Retornar para últimas postagens
Nos tempos atuais é raro alguem continuar com uma atividade por mais que 2 anos.
Aqui nós temos um exemplo de perseverança, resiliencia.
Cristina continuou o caminho do Samurai, sendo mulher e mãe por 20 anos
Imagino que não tenha sido fácil toda essa tragetória.
Com perseverança vai aos dojos levando a tradição samurai para muitos alunos e alunas, com sua simpatia e alegria ensina sobre tradição, Kenjutsu e sobre o que é essencial há vários anos nos muitos Dojos que coordenou, leva tambem Hannah a sua filha mais nova e acompanha o seu marido Wenzel.
Este é o caminho para a familia ser feliz.
Quando a família descobre o que é essencial será uma família feliz.
Omedetou Cristina
Sensei
Numa cerimônia singela mas carregada de significados para a comunidade nikkei, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu, no último dia 9, a Cerimônia de Entrega do 63° Prêmio Paulista de Esportes. O evento tem como objetivo homenagear atletas e dirigentes que contribuiram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do esporte no pais.
Neste ano o prêmio na categoria KOBUDÔ homenageou a Senpai Cristina, Coordenadora do Niten no Rio de Janeiro.
Matéria publicada ontem 15/Jul no Jornal Nippak
Clique para ampliar
Consul Geral Adjunto do Japão Sr. Akira Kusunoki e Sensei Jorge Kishikawa
Sensei Jorge Kishikawa com o Sr.Hasegawa, homenageado do Kendo
O Sensei foi orientador do homenageado
Após o cerimonial, a tradicional Erdinger com o Sensei
Subir a montanha e encontrar Diamantes é uma benção dos Deuses.
Sábio será aquele que optou por esta alternativa.
Acomodado será aquele que teima em ficar no chão.
Sensei
"Poder subir a montanha estar com meu mestre e poder escutar suas palavras, observar as técnicas e ser ensinado diretamente não tem preço.
Ainda mais com um Momento de Diamante tão especial como foi esse, tive o privilégio descobrir segredos sobre Musashi Sensei na qual eu não tinha nem noção.
Vou com certeza reler o Gorin No Sho com outra perspectiva.
Só tenho que ser muito grato ao Musashi Sensei por ter sido um grande samurai e ter colocados tantas pessoas no caminho do Bushidô e também ao Sensei por continuar a propagar o que é mais essencial na vida."
Perazzini (Dojo Brasília)
Unidade Brasília no Gashuku - Perazzini ao centro, ao lado do Sensei Jorge Kishikawa
Leia mais sobre "Subir a Montanha" no SHIN HAGAKURE Vol. 1 - Pags. 44 e 45
Livro do Sensei Jorge Kishikawa
"Uma vida produtiva terá aquele que encontrar o essencial e uma vida desperdiçada aquele que ignorar o essencial"
Sensei
"O que é essencial?
A exemplo dos grandes mestres, o Sensei coloca o desafio no ar e dá ferramentas para uma possível resposta. No NITEN o trabalho duro e a felicidade andam juntos. Treinar e treinar e depois treinar mais um pouco, até que os pensamentos se apaguem completamente e reste apenas aquele “golpe que sai”, sem precisar de nenhum cálculo ou raciocínio, que sai automático, dentro da melhor técnica do NITEN, como resultado do treino árduo. Este golpe preciso é essencial.
Se Katás, kihons, keikos, ou seja, a superação dos limites do corpo fazem parte do caminho. Também a sabedoria é o alimento necessário à alma para se chegar ao essencial. Assim, nos Momentos de Diamante, o Sensei falou sobre Musashi Sensei e de como nós do NITEN temos a sorte de ser guiados por esse grande homem, que poderia ter sido um dos grandes Shoguns do Japão. Tivemos a sorte de encontrá-lo em nosso caminho para iluminar nossos passos. Miyamoto Musashi Sensei nos mostra, pela prática, o que é essencial. Destacou-se em todas as áreas e é saudado, até os dias atuais, como o mestre da espada e artista da vida.
No final da noite, ao me deitar para o merecido descanso ao lado do Pazinato, meu filho, senti uma enorme gratidão por tudo o que fizemos no dia: gratidão pelos treinos, gratidão pelos ensinamentos, pelos Senpais e Coordenadores que conheci, dentre eles Senpai Joel Correia, Senpai Tadeu, Senpai Wenzel, com o qual eu nunca tinha conversado antes. Também fiquei muito grato ao Senpai Shindi, nosso Corrdenador de Curitiba, e ao Senpai Adriano, um exemplo de Samurai, ambos no Gashuko.
Como o dito pelo Sensei “o essencial é encontrar o essencial”. Para tanto, deve-se trabalhar duro, aproveitar a felicidade que a jornada cumprida nos trás e agradecer ao NITEN pela oportunidade do caminho. O Gashuko de Agosto com certeza me aproximou do que é essencial.
Domo arigatou Sensei Jorge Kishikawa.
Arigatou Gazaimashitá!"
Amintas - Dojo Curitiba
Hoje 06 de agosto, relembramos Hiroshima.
Escolhi a imagem abaixo para lembrar que jamais devemos perder a esperança.
O essencial é não perder o essencial.
Sensei
Aula a céu aberto