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Após uma hora e meia de luta em Suyo ryuSereno, tranquilo e determinado
" No se le permitia levantar entre cada kata, seiza y pararse, repeticion tras repeticion, sin levantarse, esto es Shugyo, solo se trataba, de ver si se rendia, entonces, fue que pude ver en Sensei el Dragons que vive em la Montaña
(CS - Dragon que vive en la Montaña) .
Quiero decir en estas lineas que el 12 soke de suyo,Katse Yoshimitsu fue tan rigido con Sensei, que no lo dejaba levantar.Sensei tenia que continuar, una tras otra las sequencias de Suyo ryu con saltos y enseiza, nunca levantarse.Una hora y media...
Vi en su cara, el cansancio, sudor y dolor, pero de ninguna manera se rindio.
Mas tarde, un alumno que estaba ese dia, tambien amigo de la infancia de Katse Sensei, dijo que en 50 años de entrenamiento, nunca vio dar tamta atencion y esfuerzo a alguien. Este alumno comento que muy pocas veces Katse sensei se levanta para enseñar a sus alumnos, lo cual fue diferente para con O Sensei.
Pude ver, que apesar de la limitacion fisica, katse Sensei a toda hora estaba de pie y apretaba a O Sensei.
O Sensei no existe, solo el dragon.
Domo arigato gozaimashita Sensei " - Flavio Fontana (Unidade Buenos Aires)
(não se permitia levantar entre cada Kata*, seiza* e pular,
repetição atrás de repetição, sem levantar, isto é Shugyo*,
só se tratava de ver se me rendia, sem levantar,
então é que pude ver no Sensei o Dragão que vive na Montanha(CS - Dragão que vive na Montanha) .
Quero dizer nestas linhas que o 12º soke* do Suyo, Katse Yoshimitsu foi
tão rigoroso com o nosso Sensei que não deixava O Sensei
levantar. E Sensei tinha que continuar uma após outra as seqüências de
Suyo ryu com saltos e seiza* e nunca levantar. Uma hora e meia...
Vi em sua face suor, dor e cansaço, mas de maneira nenhuma O Sensei se
rendeu.
Mais tarde vim a descobrir de um aluno que esteve neste dia, um
de infância de Katse Sensei que nunca viu nestes 50 anos de treino ele
dar tanta atenção e esforço a alguém. Este aluno disse que raríssimas
vezes, Katse Sensei levanta para ensinar os seus alunos, o que foi o
contrario com o nosso Sensei. Vi com os meus olhos que, apesar da
limitação fisica, Katse Sensei a toda hora estava de pé e se esforçava
em apertar O Sensei
O Sensei não existe. Só o Dragão existe.)
"En uno de los dojos* de practica Japones, preguntaron para O Sensei
, que
era lo que tenia escrito en la funda de su Katana (ja fue comentado en los momentos de
oro*), estabamos en un descanso entre practica y practica, O Sensei miro
para ellos y respondio con calma, leyendo lo que estaba escrito por el en
su katana, ellos no entendieron el significado de la frase y quedaron
desconcertados.
Es interesante ver, que aprendemos con O Sensei, lecciones profundas que no se aprenden ni en Japon..."
(Em um dos dojos* de treino no Japão, perguntaram para O Sensei, o que estava escrito na
bolsa de sua Katana (já comentado nos momentos de ouro*), estávamos numa pausa durante a pratica, O Sensei
fitou-os e explicou com calma, lendo o que estava escrito, eles não entenderam o significado da
frase e ficaram confusos.)
Interessante ver que aprendemos com Sensei, lições profundas que não se aprendem nem no Japão...)
A frase enigmática do Sensei
Monte Fuji 3776 metros de altura, el orgullo de todo Japon, hermoso, no
alcanza esta palabra para poder describir esta maravilla de la
naturaleza
formas, son los dragones que cuidan la montaña, dice O Sensei.
Entrenamiento por la mañana de Iai Suio ryu Iai Kempo, Sensei comenzo
a hacer los katas y la exigencia fue en aumento, no se le permitia
levantar entre cada kata, seiza* e pular, repeticion tras repeticion, sin levantar, esto es
shugyo, solo se trataba de ver si se rendia, entonces es que pude ver en Sensei el
dragon que vive en la montaña.
A mitad de entrenamiento de Suio ryu Iai, mi dolor de piernas era cada vez mayor, estuve practicando Sekiguchi ryu anteriormente lo que influyo mas y mas cada vez en una forma de fuego dentro de las piernas,entonces fue que pude percibir lo que el dragon sintio.
(Monte Fuji 3776 metros de Altura, o orgulho de todo o Japão, Fabuloso,
não alcança esta palavra o poder de descrever esta maravilha da natureza!
Quando se observa o Monte Fuji pode-se ver algumas nuvens com formas,
são os Dragões que cuidam da montanha, disse o Sensei.
Treinamento pela manhã de Iai Suyo Ryu Kempo, Sensei começou
a fazer os katas e a exigência foi aumentando,
não se permitia levantar entre cada Kata, seiza* e pular,
repetição atrás de repetição, sem levantar, isto é Shugyo,
só se tratava de ver se me rendia, sem levantar,
então é que pude ver no Sensei o Dragão que vive na montanha.
Na metade do treinamento de Suyo Ryu Iai, minha dor nas pernas era cada vez maior,
estive praticando Sekiguchi Ryu anteriormente o que influiu mais e mais,
cada vez em forma de fogo dentro das pernas,
então pude perceber o que o Dragão sentiu.)
Flavio Fontana
O Dragão que vive na Montanha
"O Sensei dice que ahora estamos entrando en la estacion de otoño aqui en Japon, estacion de la Luna iluminada, por eso se come Botamochi mirando la luna.
Sensei enseño hoy la tradicion de Botamochi, es un dulce de forma redonda con interior de dulce de arroz y por fuera dulce de poroto azuki, muy rico, dicen que se come a la luz de la luna llena, aca en el puerto de Japon, experimente esto sentado pensando si no es todo un sueño estar aqui, nos separan tantos kilometros de culturas diferentes, pero la luna, la luna es una sola, solo que aqui se ve mas redonda e iluminada.Domo Arigato Gozaimashita Sensei pelas ensenanzas"
(O Sensei disse que agora estamos na estacão de outono aqui no Japão, estação da lua iluminada, por isso se come Botamoti apreciando a lua.Sensei ensinou hoje a tradição de Botamoti, é um doce de forma redonda com interior de doce de arroz e por fora doce de feijão azuki, muito gostoso, disse que se come na lua cheia, aqui num porto do Japão, experimentei isto sentado pensando se ano é todo um sonho eu estar aqui, nos separam tantos quilômetros de culturas diferentes, mas a lua, a lua é única, apenas aqui se vê mas redonda e mais iluminada.
Domo Arigato Gozaimashita Sensei pelos ensinamentos)
Flavio Unidade Buenos Aires
"Entrenamiento de Hyoho Niten Ichi Ryu, Kata sassen semejante al tren bala (CS - Kata Trem Bala)
, velocidad, precision, todo debe estar equilibrado hasta en el ultimo detalle, al igual que el funcinamiento de este tren.
Tren bala, una maravilla del Japon moderno.
Sassen, una maravilla del Japon antiguo."
"velocidad, precision, todo debe estar equilibrado"
"Hoy en el entrenamiento de la manana en Shugio de Japon, practique los katas con O Sensei, y tuve la oportunidad de verlo hacer katas a una velocidad increíble, como el tren bala que recorre debajo del mar un trayecto en 4 minutos, imaginen ir del centro de Bs. As a Ezeiza o de Villa Mariana a Guarulhos en 4 minutos
Asi era el movimiento de la espada en manos de O Sensei: impresionante."
"Não conhecia o Instituto Niten. Aprecio muito a Cultura Japonesa
, pratiquei karatê até faixa preta e por minha falha a mais de 4 anos não treino. Em 2004 comprei em uma loja de Campinas-SP, O Livro do Samurai de Yamamoto Tsunetomo HAGAKURE e o seu livro SHIN HAGAKURE. Somente agora consegui ler os dois. Agradeço muito a oportunidade de poder ler e aprender sobre, honra, costumes, dignidade e coragem, como o sr. mesmo disse, época que isso está cada vez mais difícil de ver. Essas duas sombras são sem dúvida nenhuma sensacionais, eu estava e estou precisando muito ler sobre essa divina vida que foi e que é a do Samurai. Tenha toda certeza que para mim e a todos que estou os indicando, vai ser muito útil para toda nossa vida. Não tenho palavras para agradecer e parabenizar pelo seu maravilhoso trabalho. Agradeço a Deus por ter oportunidade de ler e saber que existe pessoas maravilhosas que acredita e passa seus ensinamentos." Agradecendo Valmir Lorencini Macedo
No Instituto Niten, se treina com a kodachi, “espada menor”, pois ela é importante durante o combate.
Os antigos falavam de uma técnica chamada Muto Dori, Mu = “Sem” + to = “espada” e Dori = “Pegar”, ou seja, “pegar o adversário sem a espada” ou “conseguir lutar sem a espada”. Desse modo, o samurai não dependeria apenas do tamanho da espada para vencer um combate.
O treino com a kodachi contribui para os alunos enxergar o adversário mais de perto e observar o combate com outra perspectiva, pois são capazes de antecipar e até mesmo prever os movimentos do adversário. Com isso, despertarão o Shingan, “olhos do espírito”.
Ao despertá-lo e melhorá-lo com a prática, os alunos não serão tão dependentes da parte física e técnica no combate, mas sim, do espiritual e mental, o que o tornará bem mais eficaz.
Muto dori
O hasso (CS - Consideracoes sobre o Hasso) que comentei no ultimo dia é uma forma de combate ostensiva que requer daquele que o executa, uma boa dose de coragem e audácia.
Bem como uma tropa que esta prestes a invadir o campo inimigo, exige de todos os soldados muita coragem
É comumente conhecida como a forma da árvore por lembrar um pinheiro de regiões inóspitas e selvagens.
Tenha uma ideia do que trata:
hasso, o kamae do pinheiro
O Hasso é uma postura ou posição de combate, Kamae, conhecida como “Postura da Árvore” ou “Postura da Madeira” em que se levanta o braço direito e a espada fica reta com a sua ponta para cima.
Acho-o muito interessante, pois está presente de alguma forma em quase todos os estilos de combate. Estilos que adotaram esta postura ao introduzi-la nos seus treinamentos na forma de katás. Em meus treinamentos, tenho verificado que o combate com o Hasso é bem mais complicado do que se imagina devido à dificuldade de se atacar. Ela é uma posição muito ofensiva e, até certo ponto, agressiva e intimidadora, entretanto, durante o combate contra um adversário, ela é mais difícil de ser aplicada do que outras. A experiência mostra, por exemplo, que se deve lançar dois ataques seguidos para se vencer o combate.
Se o Hasso é tão difícil de ser utilizado em combate, por que será que influenciou os katás de quase todos os estilos de combate? Esta é uma boa questão para refletir enquanto treinamos.
"kata de 700 anos pode auxiliar na busca da resposta"