Mural - Instituto Niten Fortaleza Ir para o Conteúdo
imgcentral
Treino de Ikkaku ryu Jittejutsu (Gashuku Santos - Fev/2008)

Mural Niten Fortaleza


Gashuku com Senpai Fugita 2

por NITEN - 11-out-2013

Em setembro o Coordenador Fugita de São Paulo fez um tour pelo Nordeste promovendo Gashukus e Workshops nas unidades de Salvador, Recife, Natal e Fortaleza.
Abaixo deixamos um relato do senpai Fugita, e mais  fotos e relatos de alunos que  particiram do Gashuku.



" Cheguei no aeroporto de Fortaleza na quinta-feira de noite, logo após a chuva. Dormi naquela noite com a mente no sábado. Era a última parte da minha missão no nordeste, nada de afrouxar o nó.Fiquei surpreso pela presteza dos samurais cearenses. Me buscaram no hostel onde fiquei, e convocaram os alunos mais antigos que pudessem, para almoçar comigo. Confesso que levei um men. Além de almoçar, me acompanharam para visitar o mercado central e ainda, de lá, ver o pôr do sol na Ponte dos Ingleses. Ainda mais, me levaram para provar a melhor tapioca de queijo coalho da cidade e por fim, uma cerveja com a equipe que ajuda nos treinos de Fortaleza.De baterias carregadas para mais um fim de semana de Gashuku, começamos o sábado com um Sol de rachar a cuca. O treino foi intenso e, entre um copo de água e uma tomada de fôlego, ia percebendo a dificulade para treinar com equipamento nas terras cearenses. E mesmo com essa dificuldade a mais, encararam até o final. O grupo de Fortaleza é o maior do nordeste, e com esta atualização técnica, tem tudo para ficar mais forte ainda. E quem sabe, treinando firme, forjar os samurais mais resistentes das américas (ou deveria começar a dizer, do mundo?).São realmente, “vários Brasis”. Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza. Cada um com sua cultura, suas cores, seus cheiros, seus sons, seus sabores. Mas temos todos o Niten, que é o que nos une. Como elos da mesma corrente, como flores da mesma sakura.Além de chuva, espero ter trazido novas águas para o Nordeste. E que faça fertilizar o solo para um novo momento que virá. Um momento de metas nada modestas para o Sensei.

Gambatte, Nordeste!

Fugita





"Ter um Senpai conosco para dar um Gashuku é uma incrível oportunidade de avançar no caminho, e foi exatamente isso o que eu senti, um avanço no caminho. O espirito de luta do Senpai Fugita emanou em todos os que estavam ali presentes. Foi ímpar a quantidade de aprendizado que tivemos durante esses 2 dias de treino intenso.

Arigatou gozaimashitá Sensei,
Arigatou gozaimashitá Senpai Fugita,
Arigatou gozaimashitá aos Senpais de todas as unidades que mostram o poder do Método KIR no mundo".

Marco Araújo

 

"Este foi meu primeiro gashuku. Para mim, o termo ganhou o significado de: muito aprendizado em um curto espaço de tempo. Foi um gashuku veloz e preciso, assim como os golpes do Senpai Fugita. Estes dois dias serviram para me mostrar que, o que mantém o corpo em pé em meio aos desafios, é o espírito
.ARIGATO GOZAIMASHITÁ Sensei, por me permitir dar mais um passo no Caminho!
ARIGATO GOZAIMASHITÁ Senpai Fugita, pelos ensinamentos e pela dedicação nos treinos!"

Liege



"Desde o primeiro momento em que o senpai chegou até o cafézinho pra fechar o gashuku cada momento foi de muito aprendizado para mim e todos os alunos.Revendo as fotos é incrível perceber o koshi,o alcance e leveza da técnica,resultado de um shugyo de um ano e estar sempre perto de nosso mestre.Os birudos,o convivio,os treinos,os conselhos,os puxões de orelha estão todos bem guardados.Posso resumir o sentimento com um sonho que tive na primeira noite pós gashuku.Sonhei que estava numa escola muito bonita com nosso Sensei e voltava para as primeiras séries e encontrava muitos alunos e amigos de caminho.O caminho não é uma reta,devemos olhar pelos outros,rever conceitos e reaprender.O básico nunca me pareceu tão complexo,o complexo tão básico.Não entendeu?Vamos treinar!!!!
Arigato
Gozaimashita senpai,esses Dias ficarão em minha memória.
Arigato Gozaimashita Sensei e todos na ADM pela oportunidade."

Eder Neves





comentários  

Helano - FortalezaKonnichwa!

Tivemos neste último fim-de-semana (14 e 15/09) a honra e privilégio de receber em nossa Unidade Fortaleza, o Senpai Fugita, o
Fera dos Feras, campeão do maior shiai de Kobudo já realizado nos últimos tempos.
Foram dias de muito treinamento exaustivo e marcado pelo calor sempre presente! Não foram poucos os momentos nos treinos de
kenjutsu combate em que tive de tirar o Mem para poder respirar melhor e beber um pouco de água. Apesar disso, foi extremamente proveitoso!

Posso afirmar, sem erro, que este foi um dos melhores Gashuku que já participei. Justamente por seu programa variado e com grande
ênfase na revisão técnica e aprimoramento. Senpai Fugita com seu imenso cuidado, elevado esforço e infinita paciência nos orientou a
todos, à medida que ia revelando detalhes preciosíssimos por trás das técnicas. Com o decorrer das horas comecei a ter a sensação de que o Senpai Fugita nos tinha trazido, na verdade, um baú de tesouros que gradualmente ia revelando a cada momento, seja nos katas de Iaijutsu, Jojutsu, Niten Ichi Ryu ou mesmo na execução dos kihon e keikos de Kenjutsu.

Muito nos foi dado para estudar, refletir e praticar! Como é fantástico o caminho do Samurai!
Que todos nós esforcemos sempre para merecer mais e mais!
Durante os momentos de maior cansaço e uma certa agonia (devido à dificuldade para respirar), recitava mentalmente:
Bushido ni oite okure torimossu majiki koto! Era o meu mantra para me revigorar e perseverar.

Domo arigatou gozaimashita Senpai Fugita, por todo seu esforço, tempo e paciência!
Domo arigatou gozaimashita a todos na ADM que trabalharam para viabilização desse evento em Fortaleza!
Domo arigatou gozaimashita Sensei, por sempre pensar em nós e por mandar um de seus melhores samurais e pessoa de caráter
para nos orientar e ajudar!

Sayounara!

Edson - FortalezaMomentos antes da chegada do Senpai Fugita ao dojo batia aquela ansiedade indescritível. Mas me dei conta de que isso já acontecia desde o começo da semana. De qualquer forma, me sentia imensamente bem por estar presente entre companheiros de Bushido, tal qual uma família que é o Instituto Niten.

Por bem da verdade, o tempo corria nesses dias e a sede de conhecimento dilatara-se ainda mais nesses momentos tão preciosos.

Receber técnicas em kenjutsu aprimorando minha eficiência em combate foi tão incrível quanto observá-las em uso pelo Senpai Fugita no momento da demonstração. Não somente do Kamae que me é permitido utilizar, mas também dos seguintes, cada um tão eficiente quanto o outro. Pude observar o quanto o básico pode ser de tamanha eficácia. A vontade (e o que praticamente ocorria) era de não piscar os olhos por um mísero segundo que fosse, me mantendo atento aos mínimos detalhes!

Houve momentos em que a exaustão batia à porta, mas só me restava recusar que ela me vencesse, pois seguir até o fim do treino era uma vitória não só pelo treinamento, mas também pessoal. Devo valorizar e muito o tempo que um Senpai disponibiliza para dividir a gama de conhecimentos que possui. É inimaginável o quanto é possível ultrapassarmos nossos limites mantendo sempre nosso Kiai alto! A força que emana em combate, como ocorrera no momento do Kobudo, é de tirar o fôlego!

Os ensinamentos compartilhados pelo Senpai Fugita nesse Gashuku são, e sempre serão, considerados como presentes de valor incalculável, tanto em relação às técnicas com a espada como através de conversas conosco. Em momento oportuno, o Senpai Fugita abrira nossos olhos para nunca esquecermos o quanto o Sensei caminhou para tornar esses momentos possíveis, para nos guiar pelo caminho do guerreiro. Essa é uma lembrança que nunca esquecerei e manterei sempre um sentimento de gratidão eterna por poder fazer parte do Instituto Niten.

Gambate a todos para sempre trilharmos esse caminho que nos proporciona muito orgulho em ser um Samurai!

Domo arigatou gozaimashitá, Senpai Fugita!

Domo arigatou gozaimashitá, Sensei!

Sayounara

Edson Rodrigues



Retornar para últimas postagens

    Comentários   1 de 1

    Artur Nepomuceno - FortalezaEu acho Este instituto muito incrível, desde muitos dias ser um samurai, treinando por anos, e contribuindo com os deuses e samurais.

    -


    topo

    Instituto Niten Ceará
    (011) 94294-8956
    fortaleza@niten.org.br