Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    20-set-2013

    20Anos - Vídeo Mestres 2

    Osato Sensei


    "Programação bem variada, alto nível de zelo dos coordenadores do evento, reconhecimento da importância do trabalho do Instituto Niten por parte do Poder Legislativo brasileiro, depoimentos dos grandes mestres da espada do Japão saudando o Sensei e seu trabalho;
    É difícil saber qual foi o ponto alto do evento."
    - Sarrat (Unidade Niteroi)



    Mensagem de Osato Sensei ao Niten em seus 20 anos


    "As técnicas antigas (katas de koryu) estão morrendo aqui no Japão."- lamentou o mestre Osato em nossa ultima conversa, quando estive no Japão semana passada. E completou: "A sua iniciativa em incluir as técnicas antigas nos combates de Kenjutsu é, certamente, uma boa forma de manter vivas estas técnicas antigas".
    É evidente o desinteresse das últimas gerações em conhecer o Budô (artes marciais japonesas) e, inclua-se nisso, as técnicas antigas, e isto é tão verdade que, no Japão, os jovens são uma ínfima minoria na prática de estilos tradicionais, e isto quando há alunos.
    Mas não no Niten. Os jovens são sedentos em conhecer as técnicas antigas e ávidos por aplicá-las no combate. Se há alguém que pensa serem as últimas linhas auto elogio ao Niten, está redondamente equivocado. São centenas no Niten. O que já diz tudo.
    "Aplicá-las no combate". E é aqui que se encontra o diferencial, esta alma do Kenjutsu combate. E o Kenjutsu combate faz ao meu ver, as técnicas antigas se tornarem imortais.
    Mas não é somente no aspecto numérico a que se refere mestre Osato. É na qualidade de transmissão também:
    "Infelizmente, não existem praticantes aqui no Japão que colocam em primeiro plano buscar a essência da arte, as técnicas antigas, pois todos eles tem como prioridade serem federados e conseguirem uma graduação (dan) a buscarem apenas a essência. Continue com o seu trabalho. E assim, as técnicas antigas continuarão vivas."- disse-me.
    Estas palavras não são de alguém insatisfeito com alguma organização ou chateado com algum dirigente. Apenas é a pura verdade. A pura realidade de quem se preocupa, de coração, na perpetuação de sua arte do que a divulgação em massa.
    Não. Não é possível fazer os dois caminhos. Sabe por quê? O t-e-m-p-o é o fator limitante. Não temos tempo nesta vida . Temos muitos compromissos que nos impossibilitam. Trabalhar, estudar, resolver problemas e muitas outras tarefas que você sabe o que eu quero dizer.
    Pois bem. Dentro de nossas limitações, temos que optar ou em "correr atrás de graduações e medalhas", ou nos "retirarmos nas montanhas".
    Ao nos "retirarmos nas montanhas" conseguimos sem pressa ou pressão, entrar em contato e assimilar a essência das técnicas antigas. A isto denomino de "dentou wo tsugu"
    伝統を継ぐ
    Resumindo: O Kenjutsu combate tem que continuar : "Dentou wo tsugu tame ni"(para dar continuidade à tradição).
    伝統を継ぐ為に





    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br