Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    30-out-2017

    Kaiseki Ryori no Rio 2



    "A presença do Sensei me motivou bastante no treino, nunca havia treinado ou feito algo com tanto empenho e foco. A energia no Dojo tava explosiva!!!" Paes - Tijuca
    Quando eu vou, “boto fogo” mesmo!


     



    "Arigato gozaimassu Sensei! É reconfortante e inspirador ver o cuidado e atenção que o Sensei nos dispensa. Me senti abraçado e mais do que nunca um membro dessa família chamada Niten. 
    Arigato gozaimassu Sensei e até o próximo encontro." Colonessi - Tijuca
    Cuidado e atenção não faltarão aos futuros chefs do Kaiseki Ryori (CS - 27/set. Kenjutsu: Kaiseki Ryori)







    "Ohayou Gozaimasu

    SHITSUREI SHIMASSU
    Para os mais novos como eu, via de regra recebemos informações de todos os lados do que representa o GASHUKU.
    Confesso que mesmo adulto fui apreensivo, preocupado em fazer certo da primeira vez, porque essa era regra no mundo corporativo que vivia. Entretanto, assim que pus os pés no dojo, todas estas preocupações caíram. Experimentei a compreensão e a disposição em ajudar de todos, principalmente dos mais antigos, alguns deles também novos no NITEN, mas mais antigos que eu.

    Vivi intensamente cada momento do dia, observando a postura e o espírito de guerra dos companheiros no Kenjutsu e instruções a todo o tempo. Todos nós estávamos ali para aprender novas técnicas e aprimorar as já recebidas. É cansativo? - sim, mas ao final acabei me sentindo um vencedor, mesmo sem ter lutado ou apresentando o quase nada que sei de forma diferenciada ou que merecesse algum destaque.

    Praticamos os Katas, observei a postura dos demais Senpais, do Coordenador Wenzel, aprendendo, sempre aprendendo. Mas sem dúvida o momento mais emocionante para mim foi quando enchi o peito de coragem e no momento de almoço, me dirigi ao SENSEI, fiz o cumprimento que me ensinaram e perguntei se poderia me aproximar. Disse que me sentia honrado em estar ali com ele, recebendo novas instruções e correções dadas pelo próprio SENSEI, e pedi que ele autografasse o SHINHAGAKURE2 que estou lendo. Agora vejam vocês! “... Ele levantou-se veio até mim e não só autografou como trocamos duas ou três palavras. Senpais, aquela pessoa possui uma energia que te atinge como um raio, não importa qual a sua crença ou opção religiosa, conversar com o SENSEI foi como recarregar todas as baterias ao mesmo tempo e em 220V. Disse para ele que mesmo durante o curto período de afastamento minha mulher me incentivava todo o tempo dizendo..."você precisa voltar, quando você volta dos treinos você volta diferente - radiante..." - provando o bem que fazem os treinos, os momentos de concentração, a atividade conjunta e os momentos de ouro. Não é um campeonato que as pessoas buscam placas ou medalhas, mas buscam evolução crescimento espiritual, principalmente, mas físico também

    Outra experiência maravilhosa foi vê-lo, o SENSEI, circulando ativo porém sereno, entre as fileiras sem acepção de pessoas ajudando e orientando a todos nos exercícios que praticávamos, com tranquilidade e paciência. 
    Obrigado por me permitirem estar neste meio e juntos beber desta fonte.
    Sayounara" Ramalho – Unidade Niterói
    Shin Hagakure: o livro que todo bom chef precisa ter para preparar o sofisticado Kenjutsu combate 

    27-out-2017

    Kaiseki Ryori no Rio 1



    "Não tem uma melhor sensação do que treinar aos olhos do Sensei, olhos treinados por muito tempo, olhos que passam orgulho, determinação e foco, olhos serenos que não param um segundo de mostrar kiai a sua volta, olhos que são como uma ferramenta de lapidação que já sabe todos os pontos onde transformar uma pedra em uma escultura, olhos que nunca vão te abandonar quando estiver seguindo o caminho do budô
    Sensei arigato" Soares
    Nem uma pitada a mais, nem a menos é que fazem a diferença em um prato de excelência.
    Seria um sacrilégio deixar passar o cozimento.



     


     
    "Este foi o meu primeiro Gashuku. Ao chegar no dojo Tijuca (Rio), senti uma energia que eu nunca havia sentido antes. Tão forte, tão sincera, que seria impossível não notar. Já nos primeiros minutos eu percebi que tudo que eu havia aprendido nos 3 meses de Niten estaria a prova. Percebi que o objetivo principal não era garimpar a matéria prima que estava dentro de mim, mas sim, lapidar o que eu já tinha de mais valioso. Conhecer o Sensei Kishikawa foi uma honra! Ter a oportunidade de receber correções, conselhos e sorrisos tanto do Sensei, quanto dos sempais de outras unidades foi um verdadeiro presente para o meu corpo e alma. Arigatô gozaimashitá sensei, sempais e todos do Niten por estarem na minha vida. E que o carbono se torne, um dia, um reluzente diamante! " Portilho - Juiz de Fora
    Normalmente nos sentimos colocados à prova quando entramos em torneios e competições .
    Ter este sentimento em um gashuku (treino intensivo) é sinal de comprometimento com o Caminho.




     

     
    "Konbanwa Sensei! Shitsurei shimassu!
    Importante a participação em um gashuku tão rico em detalhes e temperos. O banquete foi posto à mesa, e pudemos revisitar desde os kamaes básicos até os mais complexos, fundamentos do Iaijutsu em katas de diversos estilos.
    Para o grande chefe, existem muitas nuances de cheiros, texturas, cores e sabores que podem fazer de uma receita comum, uma experiência sublime. No gashuku, o Sensei apresentou um leque de possibilidades, caminhos e segredos. A experiência foi rica e o convívio com os colegas do RJ foi coroado com um ótimo treino e uma divertida confraternização.
    O refinamento da percepção geral do combate começa pelo ouvido. Não cometer erros que nos impeçam de avançar e, também, sempre que possível, aproveitar o banquete de técnicas.
    Arigato Gozaimashita! Sayonara!" Ivan - Juiz de Fora
    Ter um leque de possibilidades na aplicação de técnicas e posições nada mais eh do que respeitar a individualidade do praticante.
    Submetê-lo a aplicar apenas uma delas é, em poucas palavras, “matar o artista” que existe em cada um.
    Longa vida ao banquete de técnicas!


     

     

    "Konbanwa, Sensei!
    Shitsurei shimasu,
    Neste gashuku, como em todos os outros, os ingredientes principais estavam presentes em todos os pratos do dia: a intensidade do físico, a vontade de progredir, o olhar atento aos detalhes e correções de Sensei e Senpais, a sabedoria e brilho dos diamantes, além de outros não menos importantes.
    Porém, um ingrediente se destacou em suas notas de sabor, presente em todos os pratos de forma especial neste evento: a alegria!
    Desde o embarque da comitiva de Juiz de Fora, passando pelas conversas na viagem, os katas, lanches, a companhia dos colegas no gashuku, o preparo das armas, as trocas de ideias, o vivenciar das correções conjuntamente, suando ao mesmo calor de combate, o birudo e o retorno. Tudo isso, desta vez, em uma degustação de uma perspectiva um pouco mais experiente, foi possível apreciar com mais nitidez este ingrediente tão caro, a alegria, em todos os momentos, em cada garfo, cada prato, cada pegada no caminho.
    Doumo arigatou gozaimashita, Sensei, por nos ter proporcionado este Kaiseki Ryori*.
    Sayounara!" Durval - Juiz de Fora

    Há 25 anos, quando fundei o Niten,Prometi a mim mesmo que não prepararia a mesma receita “academia de Samurais .
    Seria desta vez, um prato revolucionário, um “templo de Samurais”.
    Aqui, a ambição dá lugar à alegria.



     

     

    "Domo arigatou gozaimashita Sensei, por vir ao Dojo e nos prestigiar com sua presença. Cada palavra que o Sensei dizia, cada sorriso que o Sensei dava, cada movimento que fazia me energizava, me mantinha mais animado para tentar realizar cada ensinamento. Acho que foi uma das poucas vezes que saí de um treino tão puxado e intenso e ainda assim possuía energias pra continuar, continuar a ajudar a arrumar o dojo por completo, continuar a ir ao birudô com o Sensei, me divertir muito e a continuar ao caminho de casa que nesse dia nem parecia cansativo." Miron - Botafogo
    Cancelei minha ida ao Japão devido aos recentes confrontos políticos na região (Coréia do Norte) e optei então fazer o que me faltava: apertar meus alunos do Rio de Janeiro. As palavras deste aluno me confirmam que eu tomei a decisão certa.
    “Degustar” cada posição de luta (kamae) é compreender a essência de cada uma delas e a de seu fundador.
    Comer com pressa será além de desperdício total, um grande malefício à saúde.




     
    * Kaiseki Ryori = (Café com Sensei de 27-set. Kenjutsu: Kaiseki Ryori)

    25-out-2017

    Musashi no Brasil!

    Na minha última viagem ao Japão, reencontrei Musashi Sensei.
    Desta vez, o furacão Lan quase impediu o reencontro, mas deu tudo certo, e pude visitar o castelo de Kumamoto, que no último ano foi parcialmente destruído pelo terremoto, e ainda não estava totalmente restaurado.
    Musashi Sensei estava muito bem de saúde, isto pude constatar na degustação do Kaiseki Ryori no salão privado.
    Entre vários assuntos, como o início do Niten Ichi Ryu nos Estados Unidos e o 1º Encontro Pan Americano lá, convidei-o a vir, no ano que vem, para o evento mais representativo de todos os tempos, no que tange ao combate samurai: o 1º Torneio Mundial de Kenjutsu, em outubro de 2018.
    Musashi Sensei demonstrou muito interesse, mas devido à idade avançada (434 anos), acabou declinando do convite com estas emocionantes palavras:
    "Os katas e o combate, apesar de distintos, não podem ser separados, e o Kenjutsu Combate faz esta liga. Continue perpetuando o nosso legado samurai!"
    E assim, antes de encerrar nossa refeição, tomou um gole de sake, mirou bem nos meus olhos e disse:
    "Enviarei meu sucessor, Yoshimoti Kiyoshi Soke, para me representar neste evento tão importante. 
    Que meus alunos apresentem ao mundo o melhor do combate samurai!"



    21-out-2017

    16º TBEK - Resultados




    Resultados do 16º Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô



    KENJUTSU YOYONEN
    5 até 10 anos


    1º - Ouro
    Menino - Santo André
    Guilherme - Santos
    Luciano - Ana Rosa

    2º - Prata
    Rebeck - Ana Rosa
    Maximilien - Ana Rosa
    Leonardo - Ana Rosa




    KENJUTSU INFANTOJUVENIL
    11 até 13 anos


    1º - Ouro
    Tiago - Vial mariana
    Raphaella - Santos
    Kevin - Ana Rosa
    Kazuo - Vila Mariana
    Puig - Vila Mariana

    2º - Prata
    Takemitsu - Ana Rosa
    Ichiro - Ana Rosa
    Dimitri - Ana Rosa
    Murilo - Campinas




    KENJUTSU JUVENIL
    14 até 17 anos


    1º - Ouro
    Torres - Campo Grande
    Miki - Vila Mariana
    Cunha - Vila Mariana

    2º - Prata
    Cindy - Vila Mariana
    Theo - Santos
    Freire - Campo Grande

    3º - Bronze
    Takeo - Santo André
    Masako - Ana Rosa
    Rodrigues - Santo André

    3º - Bronze
    Nishihara - Campinas
    Isadora - Santos
    Schuster - Campinas




    KENJUTSU
    Sem Bogu


    1º - Ouro
    Alexi - Itaim

    2º - Prata
    Monica - Santo André




    KENJUTSU FEMININO


    1º - Ouro
    Toshi - Sumaré
    Dias - São José dos Campos

    2º - Prata
    Cindy - Vila Mariana
    Miki - Vila Mariana

    3º - Bronze
    Ana Lucia - Vila Leopoldina
    Isadora - Santos
    Masako - Ana Rosa

    3º - Bronze
    Mariana - Santos
    Luciana - Vila Mariana
    Kaory - Jundiaí




    KENJUTSU SENIOR

    1º - Ouro
    Batalha - Campinas
    Lucio - Ana Rosa
    Vermaas - Campinas
    Neubauer - Itaim

    2º - Prata
    Impieri - Rio de Janeiro
    Cesar - Guarulhos
    Guimarães - São José dos Campos
    Souza - Ribeirão
    Carvalho - Santos




    KENJUTSU MASCULINO
    0 - 5º Kyu


    1º - Ouro
    Cuomo - Ana Rosa
    Pereira - Sorocaba
    Verzine - Ana Rosa
    Kaiser - Ana Rosa
    Uyeda - Ana Rosa
    Esteves - Sumaré

    2º - Prata
    Nomura - Botucatu
    Guimarães - São José dos Campos
    Rodrigues - São José dos Campos
    Luis - São José dos Campos
    Fiusa - Sumaré

    3º - Bronze
    Dalla Pria - Tatuapé
    Tadeu - Guarulhos
    Seara - São Paulo
    Neubauer - Itaim
    Luz - Sumaré

    3º - Bronze
    Akio - Ana Rosa
    Tengan - Ana Rosa
    Rocha - Itaim
    Assano - Vila Leopoldina
    Ikuta - Itaim

    KENJUTSU MASCULINO
    4º Kyu e acima


    1º - Ouro
    Silva - Itaim
    Gilberto - Ana Rosa
    Melo - Vila Mariana
    Ruy - Tatuapé
    Peter - Rio de janeiro

    2º - Prata
    Marques - Sumaré
    Massao - Sumaré
    Meloni - Sumaré
    Ekman - Sumaré
    Amargos - Sumaré

    3º - Bronze
    Danilo - Campinas
    Holschuh - Campinas
    Guilherme - Campinas
    Batalha - Campinas
    Fernando - Campinas

    3º - Bronze
    Estevão - Butantã
    Donegá - Ribeirão
    Guerreiro - Ribeirão
    Neves - Santos
    Siqueira - Santos




    JOJUTSU
    1º - Ouro
    Marques - Sumaré/Massao - Sumaré
    Rocha - Itaim/Fiusa - Sumaré
    Dalla Pria - Tatuapé/Freitas - Tucuruvi

    2º - Prata
    Bernardo - BH/Guilherme - Campinas
    Suzuki - Ribeirão/Souza - Ribeirão
    Emilio - Sorocaba/Albuquerque - Tatuapé

    3º - Bronze
    Danilo - Campinas/Holschuh - Campinas
    Silva - Itaim/Batalha - Campinas
    Peter - Rio de Janeiro/Ana Lucia - V. Leopoldina

    3º - Bronze
    Toshi - Sumaré/Paiva - Tucuruvi
    Tengan - Ana Rosa/Gilberto - Vila Mariana
    Todesco - Sorocaba/Arcieri - Santo André
    Takeo - Santo André/Roger - Santo André




    IAIJUTSU
    0 - 5º Kyu


    1º - Ouro
    Silva - Itaim
    Nishihara - Campinas
    Schuster - Campinas
    Fernando - Campinas
    Assano - Vila Leopoldina

    2º - Prata
    Neves - Santos
    Hada - Santos
    Theo - Santos
    Hideaki - Ana Rosa
    Levi - Santos

    3º - Bronze
    Akio - Ana Rosa
    Torres - Campo Grande
    Oshiro - Campo Grande
    Ichiro - Ana Rosa
    Luciana - Vila Mariana

    3º - Bronze
    Arcieri - Santo André
    Trombetti - Ana Rosa
    Dalla Pria - Tatuapé
    Verzine - Ana Rosa




    IAIJUTSU
    4º Kyu/acima


    1º - Ouro
    Albuquerque - Tatuapé
    Ana Lucia - Vila Leopoldina

    2º - Prata
    Gilberto - Ana Rosa
    Ruy - Tatuapé
    Takemitsu - Ana Rosa

    3º - Bronze
    Paiva - Tucuruvi
    Holschuh - Campinas

    3º - Bronze
    Siqueira - Santos
    Midori - Ana Rosa
    Toshi - Sumaré








    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br