Mural - Instituto Niten Florianópolis Ir para o Conteúdo

Mural Niten Florianópolis


Convívio com o Sensei

por NITEN - 18-out-2013

Essa última semana, o Sensei mesmo em viagem com sua família, não deixou de tirar umas horinhas para treinar e conviver com os alunos de Curitiba e Florianópolis.
Abaixo estão os relatos dos alunos de Florianópolis,  Curitiba e Ponta Grossa:





Konbanwa Sensei, espero que o Sensei e famíla estejam bem.
Shitshureishumassu,

A cada visita que o Sensei nos faz, somos surpreendidos de maneiras diferentes.
Foi um treino intenso, com muitos Hidens, e orientações técnicas preciosas e com direito à um Birudo muito agradável e igualmente repleto de ensinamentos ao final.

Sensei, mesmo em um dia de férias com sua família e gripado, não esqueceu seus alunos, nos mostrando o carinho de um verdadeiro Mestre, ao nos dispensar a atenção, tempo e até a saúde  para nosso aprimoramento no Caminho. Isso nos motiva muito à continuarmos no Caminho, nos da forças para sermos sempre úteis ao nosso Mestre, leais e também agradecidos.


Uma das formas de expressarmos isso é, aproveitando ao máximo cada minuto ao lado do Sensei e não só isso, mas colocando verdadeiramente em prática o que nos é ensinado, não só da boca para fora, mas no coração.

Domo arigato gozaimashitá Sensei, por nos dedicar esse tempo e com grande honra para nós, nos receber mais uma vez em família.
Domo arigato gozaimashitá à família do Sensei, por dividir o Sensei conosco em um momento tão íntimo como as férias da famíla.

Sayounara

Ricardo - Ponta Grossa




 "Otsukaresamadeshita Sensei!

Nesta segunda-feira (14/10), alguns alunos da Unidade de Florianópolis foram até Bombinhas, cidade onde será realizado o Encontro de Coordenadores e Monitores.

O Primeiro evento que Sensei realiza depois de passar as férias com sua família, mas também durante as suas férias Sensei nos presenteou com uma oportunidade de sentar ao seu lado e de forma descontraída nos passar os Segredos do Caminho.

São momentos únicos, e indispensáveis para que é aluno no Niten, conhecer o seu Mestre, e conviver com ele, mesmo que sejam algumas horas, é uma injeção de KIAI. Sensei falou sobre vários assuntos; falou sobre o uso dos katas, como Niten Ichi Ryu, em combate, de como tem katas que atraem o adversário para determinado golpe, para daí ser pego em um golpe certeiro, já outros fazem o contrário. Com certeza o que se faz no Niten, é único, inovador e sobretudo carregado de tradição e disciplina.

Até mesmo nas conversar descontraídas Sensei conduz seus alunos, impressionante ver como ele conhece cada aluno, sabe seus pontos fracos, sabe a hora de apertar, acredita e cuida de cada um.

Sensei relatou que após o treino em Curitiba no sábado, antes de vir para Bombinhas, está com muita febre, e mesmo em nossa conversa estava com a garganta inflamada, mas Sensei estava ali com a gente, e se não fala nada, não saberiamos, na verdade Sensei falou isso, para entendermos que aquele momento era especial, pois ele abrirá mão de estar em repouso ou com a família, para estar com seus alunos.

Os Segredos do Caminho, estão nos exemplos, ao meu ver. Muito pouco ou quase nada vamos descobrir em livros, vídeos, etc, pois além de não conhecermos a fundo quem escreveu os livros também não sabemos o quanto essas pessoas apronfundaram-se no estudo do Kobudo.
Como Sensei diz, "viver intensamente", porque não temos tempo a perder, temos que treinar para acompanhar os Senpais e o Sensei.

Estando nessa segunda com Sensei, percebi que no Niten, encontramos a Técnica, a Filosofia e uma famlía, uma comunidade que se destaca na multidão por atos, pela ação!
Arigatogozaimashita Sensei por esses momentos e pelos Segredos compartilhados.

Shitsureishimasu,
Arigato gozaimashita"

Pierin - Unidade Florianópolis



 

" Onegai shimasu Sensei,

Durante a breve passagem do Sensei por Curitiba, tivemos a oportunidade de aprender sutilezas do caminho. Muitas eu ainda estou processando e espero que logo eu consiga entende-las (acredito que exista sempre um momento certo para isso).
Segue um breve relato sobre um dos ensinamentos que me chamou muita atenção.

Katas sinceros

Com a passagem do Sensei por Curitiba tivemos um incrível momento de ouro que ocorreu durante o treino. Foi apontada a diferença entre a forma e a eficácia das técnicas no Iaijutsu (arte de desembainhar a katana) e que podem ser aplicadas às outras modalidades.

Não devemos praticar os katas apenas por sua beleza e elegância, devemos buscar sua essência, imaginar o porquê eles foram criados. Muitas das técnicas que apreendemos no Niten foram passadas ao longo de gerações por mais de 700 anos. O real objetivo de quem as utilizava era simples: Sobreviver.

Mas para que treinar isso nos dias atuais se não estamos em guerra?

Claro que estamos em guerra. O mundo está cheio de pessoas sem foco, sem energia, sem vida. Temos que lutar para não sermos contaminados por isso. A nossa guerra é contra o comodismo, contra a mediocridade e contra nós mesmos. Para vencer essa batalha precisamos desenvolver o espirito guerreiro.

Serenidade diante de situações estressantes, precisão na execução de tarefas e eficiência nos trabalhos executados. Isso se adquire entendendo a essência dos katas e aplicando-a no dia a dia. Captar tudo isso só é possível quando praticamos as técnicas com sinceridade.

Somente quando aceitamos e praticamos os ensinamentos de corpo e alma poderemos entender as sutilezas ocultas que podem transformar uma simples pessoa num guerreiro vitorioso.

Gostaria de agradecer muito o Sensei por fazer um "stop" em Curitiba.
Agradeço também sua família maravilhosa por cede-lo durante seu período de ferias.

Arigato gozaimashita"


Dangelo - Unidade Curitiba



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Florianópolis
    (011) 94294-8956
    florianopolis@niten.org.br