O Jornal Tribuna de Minas publicou matéria realizada com o coordenador Ivan Santos no Morro do Cristo, em Juiz de Fora.
Além de citar as modalidades e apresentar conceitos básicos do Bushidô, a reportagem de Pedro Brasil, ressaltou o impacto na vida pessoal e profissional dos alunos entrevistados, a partir do trabalho desenvolvido pelo Instituto Niten e pelo Sensei Jorge Kishikawa.
09 de Fevereiro de 2014 - 07:00
Eis os samurais do século XXI
Aprendizes das artes marciais antigas vivenciam em Juiz de Fora a filosofia de vida e as técnicas de luta dos lendários guerreiros do Japão feudal
Por PEDRO BRASIL
O cinema afirma que o "Último samurai" foi Tom Cruise, no filme de 2003, dirigido por Edward Zwick. Mas, apesar de ter mais de 700 anos de idade, o código de honra e ética dos japoneses feudais, o bushido - ou o "caminho do guerreiro" - ainda é utilizado na modernidade. Além da filosofia, os samurais modernos também aprendem a lutar como os antigos guerreiros, por meio da combinação do treinamento com a espada samurai e a vivência do bushido. Além dos fundamentos de justiça, coragem, benevolência, educação, sinceridade, honra, lealdade, o "caminho do guerreiro" também se manifesta pelas artes marciais antigas, ou kobudo. E Juiz de Fora já tem seus adeptos.
"O bushido tem influência muito forte sobre a identidade cultural japonesa, seja na disciplina, lealdade ou hierarquia, entre outros aspectos. Ele molda, de forma geral, a postura ética do povo japonês." A frase é do servidor público Ivan Santos, que há quatro anos, quando ainda morava em Belo Horizonte, conheceu o bushido por meio do Instituto Niten. Hoje ele propaga os ensinamentos do sensei Jorge Kishikawa, fundador do instituto, em Juiz de Fora, e garante que a prática da filosofia resultou em uma verdadeira mudança de vida. "Me tornei uma pessoa mais forte. Profissionalmente, controlei minha ansiedade, tenho mais autocontrole", garante.
Para o biólogo belo-horizontino Bernardo Carvalho Ferreira, que visitou Juiz de Fora na última semana e há sete anos entrou no "caminho do guerreiro" em Belo Horizonte, é difícil explicar a transformação que os ensinamentos fizeram em seu cotidiano. "Entrei de cabeça, me transformei. Virei uma pessoa melhor. Levo tudo o que aprendi para diversos pontos da minha vida: disciplina, noção de hierarquia e de responsabilidade, ética, além da diferença no condicionamento físico, apesar de isso ser menos importante", destacou.
Na última semana do mês de Janeiro, recebemos em Juiz de Fora o senpai Bernardo, da unidade Belo Horizonte.
Na parte da tarde da segunda-feira, dia 20, ele participou de uma entrevista junto ao coordenador da unidade Juiz de Fora, Ivan, para o Jornal local. A matéria foi realizada no Morro do Cristo, ponto turístico, que possui uma vista única para a cidade.
Posteriormente, o senpai Bernardo participou dos treinos de Iaijutsu e Kenjutsu no dojô. Sua energia e atenção com os detalhes foram muito importantes para o aprimoramento e crescimento dos alunos no caminho.
Agradecemos a presença do senpai Bernardo, torcendo para que sempre retorne ao nosso dojô!
Arigato Gozaimashitá!
Villela - Belo HorizonteShitsurei shimassu, ohayou gozaimassu Senpai Bernardo e Senpai Ivan. Infelizmente nesta visita a Juiz de Fora não pude visitar a nova unidade e desfrutar do treinos conduzidos por vocês. Com certeza não faltarão oportunidades e tenho certeza que devo redo (Continua)
Bernardo - Belo HorizonteArigato Gozaimashitá Ivan, fiquei muito contente com a visista a unidade Juiz de Fora, espero poder voltar para treinarmos mais. (Continua)
O ano do cavalo começa forte em Juiz de Fora.
O coordenador Ivan foi ao Rio de Janeiro, no treino do último sábado, dia 18 de janeiro para treinar com os colegas cariocas.
Com muita energia foram revisados técnicas e katas para a evolução constante da unidade.
Coordenadores Breno (Niterói), Vaz (Tijuca e Botafogo), Wenzel (Coord. Geral Rio de Janeiro), Kenzo (Botafogo e Tijuca) e Renault
Mina-san! O ano do Cavalo já começou no Niten BH a galope!
Continua (post completo) |