Últimas postagens:
Sempre é possível melhorar!
No último treino pudemos viver a experiência de que com determinação e trabalho conjunto sempre podemos melhorar tanto nosso treino como nossas atividades cotidianas.
Temos treinado nos últimos dois anos em um tatame de EVA, sempre tivemos consciência que não era o piso ideal para nossa prática porém era o que tínhamos disponível no momento, há algumas semanas o Sempai Morais indicou que alguma mudança seria necessária e sugeriu que retirássemos o tatame antes de cada treino para adequar o piso as nossas necessidades, no primeiro momento ficamos bastante assustados pois o trabalho seria grande, retirar, limpar e recolocar novamente ao final, nos parecia uma tarefa inviável. Como missão dada deve ser cumprida no último treino partimos para a ação, todos se apresentaram mais cedo no dojo e mesmo sendo a primeira vez o trabalho foi realizado em 25 minutos no início e 30 minutos no final.
Treinar no piso adequado se mostrou uma experiência excelente e o trabalho serviu para todos como lição de fortalecimento do espírito e ensinamento a respeito das possibilidades constantes de mudança e do potencial do trabalho em equipe.
No Niten é assim, sempre algo a aprender...
Arigato Gozaimashitá!
Arias.
Treino ao ar livre com muita energia.
Alguns colegas de Franca, liderados pelo coordenador Morais, visitaram o dojo de RP no dia 12/11. Um dia de treino com muita energia, kiai, e companheirismo! (...) Continua (post completo) |
"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.
Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."
Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido
Parte 1
Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários
Matéria exibida pelo EPTV Esporte Franca sobre Bushido, Kenjutsu e Samurai
O Senpai Ricardo Lopes, coordenador do Niten Brasília, visitou a Unidade Franca no início deste ano. Para a ocasião especial, alguns colegas de outras cidades também vieram para o treinamento!
Senpai Ricardo Lopes é um dos alunos mais antigos do Sensei Jorge Kishikawa e foi homenageado pelo Prêmio Paulista do Esporte 2009, como a personalidade do ano na categoria KOBUDÔ (artes tradicionais dos samurais).