Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    18-set-2017

    Momentos de Diamante no Nippon 3

    "O local ofereceu silêncio e beleza para que a leveza e concentração se manifestasse em cada golpe, cada orientação dos senpais e Sensei. O corpo não me deixa esquecer o que foi esse Gashuku: renovação do espírito!






























     
    Os momentos de Diamante ecoam no meu kokoro (sentimento, coração) e a cada instante reflito se estou atuando com algum dos perfis que Sensei mencionou. Senti que tenho muito a melhorar, mas a alegria é maior quando percebo que Sensei generosamente nos indica o Caminho a percorrer. E junto com a dor sempre chega o sorriso.
    As meninas, após horas treino intensivo no período da tarde, ainda que cansadas, estavam felizes e satisfeitas!"
    Toshi Nagumo (Unidade Sumaré)
     

     

    15-set-2017

    Momentos de Diamante no Nippon 2

    "Os Momentos de Diamante foram outro presente de inestimável valor.
    Ontem à noite, repassei os ensinamentos em família e, ao terminar, ouvi um comentário que dizia: "imagina estes ensinamentos na voz do Sensei!"...











    ... Apesar dos diamantes brilharem menos em nossas mãos, eles ainda transportam a energia e a sabedoria do Sensei mesmo após tantos Km de viagem, após tantas horas - ainda foi possível trazer parte intacta de seu brilho e energia ao seio do lar. "- Durval (Unidade Juiz de Fora)






















     

    12-set-2017

    Momentos de Diamante no Nippon 1


     

    Ao escutar (e anotar!) os Momentos de Diamante reconheci que por vezes me encaixo naqueles perfis das "pessoas que não avançam" no Caminho. Não posso dizer que foi ruim, afinal, desta maneira, sei onde posso - e devo - mudar.

     



     

    Mas o que mais me impressionou nesse Gashuku foi perceber o quão dedicado o Sensei é com seus alunos: seja ao corrigir um Kata (sequência) no Iaijutsu, um Kamae (postura) no Kenjutsu, mas principalmente ao mostrar como as coisas imperceptíveis é que realmente fazem a diferença.
     




     

    Hoje percebo que somente subindo a montanha e convivendo com o Mestre que trilharei o Caminho da Espada e me tornarei uma pessoa melhor.
    Fontes (Unidade Porto Alegre)
     



     

    05-set-2017

    Dojo para Pais e Filhos



    A Família Vitoretti treina na Unidade Campo Grande do Instituto Niten.
    De um em um, todos começaram a treinar, e quanto mais a família se aproximava dos treinos, mais o respeito e carinho mútuo cresciam dentro de casa.
    Encontraram no Niten um Caminho para Seguir Juntos.
    Um Dojo para Pais e Filhos

    01-set-2017

    CONSCIENTIZAÇÃO YAMATO 5 - Nikkey Shimbun

    Matéria Publicada no NIKKEY SHIMBUN 
    31 de Agosto de 2017







    Emoção no evento Confraternização Yamato  do Instituto Cultural Niten

    Legenda da foto: Participantes e o Mestre Kishikawa no centro

    O Instituto Cultural Niten Promoveu nos dias 5 e 6 de Agosto a Confraternização Yamato na sua 3ª Edição em Memória  aos 72 anos da rendição do Japão na 2ª Guerra Mundial, no Templo Nikkyioji e no Cooper Cotia.
    O Mestre Jorge Kishikawa é Menkyo Kayden (Graduação máxima do estilo de Miyamoto Musashi - Niten Ichi Ryu) e, com o objetivo de transmitir os fundamentos e a tradição dos samurais, fundou o Instituto Cultural Niten, atualmente com 800 alunos espalhados pela Argentina, Chile, México, Uruguay, Portugal, Colômbia e Estados Unidos em 50 Dojos afiliados que praticam Kenjutsu, iaijutsu e Jojutsu. 
    O evento contou com a participação de 120 alunos e o tema deste ano foi  a rivalidade entre as  facções vencedoras (Katigumi) e perdedoras (Makegumi) e suas consequências no Brasil.
    Logo após o Mestre Kishikawa teceu comentários sobre suas experincias ao longo da vida relacionadas a 2ª Guerra mundial.
    O Sentimento nacionalista do Japão elevado ao extremo de seus desdobramentos, arrancaram lágrimas de muitos alunos.
    Suzuki Flávio de Ribeirão Preto comentou: "os nossos ancestrais passaram por uma série de dificuldades, para propiciar-nos o conforto deram muito suor e sangue. Nós nunca devemos esquecer", acrescentou:  "O Instituto é um local onde podemos  resgatar o espírito Nipônico Yamato"

    Após o audiovisual evento deu continuidade no Cooper Cotia com o apoio do General Akira Obara, onde foram realizados treinamentos do Shindo Muso Ryu Jojutsu, Isshinryu Kusarigamajutsu, Ikakuryu Jittejutsu, Sekiguchiryu Iaijutsu e outros, supervisionados pelo Mestre Kishikawa durante pelo menos 10 horas.

     
    Nota da Administração: A Bandeira foi encontrada nas Filipinas e entregue ao Sensei por um dos alunos Americanos - Bandeira da rendição do Japão nas Filipinas





    General Akira Obara e Sensei no Evento 




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br