Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    11-dez-2013

    Gashuku 3 - Se encontrar no Grande Caminho

    As palavras de hoje são de alguém que percorreu nada menos que 2.567 km para aprender.
    Sem duvida, um grande caminho para se encontrar em um Grande Caminho.
    Atravessando rios, montanhas e lagos e deixando toda a vida lá atrás (é médico urologista), veio.

    E, mais do que isto: chegou 2 dias antes do esperado Gashuku (CS - Gashuku Final de Ano 1 - 100% presentes - 09 de Dezembro de 2013  ).
    Certamente que a esta ¨altura do campeonato¨ a grande maioria dos ¨peixes mortos¨ (leia Shin Hagakure) já considera o ano de 2013 acabado. Correrria do fim de ano, festas e cansaco são as suas velhas e conhecidas desculpas.
    Não. O ano ainda não acabou para aquele que tem vontade de se encontrar no Grande Caminho:


    "Mais uma vez estou em São Paulo para treinar com o Sensei, treinar e compartilhar com os colegas do Niten. Toda viagem para o Brasil tem algo especial e esta não foi exceção.
    Cheguei na quinta-feira a noite no hokkaido, mas não a tempo para treinar, uma vez que o trânsito e a chuva estavam terríveis. Já havia terminado os momentos de ouro, mas pude cumprimentar o Sensei e os Senpais.
    O Sensei sempre preocupado me perguntou como foi a viagem e sem perder tempo me convidou para treinar no outro dia pela manhã. Excelente ! O Sensei apesar da agenda cheia com o Gashuku, se deu tempo para treinar com o Senpai Impieri do Rio (que estava de Shugyo) e comigo. Só com isso já estava paga a minha viagem e todo o gashuku que estava por vir.

    O Treinamento de manhã foi incrível, mas a história fica para outro momento e também o que aconteceu em seguida. Logo pela tarde já estava imerso no gashuku, ajudando com os preparativos e me dei conta do grande esforço que há por parte de todo o pessoal da ADM para que não aconteça nenhum problema no decorrer do evento de tamanha magnitute (Arigato Gozaimashita)

    O inicio do Gashuku foi incrível, cerca de 150 pessoas no primeiro Narabê no Templo Nikkyoji, todos ansiosos para aprender. No primeiro momento desci  para o treino de Iaijutsu para poder aprender mais dos katas da confederação e do Suio Ryu. Acredito que cada vez que se descobre um segredo das técnicas do Kobudo, isto permite sentir cada vez mais se os movimentos estão certos e sentir que há mais segredos esperando para serem descobertos. Um dos pontos fundamentais é manter a mente de iniciante e não ficar decepcionado se for corrigido em algo que achava estar fazendo corretamente.

    Logo subi para colocar o Bogu e pude cruzar espadas com meus companheiros do Niten. Fazia muito calor dentro do templo e por um momento pensei em observar as lutas. Nesse momento me lembrei do primeiro voto do Shinhagakure, não podia ser derrotado pelo calor e sem duvida nenhuma coloquei o bogu com mais vontade de lutar que antes. Acredito que antes de ter entrado no Niten, teria sido vencido pelo calor, agora que penso nisso, quantas vezes fui vencido por minha própria mente e insegurança. Mas o Hagakure Shiseigan foi empregado pouco a pouco no meu coração, mente e espirito cada vez que o recitamos e é capaz de gerar uma energia própria que nos fará vencer estas situações.

    Um momento incrível, aconteceu justo antes de colocar o bogu, Sensei compartilhou os Momentos de Ouro do Kir jovem com todos os coordenadores presentes.
    Niten, nas palavras do Sensei não é uma Academia e sim um lugar de Educação para as novas gerações em tempos onde é fácil perder o rumo e crescer perdido, o que dá mais responsabilidade aocoordenadores.

    Logo depois das lutas, fomos rapidamente para a APM, para a segunda parte do Gashuku. Um lugar bonito entre as montanhas, longe de todas as preocupações do cotidiano, um lugar ótimo para se concentrar e aprender. Começamos com Niten Ichi Ryu onde tivemos a sorte de ter o Senpai Wenzel fazendo as correções e  mostrando os katas. Algo que descobri durante este tempo é o quanto está perto o NIR do Kenjutsu combate, sensação de que os segredos da luta são incertos, nos estilos de kobudo que praticamos. É verdade que ouvimos os Senpais dizerem isso, mas é diferente descobrir por si mesmo.

    Depois de NIR treinamos Iaijutsu e Jojutsu. Detalhe atrás de detalhe, tratei de absorver como uma esponja em um mar de conhecimento. Mais uma vez o primeiro voto do Hagakure Shiseigan foi necessário, creio que para todos, uma vez que o sol era um fator importante. Se tivesse alguém fraco de espírito teria desistido.

    À noite era a hora de compartilhar e baixar a guarda. Foi uma noite incrível, compartilhar uma cerveja e uma boa conversa. Acredito que o auge foi a fogueira, onde todos nós nos apresentamos e onde conhecemos a natureza, através das armas pudemos avançar no caminho. Sem elas não poderia estar aqui, não teria conhecido o Niten, o Sensei, os Senpais e nem todos os companheiros de espada e não estaria seguindo os valores que o Sensei nos está transmitindo. Acredito que o sentimento de gratidão vai além das poucas palavras que pude colocar aqui . E não se limita à natureza, mas agradeço por tudo o que significa o Niten.

    Já no dia seguinte, as atividades começaram bem cedo. E embora tenha dormido pouco, não faltou energia. Logo depois do café da manhã tivemos Naginata combate foram passados os kihons básicos. Já no treinamento do dia 6, sexta-feira tinha feito meu primeiro contato com a Naginata e se naquele momento estava vago o que esta grande arma pode fazer, depois de ver os kihons pude dizer que vi errado. Começar a treinar uma arma nova sempre é emocionante e proveitoso, porque depois a pessoa começa a entender as virtudes das outras armas também.

    Em seguida o Sensei nos mostrou um video de um praticante a dez anos de Kendo contra os Senpais do Niten, onde ficou claro a superioridade das técnicas de kenjutsu contra um único kamae do Kendo. E um segundo vídeo de Shugyo no Japão em uma peixaria. Um dos pensamentos que tive durante o video e que tem sido uma das reflexões pós-shugyos é que há pessoas que vivem experiências duras a todo momento e em todos os lugares, e não podemos reclamar por pequenas coisas que acontecem a nós diariamente. Sempre há alguém que está passando por algum momento pior que a gente e que pode ser a pessoa que temos ao nosso lado, por isso devemos estar atentos ao nosso redor, para poder praticar o quarto voto do Shinhagakure.

    Para terminar com chave de ouro, pela primeira vez pude pegar uma Shinken para fazer o Tameshigiri. Já que o fato de que existe pessoas com katanas de verdade faz com que o ambiente mude. Os sentidos tornam-se mais aguçados. Eu estava nervoso. Peguei a shinken e fiz 3 cortes de Hasso. No início só o golpe porque estava aplicando força, mas, em seguida, esvaziei a mente e pude fazer os três cortes. Esse é o estado de espírito que deveria alcançar sempre no treinamento, mas muitas vezes o ego interfere e não permite fluir bem.

    Sinto que o tempo passou muito rápido

    Domo arigato gozaimashita Sensei por seus ensinamentos e por acreditar em nós.

    Arigato gozaimashita aos Senpais, que com seu esforço, fizeram possível este evento e estiveram ali para compartilhar seus conhecimentos conosco.

    Arigato gozaimashita a todos os companheiros de Niten. ¨- Garrido (Unidade Chile)
















































































    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br