Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    11-jun-2013

    BRASÍLIA 10 ANOS 2 - Palavras do Sensei




    Sensei discursando


    A construção de Brasília foi um momento marcado pela esperança de um projeto grandioso, apesar das dificuldades.
    A vinda do Instituto Niten ao Planalto Central também foi uma decisão em que a esperança teve de ser maior do que as dificuldades que se apresentavam. E da mesma maneira, os Deuses estavam a favor que aqui se lançassem novas sementes para bem florescer.
    Um destes sinais de favorecimento foi o contato de um antigo aluno, até então afastado, ansioso por retornar ao que chamamos de caminho da espada. O então jovem aspirante a oficial do Exército Brasileiro Ricardo Lopes, naquela época com cabelos escuros, fez uma ligação pouco depois do contato de pessoas entusiasmadas pela idéia, que naquela época já tinha dez anos, de criar um método moderno para preservar as milenares artes Samurais.
    Tudo se juntou. Hoje, dez anos depois, o Instituto Niten completa vinte anos. E a unidade Brasília tem sua maturidade consolidada como  uma das que mais cresceram ao longo de uma década. O aspirante, agora com alguns cabelos brancos e major médico do Exército, é um dos alunos mais antigos no caminho e coordenador da unidade. Não apenas coordenador, mas peça fundamental desta idéia que se fez concreta, junto com toda a sua família.
    Dez anos: celebra-se um Torneio Brasileiro de Kobudo que permanece aceso em nossas lembranças, dezenas de gashukus e momentos felizes de confraternização e o reconhecimento de um trabalho por meio de uma medalha da Presidência da República, diante do príncipe herdeiro do Japão, Naruhito Kotaishi Denka, no centenário da imigração japonesa ao Brasil. São apenas alguns dos momentos marcantes deste período, sem contar é claro, muito suor e muito Kiai (garra)... Só que a maior certeza de que a decisão de trazer o Niten a Brasília foi acertada e feliz, é sempre ao retornar encontrar os alunos que fazem a realidade deste sonho no dia a dia de suas vidas como seguidores do caminho.

    Arigato gozaimashita e omedeto a todos!






     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br