Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    03-set-2013

    20Anos - Niten Ichi Ryu Hokkaido


    Há pouco tempo, quando eu estava para partir em mais um de meus shugyos (treinamentos intensivos que faço no Japão) um de meus alunos me perguntou se não seria necessário um "presente" da parte dele aos mestres para "agradecer" pelos treinamentos recebidos no Japão.
    Eu disse que este seu nobre sentimento era de se admirar e ser seguido por todos os colegas. Mas o "presente maior", seria o de ele estar continuando em seus estudos. Treinando.
    Seguindo esta linha de pensamento, fui contemplado por ter alunos dedicados ao longo destes 20 anos. Muitos deles até ultrapassando barreiras intransponíveis a um cidadão comum que aqui não caberia enumerá-las.
    E a prova maior foi visível quando cheguei na Unidade Ana Rosa, no primeiro dia das festividades, para ministrar o treinamento de Niten Ichi Ryu Kenjutsu: o salão hiperlotado.
    Se você já conhece o local, vai ficar vislumbrado, assim como eu também fiquei:


     

    "Ao ver o Sensei entrando na sexta, pensei comigo mesmo como o Sensei deveria estar feliz."- Mendes (Unidade Caxias do Sul)

    "Chegar no treino de Niten Ichi Ryu com o Hokkaido simplesmente transbordando de alunos! Eram dois andares de treino! Era a alegria da espada que dá a vida, em abundância!"- Cortes (Unidade Rio de Janeiro)

     








    "Já no primeiro dia, ao chegar no Hokkaido, senti-me muito feliz em poder ver o Dojo tão cheio!
    No início, pela quantidade de pessoas, cheguei a pensar que não conseguiríamos treinar todos, mas após alguns ajustes os movimentos começaram a fluir. O espaço não foi obstáculo!
    Este dia (16/08/2013) ficará para sempre marcado na minha mente pois foi o dia em que recebi das mãos do Sensei o Makimono do Hyoho Niten Ichi Ryu.
    Não só pela sua importância em si (por estar fazendo parte desta tradição ancestral), mas também por ser durante a comemoração dos 20 anos do Instituto Niten."
    - Simonassi (Unidade Vitória)











     

    "Neste fim-de-semana participei do evento de 20 anos do Instituto Niten. Foram três dias de aprendizado e ver como o Niten cresceu.
    Sexta começando com treino de katas à tarde na Hokkaido. Nunca vi o dojo tão lotado quanto nesse dia, devia ter umas 300 pessoas, o melhor foi ver como a organização que nós, alunos, temos para que todos consigam treinar. A noite houve solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo para a comemoração dos 20 Anos. Uma cerimônia que mostrou como foi a trajetória do Niten até os dias de hoje, mostrando a história de superação que o Sensei teve.
    Espantando-me ainda a presença do vereador Massami Miki, daqui do Amazonas, estar presente, até porque foi ele que instaurou o Dia do Samurai no Amazonas." -
    Pinheiro (Un Manaus)

    " Primeiro dia: Treinei os katas do Niten Ichi Ryu Kenjutsu com orientações e demonstrações do nosso Sensei e ao final do treino “Segredos Revelados” - Saraiva (Unidade Rio de Janeiro)

     





















    "Estar presente nos 20 anos do Niten foi muito emocionante, me senti verdadeiramente honrada e orgulhosa de fazer parte deste caminho!
    O evento em si foi muito bem organizado e mesmo estando na grande São Paulo parecia que estávamos numa daquelas cidades pequenas de tão acolhedores e zelosos que foram o Sensei e os Senpais.
    Durante a semana o Sensei falou que haveria uma surpresa para quem fosse ao evento e esta palavra mexeu com a curiosidade e a imaginação de todos aqui no Rio e a meu ver não foi uma surpresa, mas várias reveladas ao longo dos dias a começar por alguns dos segredos ocultos nos Katas do Hyoho Niten Ichi Ryu no treino de sexta; na Assembléia o auditório lotado cantando o Hino do Niten e depois assistindo aos vídeos enviados pelos Senseis do Japão que transmitiram além de suas felicitações ao Sensei e ao Niten, também a mensagem para continuarmos fortes no caminho."
    - Elaine (Unidade Rio de Janeiro)




     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br