Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Niten no Jornal Tribuna do Norte

por Edmilson Silva - RN/Natal - 03-out-2011



Recentemente saiu no Jornal Tribuna do Norte um reportagem  sobre o crescimento das artes-marcias no Rio Grande do Norte.

E entre elas o Kenjutsu, e a chegada do Niten em Natal. 
Confira:


"...Artes Marciais chamam atenção pelo aumento de participantes

Outra modalidade esportiva que vem crescendo no Brasil e foi apontada na pesquisa como uma das que mais pode crescer nos próximos anos são as Artes Marciais. Um dos grandes fatores para o crescimento do esporte é a massificação que a modalidade vem conseguindo, graças as competições de MMA, ou Mixed Martial Art, que tem no Ultimate Fighting Championship (UFC), sua expressão máxima. Nomes como Anderson Silva, Vítor Belfort, Rickson e Royce Gracie, ajudaram a difundir as artes marciais entre os brasileiros. Jiu Jitsu, Judô, Karatê, são as principais modalidades de artes marciais praticadas no Brasil. Mas, o Kung Fu, Muay Thai, Greco Romana, são outras que vem crescendo nos últimos anos.

O presidente da Federação Kung Fu Tradicional do Rio Grande do Norte, Marcelo Sena, computa ao UFC, esse crescimento no esporte. "Com a divulgação do MMA no UFC no Brasil tivemos esta vantagem de poder mostrar para mais pessoas as artes marciais. O fato é que nos últimos evento que realizamos em nível de Nordeste, o número de atletas vem crescendo e a procura também", revelou Sena, que também é vice presidente da Liga Mundial Garra de Águia de Kung Fu, para a região Nordeste do Brasil. 

O crescimento na procura, de acordo com Marcelo Sena, vem acontecendo porque, no caso dos potiguares, as pessoas estão interessadas em disciplina e no cuidado da saúde. "São poucos que procuram as artes marciais para defesa pessoal.  A grande maioria procura o  esporte para disciplina e manutenção da saúde", disse.

A procura pelas Artes Marciais está crescendo tanto, que outras vertentes da modalidade estão chegando a Natal. Como é o caso do Kenjutsu.  No Brasil, o kenjutsu ficou conhecido, principalmente, através dos ensinamentos do mestre Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten, e que acaba de chegar ao Rio Grande do Norte "Natal foi escolhida, pois é uma das maiores capitais da região e possui bastante gente interessada na modalidade", explica Edmílson Silva, coordenador local. 

Para os treinos de combate, os praticantes contam com equipamentos de segurança que compreendem uma versão simplificada do que seria a armadura de um samurai compostos por bogu (armadura) e shinai (espada de bambu). Outro equipamento que também pode ser utilizado para lutar é o fukuro-jinai, construído a partir de várias tiras de bambu cobertas por um revestimento de couro. Tudo para obter maior precisão e golpear a partir de curta distância.

Hoje o Niten tem discípulos do kenjutsu e unidades em todo o Brasil "A idéia é expandir ainda mais pelo Nordeste, fortalecendo-o. Cidades como Maceió e Aracajú estão também entre nossas prioridades, lembrando que já existe um trabalho muito forte em Salvador, Recife e Fortaleza", completa Edmílson... "



Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br