Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    13-set-2013

    20 Anos - O fundamento do Kenjutsu combate

    O "Shiai dos Feras" (o combate das Feras). Foi um dos momentos mais aguardados durante as festividade dos 20 anos do Niten.

    Os olhos e depoimentos estavam voltados para ver o melhor combate, a melhor luta. Merecido.
    Sem sombra de dúvida que,  tomando as palavras de um aluno, para a grande maioria o shiai foi tão ou mais emocionante que uma Copa do Mundo e isto pode ser constatado nas emoções de cada um que esteve lá. Glorioso.
    No entanto,  não devemos nos esquecer que,  antes de voltarmos os olhos para o combate e a luta, precisamos, enquanto Arte e Caminho, ir em busca do nosso fundamento ao qual chamamos de "kihon", "nemoto" ou "gensoku"do Kenjutsu Combate. 
    E foi por esta razão que fiz questão de inserir, em meio a tudo, demonstraçãos do conhecido "piloto". Para que pudessem ver, estudar e sentir os detalhes que fazem de cada técnica do Kenjutsu além de um golpe perfeito, uma arte. Lamentavelmente, não recebi nenhuma referência ao "piloto" exibido durante o dia.
    Torno a dizer que é elogiável o espírito de combate por parte de todos e que continuem assim, mas não se esqueçam de se empenharem em construir o fundamento e a base para cada técnica aplicada. E isto só será possível com uma boa orientação, repetição e vontade em se aprimorar. Algo como o sentimento de iniciante: o "shoshin wasurubekarazu".

    Muitas das técnicas do Kenjutsu combate são velozes como o trem bala e silenciosas como um mergulho do falcão, exigindo assim que  sejam concretizadas com perfeição. Com dedicação.
    Uma a uma, executar com "power" e precisão. Pernas, mãos e tronco firmes em cada movimento. 
    Golpes implacáveis. Assim deve ser o Kenjutsu combate.

    Compreendido isto, antes de, nos próximos Cafés falarmos sobre o Shiai dos Feras, vamos dar uma olhada no "gensoku" e o início de onde partem todas as técnicas do nosso Kenjutsu combate:
     


    "Demonstração do Piloto nas festividades dos 20 anos "


    Veja o "espírito de revelação" experimentado por este aluno neste fim de semana em Salvador:
     

    "Creio que,  misturado com a euforia e ansiedade, que frequentemente experimento quando dou os primeiros passos em direção ao desconhecido, o sentimento que se apoderou do meu espírito foi o de revelação. Acho que, até então, não tinha me preocupado com a dimensão que ainda precisava ser percorrida no caminho. E foi assim que, justamente no início do Gashuku, o tamanho da lacuna apresentou-se para mim,  quando Senpai Fugita demonstrou-nos como o treino piloto poderia ser executado de forma tão precisa e fluida, onde cada golpe consecutivo parecia ser uma continuação direta do seu antecessor. Ali,  compreendi que preciso dedicar o meu corpo e minha alma com uma intensidade ainda maior.

    Domo  arigato gozaimashita, Sensei, por ter agraciado a nossa unidade com este evento tão essencial para o nosso desenvolvimento. Graças a ele, pude aprender em dois dias o que permaneceu oculto, aos meus olhos, em dois anos de treino."  Cardoso (Unidade Salvador)




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br