Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    18-set-2014

    HIDENSHO 51 - Nenhum Golpe

    Desta vez não consegui acertar os 10 golpes consecutivos.
    ¨No mínimo frustrante. O aluno devia ser habilidoso¨- pensará você.
    A verdade que não era aluno, mas aluna.
    E olhe que não encaixou nenhum:


    ¨A natureza possui uma regra básica para os carnívoros: para que um animal sobreviva, outro deve morrer. O predador desenvolve técnicas infalíveis para comer e permanecer vivo, enquanto a presa... Bem, a presa corre.

    Em um momento do último treino, Sensei pegou as duas espadas e as apontou na minha direção. Esse Kamae (posição de combate) se chama Nito Migi Waki, uma postura de combate contra a qual nunca lutei. Portanto, minha primeira reação foi estudar o Kamae em busca de pontos abertos. Como não obtive sucesso na busca, tentei encontrar um meio de desarmar o Kamae atacando, mas todas as tentativas resultavam em contra-golpes certeiros.

    A luta seguia e os resultados das minhas tentativas de ataque eram cada vez mais frustrantes. De repente, o Sensei preparou o Kamae e começou a caminhar em minha direção lentamente. Naquele momento ele parecia extremamente ameaçador e eu, por instinto, recuei.

    Era um rato diante de uma cobra, consciente do bote certo, buscando desesperadamente uma saída, mas com os olhos fixos nos olhos de seu predador, temendo que qualquer desvio de olhar desencadeasse o ataque. Enquanto o roedor recuava, ainda tentava buscar um meio de desarmar o bote. A concentração no ataque era tão grande que só percebeu que estava encurralado quando sentiu a parede em suas costas.
    Desabei.¨-
    Tais (Unidade Porto Alegre) 





    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br