Em setembro o Coordenador Fugita de São Paulo fez um tour pelo Nordeste promovendo Gashukus e Workshops nas unidades de Salvador, Recife, Natal e Fortaleza.
Abaixo deixamos um relato do senpai Fugita, e mais fotos e relatos de alunos que particiram do Gashuku.
" Cheguei no aeroporto de Fortaleza na quinta-feira de noite, logo após a chuva. Dormi naquela noite com a mente no sábado. Era a última parte da minha missão no nordeste, nada de afrouxar o nó.Fiquei surpreso pela presteza dos samurais cearenses. Me buscaram no hostel onde fiquei, e convocaram os alunos mais antigos que pudessem, para almoçar comigo. Confesso que levei um men. Além de almoçar, me acompanharam para visitar o mercado central e ainda, de lá, ver o pôr do sol na Ponte dos Ingleses. Ainda mais, me levaram para provar a melhor tapioca de queijo coalho da cidade e por fim, uma cerveja com a equipe que ajuda nos treinos de Fortaleza.De baterias carregadas para mais um fim de semana de Gashuku, começamos o sábado com um Sol de rachar a cuca. O treino foi intenso e, entre um copo de água e uma tomada de fôlego, ia percebendo a dificulade para treinar com equipamento nas terras cearenses. E mesmo com essa dificuldade a mais, encararam até o final. O grupo de Fortaleza é o maior do nordeste, e com esta atualização técnica, tem tudo para ficar mais forte ainda. E quem sabe, treinando firme, forjar os samurais mais resistentes das américas (ou deveria começar a dizer, do mundo?).São realmente, “vários Brasis”. Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza. Cada um com sua cultura, suas cores, seus cheiros, seus sons, seus sabores. Mas temos todos o Niten, que é o que nos une. Como elos da mesma corrente, como flores da mesma sakura.Além de chuva, espero ter trazido novas águas para o Nordeste. E que faça fertilizar o solo para um novo momento que virá. Um momento de metas nada modestas para o Sensei.
Gambatte, Nordeste!
Fugita
"Ter um Senpai conosco para dar um Gashuku é uma incrível oportunidade de avançar no caminho, e foi exatamente isso o que eu senti, um avanço no caminho. O espirito de luta do Senpai Fugita emanou em todos os que estavam ali presentes. Foi ímpar a quantidade de aprendizado que tivemos durante esses 2 dias de treino intenso.
Arigatou gozaimashitá Sensei,
Arigatou gozaimashitá Senpai Fugita,
Arigatou gozaimashitá aos Senpais de todas as unidades que mostram o poder do Método KIR no mundo".
Marco Araújo
"Este foi meu primeiro gashuku. Para mim, o termo ganhou o significado de: muito aprendizado em um curto espaço de tempo. Foi um gashuku veloz e preciso, assim como os golpes do Senpai Fugita. Estes dois dias serviram para me mostrar que, o que mantém o corpo em pé em meio aos desafios, é o espírito
.ARIGATO GOZAIMASHITÁ Sensei, por me permitir dar mais um passo no Caminho!
ARIGATO GOZAIMASHITÁ Senpai Fugita, pelos ensinamentos e pela dedicação nos treinos!"
Liege
"Desde o primeiro momento em que o senpai chegou até o cafézinho pra fechar o gashuku cada momento foi de muito aprendizado para mim e todos os alunos.Revendo as fotos é incrível perceber o koshi,o alcance e leveza da técnica,resultado de um shugyo de um ano e estar sempre perto de nosso mestre.Os birudos,o convivio,os treinos,os conselhos,os puxões de orelha estão todos bem guardados.Posso resumir o sentimento com um sonho que tive na primeira noite pós gashuku.Sonhei que estava numa escola muito bonita com nosso Sensei e voltava para as primeiras séries e encontrava muitos alunos e amigos de caminho.O caminho não é uma reta,devemos olhar pelos outros,rever conceitos e reaprender.O básico nunca me pareceu tão complexo,o complexo tão básico.Não entendeu?Vamos treinar!!!!
Arigato
Gozaimashita senpai,esses Dias ficarão em minha memória.
Arigato Gozaimashita Sensei e todos na ADM pela oportunidade."
Eder Neves
Helano - FortalezaKonnichwa!
Tivemos neste último fim-de-semana (14 e 15/09) a honra e privilégio de receber em nossa Unidade Fortaleza, o Senpai Fugita, o
Fera dos Feras, campeão do maior shiai de Kobudo já realizado nos últimos tempos.
Foram dias de muito treinamento exaustivo e marcado pelo calor sempre presente! Não foram poucos os momentos nos treinos de
kenjutsu combate em que tive de tirar o Mem para poder respirar melhor e beber um pouco de água. Apesar disso, foi extremamente proveitoso!
Posso afirmar, sem erro, que este foi um dos melhores Gashuku que já participei. Justamente por seu programa variado e com grande
ênfase na revisão técnica e aprimoramento. Senpai Fugita com seu imenso cuidado, elevado esforço e infinita paciência nos orientou a
todos, à medida que ia revelando detalhes preciosíssimos por trás das técnicas. Com o decorrer das horas comecei a ter a sensação de que o Senpai Fugita nos tinha trazido, na verdade, um baú de tesouros que gradualmente ia revelando a cada momento, seja nos katas de Iaijutsu, Jojutsu, Niten Ichi Ryu ou mesmo na execução dos kihon e keikos de Kenjutsu.
Muito nos foi dado para estudar, refletir e praticar! Como é fantástico o caminho do Samurai!
Que todos nós esforcemos sempre para merecer mais e mais!
Durante os momentos de maior cansaço e uma certa agonia (devido à dificuldade para respirar), recitava mentalmente:
Bushido ni oite okure torimossu majiki koto! Era o meu mantra para me revigorar e perseverar.
Domo arigatou gozaimashita Senpai Fugita, por todo seu esforço, tempo e paciência!
Domo arigatou gozaimashita a todos na ADM que trabalharam para viabilização desse evento em Fortaleza!
Domo arigatou gozaimashita Sensei, por sempre pensar em nós e por mandar um de seus melhores samurais e pessoa de caráter
para nos orientar e ajudar!
Sayounara!
Edson - FortalezaMomentos antes da chegada do Senpai Fugita ao dojo batia aquela ansiedade indescritível. Mas me dei conta de que isso já acontecia desde o começo da semana. De qualquer forma, me sentia imensamente bem por estar presente entre companheiros de Bushido, tal qual uma família que é o Instituto Niten.
Por bem da verdade, o tempo corria nesses dias e a sede de conhecimento dilatara-se ainda mais nesses momentos tão preciosos.
Receber técnicas em kenjutsu aprimorando minha eficiência em combate foi tão incrível quanto observá-las em uso pelo Senpai Fugita no momento da demonstração. Não somente do Kamae que me é permitido utilizar, mas também dos seguintes, cada um tão eficiente quanto o outro. Pude observar o quanto o básico pode ser de tamanha eficácia. A vontade (e o que praticamente ocorria) era de não piscar os olhos por um mísero segundo que fosse, me mantendo atento aos mínimos detalhes!
Houve momentos em que a exaustão batia à porta, mas só me restava recusar que ela me vencesse, pois seguir até o fim do treino era uma vitória não só pelo treinamento, mas também pessoal. Devo valorizar e muito o tempo que um Senpai disponibiliza para dividir a gama de conhecimentos que possui. É inimaginável o quanto é possível ultrapassarmos nossos limites mantendo sempre nosso Kiai alto! A força que emana em combate, como ocorrera no momento do Kobudo, é de tirar o fôlego!
Os ensinamentos compartilhados pelo Senpai Fugita nesse Gashuku são, e sempre serão, considerados como presentes de valor incalculável, tanto em relação às técnicas com a espada como através de conversas conosco. Em momento oportuno, o Senpai Fugita abrira nossos olhos para nunca esquecermos o quanto o Sensei caminhou para tornar esses momentos possíveis, para nos guiar pelo caminho do guerreiro. Essa é uma lembrança que nunca esquecerei e manterei sempre um sentimento de gratidão eterna por poder fazer parte do Instituto Niten.
Gambate a todos para sempre trilharmos esse caminho que nos proporciona muito orgulho em ser um Samurai!
Domo arigatou gozaimashitá, Senpai Fugita!
Domo arigatou gozaimashitá, Sensei!
Sayounara
Edson Rodrigues
Artur Nepomuceno - FortalezaEu acho Este instituto muito incrível, desde muitos dias ser um samurai, treinando por anos, e contribuindo com os deuses e samurais.
-