Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    10-set-2013

    20Anos - Museu e Bokuto

    Dias antes das festividades dos 20 anos, falei que iria fazer uma "surpresa". 
    Não preciso dizer, diante dos depoimentos dos nossos alunos no decorrer desses últimos Cafés, que "SURPRESA" era uma constante a cada hora, a cada minuto. 
    Durante os três dias, as surpresas vinham a todo momento que dormir ou fazer a refeição era quase que um "desperdício do tempo". Era necessário estar acordado e sentindo todos os momentos. Coisa de "louco".
    Objetos do período Edo, espadas datadas de 1300 ou sentir na mão a espada do nosso mestre Miyamoto Musashi surpreenderam todos que estiveram lá.  
    Fico contente que a "surpresa" tenha "surpreendido" os meus alunos.
    Acho que dei um Men ippon*.
     
    *golpe certeiro na cabeça
     















    "O sábado se iniciou na Associação Hokkaido com o Sensei apresentando para nós cada peça de seu acervo, algumas datando de mais de 4 séculos.
    No último dia, a grande surpresa que o Sensei havia prometido! Tivemos a oportunidade única de tirar fotos com a Bokuto do Musashi Sensei! Quanta história, batalhas e descobertas deveriam estar ligadas à esta Bokuto!"  Pinheiro (Unidade Tijuca)
     
     












    "O momento em que o Sensei revelou a surpresa, confesso que nunca imaginaria que seria a bokuto de Musashi-sensei, além do mais, que poderíamos ter alguns instantes com ela. Quando a peguei em minhas mãos tive um calafrio, pensei “Estou realmente segurando a bokuto do nosso sensei!”, uma honra que só para aqueles que estiveram puderam sentir"  Kodama (Unidade Vila Mariana Nikkyoji)
     






     
    "Gostaria de agradecer imensamente ao Sensei pela oportunidade que concedeu a todos de segurar o bokuto do Musashi Sensei.
    Senti até uma tremedeira por dentro quando o Barreto me ofereceu o bokuto para segurar. Eu não considero que fosse digna de segurá-lo. É muita honra!"  Ana Lucia (Unidade Ana Rosa )
     


     
    "Se parasse por aí, eu já me daria por muito mais que satisfeito, então no domingo após o final do evento, quando o Sensei guardava o material da exposição ganhei mais um presente. O Sensei, tirou uma de suas tsubas e nos mostrou de perto e enquanto meus olhos leigos percorriam os grandes relevos em dourado, o Sensei me chamou a atenção para as pequenas marcas que compunham o “fundo” da tsuba explicando da forma cuidadosa com que estas foram feitas, detalhes que fazem diferença. Algo incomparável, com certeza uma jóia samurai!"  Araujo (Unidade São José dos Campos)






     
     
    Sensei examina katana datada de 1330





     



    Placas recebidas no evento dos 20 Anos
    Clique para ampliar











     







    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br