Últimas postagens:
“Lembro-me de que quando era criança, gostava de brincar de pirata e de achar tesouros ”enterrados" em ilhas misteriosas
Muitos anos depois, já adulto, parece que finalmente achei meu primeiro baú do tesouro, não em uma ilha, mas no alto da serra.
O Sensei havia prometido mais um Momento de Diamante neste último Gashuku (treinamento intensivo), mas a verdade é que foram vários momentos de diamante, um verdadeiro "Baú do Tesouro", que acho que nem o famoso pirata "Barba Negra" ouviu falar.
O Momento de Diamante anunciado na programação já foi de intensa riqueza, demonstrando a história do Presidente de uma grande empresa automobilística, que colocou a humildade como chave do sucesso de sua carreira, algo para refletir muito, pois a humildade exige um grande desprendimento, principalmente quando se trata de alguém que poderia ter tido qualquer cargo no começo da carreira, graças ao seu diploma.
Mas não parou por aí. Outro diamante surgiu quando o Sensei deu seu próprio exemplo de ter chegado ao estado de Mu(Vazio) em plena situação de exaustão física, conseguindo fazer seu treino de Iai com muito mais precisão após horas de "Light*".
*Light: Denominação dada pelos alunos à Sequência mais intensa e exaustiva de exercícios praticada no Kenjutsu no Instituto Niten.
Atendendo aos pedidos de mais perguntas que temos recebido desde a publicação do Café Soke
SOKE E SHIHAN (MENKYO KAIDEN) 1
Uma das maiores confusões a que está sujeito o Ocidente - e muitos japoneses - é de que Soke e Shihan têm o mesmo significado.
Quem pensa desta forma, está totalmente errado.
"Soke": Formados pelos ideogramas "principal" e "família", são indivíduos que, praticantes ou não, foram nomeados pelos seus antecessores, representantes da escola a que pertencem. Consanguíneos ou não em relação ao fundador, exercem, em palavras simples, funções comparáveis aos dias atuais à de "presidente ou representante oficial de uma organização" perante a sociedade em geral.
"Shihan": exige do indivíduo uma habilidade técnica superior a de todos os outros, pois será aquele que conduzirá as aulas e o futuro da referida escola. Deve possuir o certificado de Menkyo Kaiden ou Menkyo. Ele pode conceder certificados de Shihan, Menkyo Kaiden e Menkyo, atestando a maestria de um indivíduo, para ser reconhecido pelas gerações futuras.
Em poucas palavras: O Mestre.
Importante saber que cada estilo tem a sua forma em se tratando de sucessão. Por exemplo, o Suiyo Ryu Iai Kenpo tem o Soke e Shihan em uma única pessoa (Katsuse Yoshimitsu), bem como o estilo de Miyamoto Musashi, o Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu (Yoshimochi Kiyoshi) e outros. Por outro lado, o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu tem o Soke (Iizasa Yasusada) e Shihan (Otake Risuke) em pessoas distintas.
Ao praticante, interessa saber, desde que busque o aprendizado sem distorções ao longo do tempo, se o seu Shihan tem um certificado legítimo de Menkyo ou Menkyo Kaiden. Isto porque existem os ilegítimos.
Caso contrário, pode se dizer que estará praticando uma técnica falsa e incorreta.
Certificado do Niten Ichi Ryu onde lê-se Shihan Gosho Motoharu outorga o titulo de "Menkyo Kaiden" ao Sr . Kishikawa Jorge
Recebi mensagem hoje sobre o nascimento de uma samurai do Niten.
Mais do que me alegrar pelo
Enquanto que possivelmente a maioria relaxaria o nó do guerreiro, como é comum em casos como este, ele, ao contrário, amarrou o seu elmo para vir a guerra.
Pois ele sabe que a "guerra" da qual falo, não é a do Niten. É a dele próprio.
Este sabe que, a partir de hoje, não terá sossego por 50 anos...
"Ohayou gozaimasu Sensei,
Muito mais que uma forma de lazer, o Niten é um grande construtor de caráter e virtudes. Diferente de outros “esportes”, a filosofia aprendida durante os treinos, se extrapolada para o nosso dia a dia, tem o poder de desbloquear o potencial humano.
Observando os alunos do KIR Jovem e convivendo um pouco com os filhos do Sensei, percebi isso nitidamente. São crianças diferentes com muita energia, alegria, são prestativas e sinceras.
Nesse mês de novembro nasceu a Olivia, que irá aprender todas os valores e virtudes para se tornar uma pequena samurai do Niten.
Eu não iria para o Gashuku, mas suas palavras me fizeram refletir sobre o que é ser um samurai moderno.
Estarei aí!
Arigato gozaimashita."
- Dangelo (Unidade Curitiba)
Olivia segurando a katana
10 Anos de Niten na Argentina
Sonho que se tornou Realidade
Desta vez, o treinamento foi focado no Kishikawa Ryu Iaijutsu
Detalhes, comprometimento e garra , aqui, são diferenciais exigidos para aqueles que buscam ser imbatíveis no combate.
Não.
Nada de estético.
Nada de "Do".
Nada de demagogia.
O que importa é o puro combate. Pois o "Do" (Caminho) não pertence a ninguém.
Por que o "Do", o Caminho, depende é de cada um.
O Do é de todos.
"A convivência com o Mestre é algo que não pode ser descrito com palavras, por mais que nos esforcemos. É como tentar explicar
O aprendizado é contínuo e marcado em cada instante, exigindo atenção verdadeira a cada detalhe. Dos momentos mais inusitados vem grandes lições do Sensei. Particularmente me marcou muito a lição do Bogu. Enxerguei como temos que estar preparados para Compaixão, tanto quanto para o combate, resultando no verdadeiro desapego. Mesmo no calor da batalha, devemos nos preocupar com aqueles que precisam de nossa ajuda, ter a visão ampliada e estar disponível para ajudar. Merecidas flexões que valeram muito mais do que a vitória, que é transitória frente o direcionamento para o que realmente importa. Essa foi apenas uma das lições que tive o privilégio de aprender e trazer pra minha vida, buscando ser uma pessoa melhor.
A evolução apresenta-se nas mudanças que sofremos, as vezes dolorosas do treinamento exaustivo e Shiais apertados, na superação dos nossos limites físicos, mentais e espirituais. Escutar o "Gokurosama" nos brindes dos bons vinhos, ver o sorriso de todos, olhar uma imensa família feliz ao redor da fogueira, caminhar ao orvalho iluminado pela lua faz se materializar o Caminho Vivo que nos tira da mesmice mesquinha do mundo e nos faz quebrar todas as barreiras da língua, cor, idade e tantas outras ilusões; unindo-nos numa corrente forte de felicidade e contemplação."
"A convivência com o Mestre é algo que não pode ser descrito com palavras"
"Seguir nossas vidas com propósito e sentido"
"O aprendizado é contínuo e marcado em cada instante"
"Dos momentos mais inusitados vem grandes lições do Sensei"
"devemos nos preocupar com aqueles que precisam de nossa ajuda"
"Mesmo no calor da batalha"
"ver o sorriso de todos"
"olhar uma imensa família feliz ao redor da fogueira"
"unindo-nos numa corrente forte de felicidade e contemplação"
Hora de brincar, brincar.
Hora de treinar, treinar
Isto é Niten.
Este sou eu!
"Se isso não fosse suficiente para tornar esses dias inesquecíveis, ainda tivemos os treinos com o Sensei na Unidade Recoleta, em Buenos Aires.
No primeiro treino, na quinta-feira a noite, colocamos o bogu e suamos muito em um treino que para mim certamente ficará na lembrança, pois tive a chance de fazer o Light com o Sensei, e posso dizer que foi algo inacreditável.
Quando o Sensei atacava, sentir aquela energia que parece não ter fim vindo como uma avalanche impossível de frear!
Foi algo que eu fico extremamente grato pela chance de presenciar. " - Sá (Unidade Ana Rosa)
"Mas algumas coisas ficaram marcadas nestes dias de comemoração como a participação do Sensei no treino intenso de bogu, no primeiro dia fazendo todos os exercícios junto com os alunos" - Alessandro (Unidade Porto Alegre)
"Era dia de Sol em Buenos Aires
E o céu esperava com alegria a realização de um encontro
O grande mais uma
E as cortinas azuis celestes se abriram infinitamente
Mundos diferentes porém unidos em uma corrente invisível
Que aqui só os sentidos e a visão mais pura pode ver…"
Chegamos!
A comitva em Porto Madero
"Estou Impressionado"
Sensei quase pescou uns bagres
Las Chicas em Porto Madero
Porto Alegre, São Paulo e Belém
Ribeirão, São Paulo e Argentina
Canhão usado nas Guerras das Malvinas - "Capitão" Sá e "General" Sensei
Unidos Venceremos
Canhão Antiaéreo usado para derrubar os aviões Britânicos nas Malvinas
Casa Rosada
Marcas de Canhóes e balas no Centro (Atentado contra a volta de Perón)
"O grande mais uma vez escutou a prece de um samurai"
Sensei e as diretoras do Museu etnológico após o Tour
Neste fim de semana, o Niten completou 10 anos na Argentina.
Foram, como sempre,
Historias incríveis, personagens, que em um futuro distante, se tornarão lendas e exemplos a serem lembrados por toda a família Niten fizeram parte de toda esta trajetória. Coisas que só acontecem no Niten...
A fim de celebrar esta grande historia, estive lá:
Gracias
As pessoas gostam de andar "nas alturas" ao invés de fincar o pé no chão.
Desperdiçam o seu tempo em praticas inúteis, leem livros que lhe tiram o tempo, navegam atrás de ilusões.
Esta aluna, anda nas alturas, literalmente, e aí é diferente. Certamente já enfrentou situações em que foram solicitados tudo de si. Riscos, intempéries, sorte, azar. Tudo que acontece no kenjutsu combate...
Veja como, mais uma vez, os Momentos de Ouro fazem a diferença para quem quer chegar ao topo da montanha e, é claro, não cair no precipício!
"Gostaria de compartilhar com vocês sobre minha experiência nos treinos desta semana.
Sou ainda iniciante, comecei a treinar em abril deste ano. A cada treino percebo que aprendo coisas importantes. Mas esta semana foi realmente marcante... No treino da segunda-feira, no dojo Ana Rosa, o treino foi praticamente de lutas. Eu havia entrado em lutas muito poucas vezes, talvez 3, e pude perceber o quanto o cérebro demora para entender o que está acontecendo! Mas isso com o tempo se resolve, com certeza. O interessante é que, numa luta com um Sempai, ele me disse: “você está muito preocupada em defender. Tem que atacar também!”. Tentei fazer o meu melhor para ir para cima do adversário, mas a lição maior não foi essa... Percebi o quanto faço isso no meu dia-a-dia. O quanto fico na defensiva, quando na verdade deveria ir “para o ataque”. Percebi também o quanto muitas vezes na vida real vou para o ataque, mas sem nenhuma estratégia.
No final do treino, o Sempai Gilberto falou sobre as energias das pessoas que estão lutando, e como cada um sente essa energia. Aquele que demonstra mais confiança, que não se deixa intimidar, que tem uma energia maior acaba se colocando numa posição de vantagem na luta, e invariavelmente ganha. E vice-versa. Perguntei, no final da aula, qual era a “solução” para o caso, e ele me respondeu que era a energia.
Que mesmo sendo iniciante, a energia deve ser toda colocada ali, na luta. Que não se deve intimidar... Entendi que deve-se ter consciência da habilidade física e técnica de cada um, e fazer o melhor a partir daí. Agradeci os ensinamentos e fui para casa.
No dia seguinte, estava treinando os katas com o Sempai Delfino, e ele me chamou a atenção sobre a energia... me mostrou o quanto a energia é um fluxo, hora estamos relaxados, ora nos armamos para soltar o golpe. Mostrou também que essa energia deve fluir até o final do movimento, e não se deve interromper esse fluxo, relaxar o corpo antes da hora exata. Continuei a fazer os katas com o Sempai, e a diferença foi gigantesca! Pude perceber perfeitamente esse fluxo... que descoberta!
Percebi também que, ao praticar com outros companheiros que provavelmente não perceberam isso, a execução era totalmente diferente. Acabei ligando essa percepção com as conversas do dia anterior, e o quanto essa energia é perceptível! Fiquei imaginando o que os mais graduados conseguem perceber!
No final do treino, o Sensei nos presenteou com um Momento de Ouro, que para mim foi o fechamento perfeito de tudo o que eu havia vivenciado nesses dois dias de treino.
Não me lembro perfeitamente da frase, mas era “aquele que sobe ao palco pode não entrar no quarto” (me desculpem por não saber as palavras exatas...). A explicação foi: você pode saber muito bem a técnica e ser muito bom nela, mas isso não quer dizer que você “entrou no quarto”, ou seja, que entendeu o espírito do caminho da espada.
Sei que estou ainda MUITO longe de saber sobre as técnicas, e muito mais longe de entender profundamente o espírito do samurai. Mas os aprendizados desta semana foram profundos, talvez porque não aconteceram de uma forma racional.
Foram aprendidos pela experiência, por sentir o que estava acontecendo naquele momento do treino. Sei que ainda muita coisa está por vir, mas fiquei muito feliz em ter vislumbrado esse pontinho de entendimento.
Agradeço de coração a todos do Niten, que me proporcionaram esses ensinamentos!
Arigatou gozaimashita!" - Lisete (Unidade Ana Rosa)
Lisete no Cho Oyu a sexta montanha mais alta do mundo.