Últimas postagens:
Quando o mestre Gosho Motoharu foi dispensado, o Sr. Imai Masayuki , ainda sem assimilar os ensinamentos por completo, continuou a treinar, porém, de forma autodidata. Em 2003, em um ato sem precedentes, de maneira extraordinária e controversa, decretou que a partir de sua sucessão, não existiria mais Sokes do estilo e sim "representantes", indo contra toda a tradição de há 500 anos. Desse modo, portanto, mudando toda a história da linhagem, o que gerou uma grande decepção, na época, não apenas por parte dos praticantes do Hyoho Niten Ichi Ryu, mas também dos outros estilos de tradição.
Feito isso selecionou três representantes para a 11ª Geração do estilo. Foram eles: mestre Kin Chin, um dos discípulos do 8º Soke, mestre Aoki Kikuo, enquanto este esteve em Taiwan; mestre Kiyonaga Fumiya, filho do 9º Soke e Sr. Iwami Toshio, discípulo do Sr. Imai Masayuki. Entretanto, em 2004, o mestre Kiyonaga Fumiya, o mais importante dos três representantes, teve aos 50 anos morte súbita. Em 2005, o Sr. Imai Masayuki também veio a falecer , mas deixou antes, a beira da morte, um manuscrito citando Iwami Toshio como Soke do estilo, o que deixou muitos dos praticantes inconformados...
A linhagem do estilo iniciou-se ainda no século XVI com Miyamoto Musashi e passou por várias gerações até chegar a 9ª Geração do estilo. Em 1967, o 9º Soke do estilo, mestre Kiyonaga Tadanao se mudou por razões profissionais da cidade de Kumamoto, até então a sede do estilo, para a cidade de Usa e, assim, a linhagem tradicional passou a ser sediada em outra cidade. O mestre Kiyonaga Tadanao foi discípulo do mestre Aoki Kikuo, o 8º Soke. Quando este faleceu, havia duas pessoas que poderiam sucedê-lo: o próprio mestre Kiyonaga Tadanao e o mestre Gosho Motoharu. Na época, mestre Gosho Motoharu recusou o título de 9o Soke devido ao pouco tempo que dispunha por sua atribuição profissional. Preferiu permanecer Shihan, o mestre dos mestres, responsável pela parte técnica do estilo e detentor do Menkyo Kaiden, a graduação mais alta do estilo Hyoho Niten Ichi Ryu, por conhecer todas as técnicas do estilo Hyoho Niten Ichi Ryu.
Entretanto, mestre Kiyonaga Tadanao teve morte súbita. Seu filho, Kiyonaga Fumiya era um dos únicos que poderia sucedê-lo e o mestre Gosho Motoharu se prontificou a ser o seu tutor e passar todos os segredos do estilo. Porém, por ainda ser jovem e cursando a universidade, tanto ele próprio bem como a sua mãe, recusaram o convite, visto que par ser Soke demandaria muito custo e tempo (para representar o estilo em ocasiões onde se exigisse) . Desse modo, se procurou uma pessoa que se voluntariasse a ser o 10° Soke do estilo. Seu nome era Imai Masayuki. Apesar de não ter graduação alta, se prontificou a ser o sucessor, e assim foi feito, pois o Soke não precisa necessariamente possui-lo( um dos exemplos disso é o estilo Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu). Imai continuou aprendendo com o mestre Gosho Motoharu , dispensando-o em seguida, mesmo sem ter recebido o Menkyo Kaiden .
O Hyoho Niten Ichi Ryu é o estilo de kenjutsu desenvolvido por Miyamoto Musashi através de sua grande experiência nos mais de 60 duelos que lutou sem jamais ser derrotado e a profunda percepção da vida que conseguiu. Em japonês, significa “Estilo de Dois Céus como Um", uma referência direta às famosas técnicas de duas espadas do estilo.
O mestre Yoshimochi Kiyoshi é o 12º Soke, sucessor, do Hyoho Niten Ichi Ryu Seito. Seito significa “tradicional”. Foi reconhecido como Soke pela Federação de Kendo do Japão em cerimônia realizada no Templo de Oita ao receber o bokuto, a espada de carvalho vermelho que se acredita pertencer a Miyamoto Musashi. Na cerimônia, foram feitas várias apresentações dos katas do estilo. Neste evento, mestre Yoshimochi Kiyoshi deixou claro a sua vontade em transmitir as gerações futuras o verdadeiro legado do estilo.Ou seja, sem deturpações
Miyamoto Musashi (1584-1645)
O SUCESSOR DE MIYAMOTO MUSASHI
"TRANSMITIR AS TECNICAS VERDADEIRAS PARA A POSTERIDADE"
Cerimonia da Sucessão em Oita com a entrega do bokken* de Musashi
O Sr Yoshimoti para Soke do Niten Ichi Ryu Seito
No dia 17 de janeiro foi realizada a Cerimonia da Sucessão ao 12º soke no estilo Hyoho NIten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi no templo shintoista de Usa ao Sr. Yoshimoti Kiyoshi,(61anos) menkyo kaiden* do estilo.
Ate o 8º sucessor a transmissão se deu na provincia de Higo, Kumamoto.
De acordo com os membros do estilo , o 8o soke, Aoki Kikuo , com o intuito de preservar os katas do Niten Ichi Ryu transmitiu os ensinamentos ao Sr. Kiyonaga Tadanao (viria a ser o 9º soke ) e ao Sr. Gosho Motoharu (que veio a ser o tutor do soke).
A presente cerimonia vem do 11º soke Kiyonaga Fumiya .
O sr Yoshimoti é 4º dan em kendo e 7º dan em iaido. Aprendeu o Niten ichi Ryu desde a sua adolescência, recebendo o menkyo kaiden em 1998.
A cerimonia ocorreu em frente a Pedra da Sucessão , com aproximadamente 80 participantes .
O bokken foi entregue pelo presidente de Federação de Kendo de Oita ao Sr. Yoshimoti
" Pretendo treinar bastante com os meus alunos e transmitir o Niten ichi Ryu verdadeiro para as próximas gerações".- finalizou o Sr. Yoshimoti.
O evento fechou com demonstrações de Duas Espadas e outras do Niten ichi Ryu feitos pelo Sr. Yoshimoti e seus alunos.
A Cerimônia de Sucessão foi transmitida pela tv japonesa da província de Oita (OBS News) e que deixo aqui no nosso Café.
Tradução by Midori e Numa Supervisão by Jorge Kishikawa
Aprecie.
Finalizo Assim a galeria de fotos do Torneio
https://niten.org.br/extras/eventos/9tbik/mais-fotos
Resultados do 9º Torneio Brasileiro de Kobudô:
KENJUTSUKENJUTSU 3º KYU E ACIMA1º- Numa - São Paulo 2º- Yamashita - Campinas 3º- Teixeira - Belo Horizonte 3º- Bispo - São Paulo HONRA AO MÉRITO Kuhn-Brasília KENJUTSU SENIOR 1º- Oguri - São Paulo 2º- Bhering - Brasília 3º- Élcio - São Paulo 3º- Del Rio - Rio de Janeiro HONRA AO MÉRITO Numa-Sp KENJUTSU 5º/4º KYU 1º- Massao - Guarulhos 2º- Silva - Manaus 3º- Tessari - Ribeirão 3º- Ventura - SJRP HONRA AO MÉRITO Ivan-Buenos Aires KENJUTSU 6º KYU MASCULINO 1º- Oguri - São Paulo 2º- Maik - Guarulhos 3º- Tonon - Belo Horizonte 3º- Ulisses - Franca HONRA AO MÉRITO Cardoso-SJRP KENJUTSU 7º KYU MASC. 1º- Apoena - São Paulo 2º- Kimura - São Paulo 3º- Vital - São Paulo 3º- Osmar-Guarulhos HONRA AO MÉRITO Mendonça-Sjrp KENJUTSU 0 KYU MASC. 1º- Bonfin - Manaus 2º- Radha - São Paulo 3º- Rausch - Belo Horizonte 3º- Arias - Franca HONRA AO MÉRITO Kiefer-Rj KENJUTSU INICIANTES SEM BOGU 1º- Fábio-Campinas 2º- Murilo-Guarulhos 3º- Fábio-Sorocaba KENJUTSU 5º KYU E ACIMA FEMININO 1º- Fernanda-Rio de Janeiro 2º- Laura-São Paulo 3º- Karina-São Paulo KENJUTSU 6º KYU FEMININO 1º- Ana Tomita-São Paulo 2º- Midori-São Paulo 3º- Simone-Sorocaba 3º- Carina-Sorocaba HONRA AO MÉRITO Patricia-Campinas KENJUTSU 0-7º KYU FEMININO 1º- Laura-Belo Horizonte 2º- Renata-S. J. Campos KENJUTSU INF.ANTO-JUVENIL 1º- Ariel-Argentina 2º- Bruna-São Paulo 3º- Iwasaka-Guarulhos 3º- Camara-Guarulhos HONRA AO MÉRITO Yannis-São Paulo KIR JOVEM KENJUTSU INFANTIL 1º- Sakamoto-São Paulo 2º- Emi-São Paulo 3º- Yoshimitsu-São Paulo | IAIJUTSUIAIJUTSU 5º KYU E ACIMA1º- Kimura- São Paulo 2º- Gilberto-São Paulo 3º- Danilo-Campinas 3º- Fugita-São Paulo HONRA AO MÉRITO Sartori - Belo Horizonte IAIJUTSU 6º KYU 1º- Brito-São Paulo 2º- Arruda-São Paulo 3º- Apoena-São Paulo 3º- Silva-Manaus HONRA AO MÉRITO Cadu-Brasília IAIJUTSU O-7º KYU 1º- Yamashita-Campinas 2º- Ulisses-Franca 3º- Carina-Sorocaba 3º- Schues-São Paulo HONRA AO MÉRITO Felipe-S.J.Campos JOJUTSU 5º KYU E ACIMA |
"Dias 15 e 16 de maio foram os dias que ocorreram o 9°Torneio Brasileiro Individual de Kobudo, em Ribeirão Preto, e mais uma vez vários Samurais de diversas localidades puderam cruzar espadas, cruzar experiências e cruzar suas própria vidas. Este torneio me proporcionou uma nova sensação, o maravilhamento completo, pude rever meus colegas e mais do que isso, meus amigos, esta para mim foi a parte mais importante, que, ao meu ver, tornou este torneio mais similar a um grande treino, não porque não tenha levado extremamente a sério as competições, mas porque não passava por meu coração nenhum traço de nervosismo ou ansiedade, o que pode me proporcionar uma maior integração com o grupo do Niten, este grande dojo de um só coração.
Pessoalmente devo dizer que minha relação com a unidade de Ribeirão é mais estreita, afinal, é a cidade que minha avó mora, por isso, já visitei a unidade várias vezes, tal proximidade me fez entrar numa grande felicidade, afinal, como minha segunda unidade, minha segunda casa, fiquei muito contente do torneio ser recebido em Ribeirão, o que por si só já causava muita felicidade nos alunos de Ribeirão chegando até a transbordarem isso às faces. Não somente a emoção, o incentivo que recebi dos Senpais e do Sensei, além do aprimoramento técnico e pessoal já tornaram este evento ímpar, algo comum nos eventos promovidos pelo Niten.
Quero ressaltar um momento que para mim foi muito especial, o momento do narabe, quando o Sr. Fuji, um dos convidados de honra expressou sua emoção como decendente de japones, eu, secretamente quase deixei cair minhas lágrimas, como que em sintonia com o Sr. Fuji. Por ter presenciado este momento, mais uma vez me foi confirmado o quanto a nossa luta é importante, não só como um marco histórico para o Japão e para o Brasil, mas como a promoção de um meio de vida e de valores quase esquecidos, porém muito essenciais ou nosso mundo. Afinal, nós do Niten não somente somos brasileiros, japoneses, argentinos e chilenos, nós somos SAMURAIS! Somos irmãos em armas! E acho que posso dizer em nome de todos que, vale a pena lutar por isso!
Arigatou Gozaimashita ao Sensei!
Arigatou Gozaimashita ao Senpai Donegá!
Domo Arigatou Gozaimashita a TODOS!"
Sayounara, Drawin - Niten Belo Horizonte
Vamos relembrar os bons Momentos com a melodia oficial dos torneios do Niten.
Dê o play abaixo do Título.
https://niten.org.br/extras/eventos/9tbik