Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    19-jun-2018

    110 anos de Imigração Japonesa – 18 de Junho de 2018

    Neste fim de semana no Gashuku realizado no Coopecotia fui abordado por uma proeminente professora de Softball de Atibaia.
    Ficou emocionada ao saber de minha presença e que ainda haviam descendentes de Japoneses dispostos a preservar a nossa cultura apesar dos tempos. 
    Imigração 110 Anos. Niten 25 Anos.
    Podemos dizer que o Niten já faz parte desta grande história, não???

    Arigato a todos! 




    "A imigração iniciou-se com a embarcação Kasato Maru com 781 japoneses. Hoje, no Brasil, temos a maior comunidade nipônica fora do Japão.

    Quero homenagear a todos imigrantes que tiveram a coragem de largar o seu país e vir para um lugar tão distante, com hábitos estranhos, comidas inéditas e modo de vida tão diferentes.

    Homenagear, principalmente, minha família, que veio na década de 60. Tiveram uma vida muito dura, muitos sacrifícios, muitas lágrimas, muita forme, muito desespero, mas nunca desistiram.

    Eles praticaram o TAN REN*  no seu dia a dia. Superaram cada obstáculo com muito esforço, com muita garra. E, é essa coragem, é esse TAN REN que eu busco. É no exemplo dos meus familiares que eu encontro força, determinação para enfrentar todas as dificuldades que a vida nos impõe.
     
    Hoje, parte da minha família está retornando ao Japão, como imigrantes brasileiros tentando uma vida melhor no Japão. É com muita tristeza que eu vejo essa debandada, pois é desistir de um País que foi construído pelos imigrantes de todas as raças. Estão desistindo de todo o esforço e luta que foram conquistados pelos nossos antepassados... É uma pena...

    Vejo no Sensei, no NITEN, uma esperança... Há um esforço gigantesco do Sensei, em trazer o melhor da cultura nipônica, adaptando ao modo de vida dos brasileiros.
    Vejo no Sensei o TAN REN dos antigos antepassados, e o respeito profundamente por nos presentear com esse exemplo.


     
    O bebê sou eu, YUMI, a brasileira que está com os seus pais e avó, os imigrantes japoneses.
    Arigatou gozaimashita" 

    Yumi
    Unidade Rio de Janeiro



    *TAN REN = Termo abordado nos Momentos de Ouro que se aproxima de Garra, Resiliência etc








     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br