Mural - Instituto Niten Brasília Ir para o Conteúdo

Mural Niten Brasília


Filme 'Os Sete Samurais'

por NitenDF - 24-mai-2016




Comentários dos alunos:

"Konnitchiwa, Shitsurei shimassu! 
assistir ao filme Os Sete Samurais foi para mim uma confirmação de tudo que venho aprendendo dentro do Niten! No filme é retratado muito bem os valores expressos pelo Sensei: Liderança, estratégia, generosidade, respeito, honra e principalmente o Bushido.
Arigato gozamashita pela oportunidade de mais um aprendizado! 
Sayonara
Werbete"
 
"Konnichiwa!
A chegada dos samurais, a liderança de Kambei e o esforço de toda comunidade para proteger a vila dos bandidos foi marcante. Os samurais foram corajosos pois demonstraram compaixão e altruísmo numa época de guerra, caos, egoísmo e desamparo. Reflete bem o quarto voto!
Arigatou Gozaimashita!
Sayounara!
Larissa"
 

"Konbanwa Senpai Patrick,
A coragem de ajudar o próximo foi o ponto mais importante no filme "Os Sete Samurais" realizado por Akira Kurosawa. Despir-se do egocentrismo e realmente olhar para o outro e ajuda - lo. 
 Sayonará! 
Scarlett "
 

"Konbanwa Senpai, shitsureishimassu
Primeiramente quero dizer que é um filme de excelente qualidade, o qual conseguiu demonstrar da melhor maneira possível como eram os samurais do período, aqui já posso estar me enganando, mas, imagino que quando se fala nos samurais antigos, têm-se a ideia de que todos, sem exceção, eram pessoas completamente virtuosas e de bondade infinta, contudo, o filme de Kurosawa desmistifica isso, onde aparecem, no filme, exemplos de samurais, fosse por orgulho ou qualquer outra coisa, não se dispunham a ajudar os aldeões, até se sentiam ofendidos com tal pedido de ajuda, em contrapartida, os sete samurais mostram que haviam homens dispostos a ajudar os necessitados. Além disso, também chamo atenção à representação de técnicas de kenjutsu e de iai, as quais conseguiram se aproximar muito das verdadeiras. Em suma, gostei muito de assistir esse filme comentado, tive uma percepção diferente da qual teria se tivesse visto sozinho.
 
Sayonara, arigatô gozaimashita  
Schwanz. "
 

"Konbawá Senpai Patrick, 
Shitsureishimassu,
Foi a primeira vez que assisti ao filme "Os sete samurais". Logo nas primeiras cenas do filme vemos que não é só mais um filme de luta e sangue para todos os lados, o Bushido está presente até por meio de olhares, do mestre ao aprendiz, ensinando sem dizer nada. Os ensinamentos mais importantes estão nos detalhes e pontos de vista menos óbvios, por isso foi muito bom poder assistir com a presença e comentários dos Senpais e Coordenadores e aprender com o olhar mais experiente deles. Arigatou Gozaimashitá pela oportunidade!
Shitsureishimashita, Sayounará, Arigatou Gozaimashitá,
Flores"
 

"Konbanwa Senpai Patrick e Senpai Silvana
De acordo com o filme ressalto como um ponto de reflexão o momento da busca e escolha dos samurais em que observamos uma clara diferença de postura e atitude dos samurais que aceitaram para com os que não aceitaram. O primeiro talvez movido pela compaixão e o segundo aparentemente pelo orgulho. Quem será que naquele momento estava mais ou menos certo? De acordo com as sete virtudes do samurai seria o que teve a compaixão não é mesmo?!    Bom, este momento nos faz compreender que mesmo sendo samurais precisamos estar sempre em alerta se estamos nos lapidando no caminho e seguindo realmente o Bushido.
Arigato Gozaimashitá pela grande oportunidade de mais ensinamentos tão valiosos!
Castelo Branco.



"Konbanwá Senpai Patrick
 O filme Os sete samurais mostra o quanto é importante a figura de um bom Mestre, ter bons exemplos principalmente para os jovens. Resgatar valores e virtudes esquecida nos tempos modernos.
 
Vendo o filme no Niten tive a oportunidade de aprender mais sobre Bushido e sobre essa cultura fascinante que a cultura do povo japonês.
 
Percebi o quanto o verdadeiro caminho é amplo e muito importante para mim e minha família. Ter a orientação do Sensei e dos Senpai nesta jornada nos garante a certeza de trilhar o Caminho da Disciplina em todos os sentidos.

Domo Arigato gozaimashita Sensei
Domo Arigato gozaimashita Senpai Patrick, Senpai Ricardo, Senpai Silvana e a todos da Unidade Brasília por me ensinarem tanto.
Domo Arigato gozaimashita Niten 
Benício"

Konbanwa Senpai, shitsureishimasu. 
 "Não por meio de palavras, mas pela própria ação, o filme Os Sete Samurais mostra que para enfrentar as injustiças é necessário estar disposto a se sacrificar. Kambei se desfez de seu símbolo de status, outros perderam a vida. Para ser benevolente é preciso ter muita coragem.
Honda - Brasília"
 
"Ohayo-gosaimassu, shitsurei-shimassu!
O que mais me impressionou no filme foi a primeira hora. O jeito como Akira Kurosawa apresentou cada personagem e suas motivações pessoais foi brilhante, completamente diferente dos filmes ocidentais. Principalmente os olhares que os personagens davam entre si. Sem dizer uma palavra, eles passavam uma mensagem importantíssima para outro personagem. 
Arigato-gozaimashita!
Sayounara.
Ghuilherme"
 
"Ohayo gozaimassu senpai, 
Na verdade, essa é a terceira vez que vejo o filme e sempre "aparece" algo novo. Ainda mais com os comentários dos senpais. Entretanto, as cenas que sempre me chamam atenção são as do cuidado que o samurai aprendiz (Katsushiro Okamoto) tem com o seu mestre (Kambei Shimada). Seja recebendo os samurais recrutados, seja encaminhando as mensagens de seu mestre aos outros samurais nos postos de comando. Exercício claro do segundo voto, ser útil ao mestre. 
 
Arigato gozaimashita,
Furtado. "
 

comentários  

Herlon - Unidade BrasíliaOs Sete Samurais retrata como esses guerreiros deixaram uma marca profunda na cultura japonesa e como suas ações e ideais devem ser reconhecidos, seguidos e praticados. No filme é possível observar uma sociedade assolada por conflitos, miséria e sem a presença do Estado, que contou com uma classe de guerreiros aguerridos para protege-los e incutir coragem para que as pessoas também se defendessem. Além disso, foi possível observar como as ações sinceras dos Samurais são guia para cultivar valores como compaixão, honra, coragem, justiça e sabedoria. Valores que são atemporais e fundamentais para o desenvolvimento individual e social.

Domo arigato gozaimashita, Sensei, pela oportunidade de aprender mais sobre o Bushido, por suas ações, perseverança e ideais que nos fazem crescer e sermos pessoas melhores.

Domo arigato gozaimashita, Senpai Patrick, por nos trazer as palavras e ensinamentos do Sensei, pela paciência e assim também nos fazer crescer no caminho.

Domo arigato gozaimashita, Senpai Silvana e Senpai Ricardo, por tudo que fazem para nos incutir o espírito Samurai e também pela paciência.

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaHai mina san,

Isso é Niten!! Não é somente um local aonde se aprende técnicas e curiosidades, mas sim aonde aprendemos a cultura samurai! Para quem foi pode perceber as sutilezas mostradas no filme, e reforçadas pelos nossos senpais e coordenadores! Só quem já assistiu um filme no Niten entende!

Não podemos perder os próximos!

Domo arigatou gozaimashita aos Senpais e so Sensei!



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Brasília
    (011) 94294-8956
    brasilia@niten.org.br