados ao Bushido. Não tenho tempo para conversas fúteis. A vida é curta.
    O certo e o errado, lealdade e a traição;
    Sabedoria e a coragem, honra e compaixão. Tudo que conheço e conheci durante décadas de convívio com os últimos samurais.
    É gratificante conversar e passar as experiências aos que, mesmo de terras longínquas, procuram-me para treinar e se tornarem pessoas melhores.
    Ainda que falte muito para me tornar um exemplo à humanidade, uma coisa posso te afirmar: A minha espada é a Espada que Cura.
    Ops! Falei besteira?
    Não. É verdade.
    E não é assim a medicina? Algumas doenças cura, outras não.
    Enquanto você conhece um pouco mais sobre o nosso colega, fico aqui no meu canto"forjando"a nossa espada que dá a vida, "literalmente":


    "Desde pequeno me interessei pela cultura nipônica e, em especial pelas artes marciais. Fui praticante de karatê durante 15 anos e ao chegar aos meus 35 anos quando realizei alguns exames após apresentar sintomas do que parecia ser uma hepatite, fui diagnosticado pelos médicos com uma doença no sangue genética e irreversível que inibe a absorção do ferro deixando um excesso do metal na corrente sanguínea, essa taxa altíssima de ferro acaba por agredir alguns órgãos internos, que no meu caso específico passou a desencadear um processo de necrose no fígado.

    Após a má notícia de que meu fígado já estava em um estado bem avançado de comprometimento, veio a inevitável depressão pois, sem um tratamento eficiente e o real fato de que sua vida poderá ser abreviada faz com que todos os seus valores sejam repensados.

    Nesse momento o Niten surgiu. Ao procurar o Kenjutsu, além de buscar uma atividade física e social que me ajudasse em meu tratamento, tentava encontrar no Bushido uma forma de enfrentar a situação com mais coragem e determinação. Após dois anos de treinamento ininterruptos, posso sentir de que, apesar de ainda estar no início do meu aprendizado, me considero uma nova pessoa. Nunca mais apresentei crises depressivas, perdi peso com a guerra às calorias, e  com o treinamento constante estou conseguindo manter o nível de ferritina no sangue em níveis ainda altos porém aceitáveis.

    Posso afirmar com extrema convicção que, quando procurei o Niten estava buscando uma maneira de, a exemplo dos samurais, encarar a morte iminente com honra e dignidade, encontrei muito mais do que isso, encontrei a espada que dá a VIDA “literalmente” e hoje tenho certeza de que meus dias no caminho serão muito mais longos do que eu inicialmente esperava.

    Domo arigatô gozaimassu ao nosso Sensei por guiar-nos com passos seguros no árduo, porém gratificante caminho do bushido.

    Espero poder corresponder com humildade às expectativas do mestre e ter a honra de desfrutar por muito mais vezes da agradável companhia do Sensei em mais Momentos de Ouro."

    Rocha - Unidade Ponta Grossa

     





    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br