Últimas postagens:
No fim de semana estive em Buenos Aires para comemorar o 2° ano de aniversario da Unidade Niten, a nossa primeira no exterior.
Confesso que nunca imaginei que lá fosse tão calor (32 graus!), tamanha a minha ignorância. O que eu costumo ouvir é sempre "vem uma corrente fria pelo sul do país " ou que " está a menos 5 graus" e so coisas "friiiias".
Fizemos a abertura da Caminhada Marcial, evento organizado pelo Jardim Japones, entidade que abriga um lindo pavilhão aos moldes do Kinkakuji de Kyoto com uma ampla área de jardim japones. Este pavilhao, de dois andares sobre uma área de aproximadamente 900m2 , suponho eu, foi o palco de apresentações neste final de semana de várias modaliadades de budô japonês, com um público estimado em 500 pessoas.
A nossa modalidade, o Kobudô, foi representada pelos alunos da Unidade Buenos Aires, além de um dos coordenadores mais antigos, Joel, de Porto Alegre.
Fui entrevistado pela revista local e obviamente tive que responder as perguntas mais óbvias : o que mais me impressionou em Buenos Aires.
-O calor.
E "o que mais te gusta en la Argentina" (o que mais gosta na Argentina):
E como todo "turista" encantado, respondi:
-A beleza das mulheres, o alfajor e, claro, o churrasco argentino!
O que deixou o repórter extremamente satisfeito.
Meus caros, na sexta, após falar daqueles que infelizmente não despertaram para os os olhos da Verdade, e por assim dizer, o Caminho da Espada, alguns não se deram por satisfeitos e lançaram a mim a seguinte pergunta:
-Então o que é despertar para os olhos da Verdade?
É NÃO correr atrás de títulos em campeonatos nem "se matar" para ser aprovado em exames de graduação. O que é uma realidade incotestável em várias modalidades no Brasil, no mundo e no Japão.
"Se matar" significa também dar vida, tempo e dinheiro para as organizações que regem estas modalidades. Sacrificando a si e toda a família para preencher os requisitos da "federação", passando os domingos e alguns a vida inteira em prol de reconhecimento e títulos.
É triste ver jovens ambiciosos "pisando" em velhinhos e estes,já sem o poder, entregando os seus últimos anos de vida a federações etc, só para obterem reconhecimnento...
Hoje é um dia especial para a nossa familia Niten: chegamos no Pacífico.
Acaba de desembarcar no Aeroporto Internacional do Chile um dos coordenadores do Instituto Niten, para promover o I Seminário de Kobudo nos dias 24 e 25 deste mês. Estarão lá , além dos nossos alunos de Santiago e Mendoza, todos os simpatizantes da cultura Samurai do Chile.
É a família Niten
Unindo do Atlântico ao Pacífico, sem fronteiras
Índios, negros, brancos e amarelos.
É a Espada que dá a Vida
Em Abundância!
Pessoal, como foram de Carnaval?
De minha parte, foram dias maravilhosos.
Comi, bebi, dormi, curti e descobri.
Sim , descobri mais uma que vai para o nosso treino "kuden".
O "kuden", como o próprio nome diz, se refere as técnicas ensinadas verbalmente, e nunca de forma escrita. São passados para os discípulos de confiança. É uma cultura que existe nos grupos que têm tradição: arte do chá, zen, arte da caligrafia, da dança e outros. Em suma, toda a arte no Japão que tem história (pelo menos 200 anos) e é norteada por uma filosofia de vida, em um Caminho (Do), os mestres passavam os ensinamentos secretos somente aos discipulos de confiança que seriam os sucessores do referido estilo.
Foi com a naginata. O nome desta técnica será denominada de "peixe-lanterna"...
"Mais uma luz no final do tunel."
Apesar de Carnaval, o nosso pessoal estava lá*: todos com garra.
Principiantes, veteranos , iai, kenjutsu e jo.
Desde manhã, trabalhando o corpo e a mente.
Foi um dia quente aqui em Sp (33º!) , mas não tirou o ânimo de ninguém. Eu mesmo enxarquei todo o kimono.
Só não vamos nos esquecer de curtir o carnaval. Esta alegria de dar inveja aos japoneses e europeus , e que os primeiros chamam de Kaanibaru .
Só no Brasil!
Bom Carnaval a todos!
*nota do editor: "lá" é o treino de sábado de manhã, 9h30 às 11h30 na unidade Faria Lima,São Paulo, Capital