Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    18-fev-2014

    Gashuku: Muito pique!

    ¨Hoje, em meu segundo dia de shugyo (treinamento espiritual), tive a oportunidade de ter uma amostra do que nós, alunos do Instituto Niten veremos e treinaremos no Gashuku (treinamento intensivo) deste fim de semana. Falo de Hidensho e a busca incessante do Sensei pela vitória absoluta.

    Por duas horas seguidas lutei com o Sensei e tive a oportunidade de presenciar a energia e os "golpes fantasmas" tão famosos. Nesta manhã, por exemplo, o momento mais marcante foi quando Sensei armou hasso * e me golpeou bem mais de dez "mens"(cabeça) consecutivos.


    postura do Hasso

    O pior foi que Sensei me avisou e depois do terceiro eu sabia que ele iria tentar pegar minha cabeça e mesmo assim, sucumbi a todos os golpes desferidos. Tentei defender, mais um. Tentei golpear antes do Sensei se mover, mais um. Tentei esperar para golpear na hora que o Sensei "engatilhava" o corte, mais um. Vi grande parte dos golpes em câmera lenta mas não conseguir fazer nada para detê-los ou superá-los. Mesmo assim, não foram somente "mens", tiveram mais de dez "kotes" (antebraço), vários "dos" (flanco) e muitos tsukis (estocada no pescoço) seguindo o mesmo princípio "fantasma". Hidensho corta na alma, cheguei a essa conclusão.

    No treino matutino, minha alma e espírito foram retalhados, para sentir o verdadeiro poder do hasso, o kamae da madeira, pela primeira vez de verdade. Utilizando esse postura Sensei realmente incorporou uma tsunami: não importa o que você faça, diante dela você vai se afogar! E como me afoguei nesta manhã!

    A todos que virão ao Templo Nikkyoji neste fim de semana, vocês estarão com sorte, pois o Sensei demonstrará o Hidensho  e estas técnicas secretas, para que possamos, depois de um treinamento árduo, ter o gostinho de vitória certa!

    Pessoalmente, não posso esperar até sábado e domingo, para poder entender de verdade o que esse kamae (postura) é capaz de fazer e como levei bem mais de vinte golpes ininterruptos. Por conta de hoje, posso garantir que esse final de semana será tecnicamente, no mínimo, muito especial.¨

    Kalawatis (Unidade Volta Redonda)


    Maleabilidade.
    Esta é uma característica deste aluno carioca. Sem se prender a uma postura (kamae) fixa, tem maior facilidade em aplicar golpes e ¨pegar¨os que tem uma postura fixa ou rígida como o Tchudan básico (ponta voltada ao oponente). Soetes e utigotes que merecem atenção.
    Um aluno que já chegou uma semana antes do evento, raspou a cabeça, treinou hoje de manhã, ¨pagou sapinhos¨ e que está sedento para descobrir os segredos do Hidensho.
    Foi candidato a ser um dos Feras nos 20 anos do Niten e, se continuar neste pique, poderá se tornar absoluto no combate!



    Sensei aplica um Sassen (estocada com uma mão) no Gashuku 2013

     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br