Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    02-ago-2013

    20Anos Voar!


    Neste dia 18, domingo, o Niten comemora 20 anos.
    Entre os vários eventos que vão ocorrer, desde sexta-feira, está o tão esperado "O Shiai das Feras". O combate dos 16 mais fortes em Kenjutsu nos últimos anos.
    Sim. O "tão esperado" tem a sua razão de ser.
    Há dois grandes motivos para tal:

    O primeiro: porque nunca, nestes 20 anos de Niten, foi feito um torneio onde se confrontaram apenas os mais fortes no combate da arte samurai (a divisão nos torneios sempre foi por categorias).

    O segundo: porque nunca antes na história, que eu saiba, pôde-se constatar, de forma quase realista, da eficácia de cada arma, kamae (posição de luta) e técnica no combate da arte samurai, isso tudo com praticantes assíduos de Kenjutsu.
     
    No Kenjutsu combate, o aprendizado começa com o primeiro passo, nasce na sua posição básica: o tchudan (ponta da espada voltada ao rosto do oponente). No decorrer do processo, passa-se para outras mais complexas, como um falcão a sair de seu ninho. Ganha-se outros rios, mares e montanhas: duas espadas, espada menor e outras que fazem parte das técnicas que eram executadas na antiguidade. O falcão sai de sua zona de conforto.
    Por fim , o falcão após voar tão alto, atinge outros céus, estrelas e constelações. É quando, apos uma jornada intensa, completa o seu estágio do aprendizado pela Forma (o Ukô) e parte para a Não Forma (o Muko).  É o estágio em que ele luta como quiser. Do jeito que quiser. Sem posição, sem kamae: Livre.
    Livre como o Vazio (Mu), o qual tanto buscou o nosso mestre e tantos outros como Musashi Sensei.
    Da Forma para a Não Forma, da Zona de Conforto para a Liberdade, os 16 samurais vão nos mostrar, neste que será um grande dia, até onde conseguem voar!!!

     

       Mu - O estado do vazio




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br