Tag Egan2016_set Retornar para últimas postagens
HOKUSAI (A grande Onda de Kanagawa)
Durante o combate no Kenjutsu, temos que estar atentos
O Mugamae representa aquele mar, que de tão calmo parece com um lago. Mas sob sua superfície há uma corrente forte e assombrosa, que corre à procura de sua vítima. Aquele que por descuido, colocar os pés no lugar errado, será instantaneamente levado até suas profundezas abissais.
Mesmo se você tiver sorte de não cair na correnteza, a Grande Onda será implacável.
Não há como escapar ao Mugamae.
¨Sempre fui fã da conhecida xilogravura chamada "A Grande Onda de Kanagawa" do famoso mestre Hokusai que mostra alguns frágeis barcos sendo empurrados pela força descomunal das ondas.
Quando tive a oportunidade de treinar com o Sensei, (já que a derrota seria evidente), procurei esvaziar ao máximo a "xícara" na esperança de que pudesse aprender lições importantes daquele combate, e de certa maneira creio que consegui. Entrei sem a normal tensão de se lutar com o Sensei levando na mente o único propósito de não recuar durante o combate.
Alguns segundos depois, pude me sentir como os barcos da gravura, à total deriva nas imponentes ondas que me golpeavam. A cada avanço meu, era de imediato repelido por uma sequência de tsukis que me levavam para fora da área de combate, e pude sentir que nas ocasiões em que conseguia avançar era porque, pura e simplesmente o Sensei permitia que isso ocorresse.
Se me perguntarem quais os kamaes o Sensei usou durante a luta, eu diria que não sei… ou melhor, acredito que o Mugamae seja realmente isso, o total desapego com a forma que faz com que o combatente seja como as grandes ondas da ilustração.¨- Monitor Rocha (Unidade Ponta Grossa)
Musashi sensei (Miyamoto Musashi), escreveu em seu livro Go Rin no Sho
Uma das mãos deve estar livre, solta.
Assim como ambas devem empunhar, cada uma, uma espada.
O Niten é isto. É combate.
Ao treinarmos até a exaustão, vislumbramos o começo do caminho para ser imbatível.
Arigato a todos que estiveram no lançamento na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
Ouvi dizer que em altares budistas, colocam-se de praxe, duas velas : uma simbolizando a vida e a outra a morte.
De maneira análoga, o Shin Hagakure ficou com dois volumes : um para você viver intensamente e o outro para você morrer sem arrependimento.
Só depende da sua vontade!
Walter Ihoshi (Dep. Federal) e Victor Kobayashi (Presdente do Instituto Kobayashi)
-Takassaky Odoshi (Arcebispo da catedral Nikkyoji)
Massahaki Shimada (Assessor do governador Geraldo Alckmin)
Niten: Viver intensamente e morrer sem arrependimento. Banzai!!!