Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    28-jan-2014

    Aptidões de um general

    Comentei ontem nos Momentos de Ouro um dos combates que mais emocionaram os espectadores nos últimos 20 anos: Danilo x Massao (CS- 14 jan 2014 -  20 Anos - Feras 11)
     

     Semi final 2 - Danilo x Massao 


     
    Os detalhes dos comentários foram gravados e serão repassados a todos os alunos nas próximas aulas pelos respectivos coordenadores.
    O importante do que eu gostaria de deixar aqui é que para se vencer no Combate se faz necessário estudar a ciência da Estratégia e a Coragem.
    Ambas são importantes para o seu sucesso. Mas me aterei à Estratégia: ela deve ser pensada, elaborada, testada e comprovada.
    Neste ponto é que a diversidade das posições (kamae) e a escolha das armas faz a diferença no ¨treinar a Estratégia¨ (pois ninguém nasce estrategista, que eu saiba).
    E é justamente neste ponto, na diversidade, que o Kenjutsu combate exige daquele que o pratica todas as aptidões que todo bom general precisa: a criatividade, flexibilidade, astúcia e coragem.
    Tenho a certeza que após um bom treinamento, todos poderão, de posse destas aptidões, ser bons generais em suas guerras.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br