Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    17-jun-2015

    Pegando as malas

    No ShinHagakure, pag. 51, está escrito:
    "Cada estágio tem o espírito apropriado. Agora, no estágio em que se encontra você tem que ser como fogo: ofensivo e devastador.
    Uma vez estando ao meu lado, verá muitas paisagens interessantes no Caminho

    Portanto, pegue as malas e vamos lá."

    Hoje, temos as palavras de quem, literalmente, veio pegar as minhas malas:



    "Esta foi a primeira vez na vida em que fui ao Rio de Janeiro. Há algumas semanas atrás, recebi o convite do Sensei para carregar as malas durante sua viagem para lá, onde ocorreria Gashuku (treinamento intensivo) no domingo, dia 14.

    Mas antes de dizer sobre o convívio com o Sensei, devo dizer algumas palavras sobre o espírito dos samurais do Rio de Janeiro. São pessoas atentas, sempre de prontidão, bastante unidas, divertidas. E com um Senki (energia da guerra) incrível. Conhecia alguns dos colegas de lá de outros gashukus e eventos mas, ao entrar em sua fortaleza, pude sentir um espírito forte, um ambiente onde o Hagakure Shiseigan (votos dos samurais do Niten) é expressado com intensidade. Agradeço à toda a Unidade RJ por me receber e inspirar neste treino especial (e adicionalmente ao Senpai Wenzel, pela ótima dica de visita à arquitetura modernista do MAM).

    Sobre o tempo passado com o Sensei, foi uma convivência certamente bem diferente, e muito rica.
    Incrivelmente, o Sensei não fica parado. Também não diminui seu ritmo. Acompanhar o mestre por alguns dias, vendo alguém que corta pela raiz e imediatamente todos os problemas que aparecem pelo Caminho, que nunca falta com o zanshin (prudência), que conversa com todos os alunos como se conhecesse de perto a cada um num convívio diário. Que cuida da "família Niten" enquanto cuida da própria família, sem medir esforços. Pude ver a marcialidade mais uma vez em primeira mão, um mestre que sabe guiar e cobrar de seus discípulos na mesma medida.

    Quando se está com o mestre, o importante é saber ouvir, mais do que falar. Nesse período, o Sensei, além de se preocupar com o que acontecia comigo e com os treinos das Unidades por onde passei, me contou sobre várias estórias do Niten, o passado da Unidade RJ, curiosidades do meio militar, sobre sua família. Falou sobre quão importante é o treino com nihonto (espada legítima), e o quão importante é ter a experiência de se cortar (e então prosseguir com o treinamento). Aprender sobre tudo isso só é possível se você permanecer de copo vazio na mente, e copo cheio de cerveja.

    Não cabe aqui falar de todos os ensinamentos, transmitidos tanto na fala quanto no silêncio. Até porque muitas coisas ainda demorarão um tempo para processar em minha mente. Me considero privilegiado por esses dias preciosos de convívio."
    - Unidade Curitiba - Shindi Sakaguti 




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br